Dirigido por Marcos França, o espetáculo reúne treze atores e atrizes da nova geração para homenagear o dramaturgo Domingos Oliveira.
O Teatro tem o tamanho da vida, disse certa vez o dramaturgo e cineasta Domingos Oliveira. Pensando nessa frase como mote, em 2022 uma turma de jovens atores da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) mergulhou na obra de um dos nossos mais potentes artistas pra montar o espetáculo Aos Domingos.
Durante quatro meses de imersão na obra do dramaturgo, os atores assistiram a toda a filmografia e estudaram todas as peças teatrais escritas por Domingos Oliveira. Conversaram com parte do elenco dos seus filmes e tiveram acesso as anotações do processo criativo dos três “Cabarés Filosóficos” (uma espécie de festa teatral) que Domingos realizou no Planetário da Gávea, através da colaboração de sua mulher Priscila Rosembaun. Também pesquisaram trechos dos livros de sua autoria como “Duas ou três coisas que eu sei sobre ela, a vida”; “Do tamanho da Vida” e a autobiografia “Vida Minha”.
Os jovens atores em seu trabalho de pesquisa, anotavam trechos dos filmes e peças que mais lhe atravessavam, improvisavam algumas cenas e, juntos, com a orientação do professor e diretor Marcos França, construíram a dramaturgia de Aos Domingos – uma festa baseada nas obras de Domingos Oliveira.
Domingos pode ser definido como um artista do afeto. Sua obra, em grande parte autobiográfica, sempre foi um espelho de sua própria vida. Dessa forma, ao se colocar em cena e partilhar sua intimidade com os espectadores, Domingos afirmava de que não há barreiras entre a Vida e o Teatro. “Talvez o teatro não seja a coisa mais bela que o homem inventou... mas talvez seja a que mais parece com a vida. (...) O Teatro é fugaz como a vida.”
O que se constituiu como um grande exercício cênico dentro de sala de aula, agora estreia na Sede das Cia dos Atores. Os alunos, agora atores e atrizes formados, escolheram retomar esse trabalho que tanto significou para a formação deles como artistas e transformar aquele exercício em um espetáculo inédito no Rio de Janeiro.
São treze atores em cena, sob a direção de Marcos França, que se dividem em personagens extraídos da poesia do mestre da confissão amorosa. Trechos de filmes como Amores, Separações, Todas as Mulheres do Mundo, BR 716, Amor e Acaso, assim como frases dos Cabarés Filosóficos são levados para a cena junto com diversas canções que serviram de trilha para essas obras. A paixão de Domingos é evocada, assim como seu olhar para o mundo.
Aos Domingos é uma celebração, uma festa como tantas que Domingos ousou fazer no teatro e no cinema. Um desejo de que a obra do mais carioca dos dramaturgos se perpetue e chegue às novas gerações. Afinal, amar é querer o bem do outro, como ele mesmo dizia. E esse amor precisa ser ouvido, espalhado, precisa contaminar o espectador pra que ele saia da sala e leve pra Vida o que o Teatro tem a nos ensinar.
FICHA TÉCNICA
Texto Original: Domingos Oliveira
Dramaturgia e Direção: Marcos França
Assistência de Direção: Sarah Nogueira
Elenco: Amanda Luqueci, Ana Boeckel, Erik van der Velden, Estevão Bonotto, Hipólito, Isabella Celoni, Leo Assis Brasil, Mariana Palácio, Nana Pedroza, Nathália Alves, Sarah Nogueira, Sophia Toledo, Tom Nader.
Direção de Arte: Coletivo Todos os Amores do Mundo
Design do Cartaz: Nathália Alves
Identidade Visual: Hipólito, Mariana Palácio, Nathália Alves
Trilha Sonora: Marcos França
Figurino: Sophia Toledo
Preparação Vocal: Charles Khan
Operador de Som: Ruan Mosele
Comunicação e Marketing: Estevão Bonotto, Hipólito, Leo Assis Brasil, Mariana Palácio, Sarah Nogueira
Cenografia: Estevão Bonotto, Marcos França, Sarah Nogueira
Preparação Corporal: Hipólito e Sophia Toledo
Produção Geral: Estevão Bonotto, Sarah Nogueira
SERVIÇO
Espetáculo: “Aos Domingos”
Temporada: de 21 a 30 de novembro de 2025
Dias e horário: Sextas e Sábados, às 22:00 e Domingos às 21:00
Local: Sede da Cia dos Atores
Endereço: Escadaria Selarón - R. Manuel Carneiro, 12 –
Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20241-120
Ingressos:R$50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
Ingressos na bilheteria física e no site Sympla
Classificação: 12 anos.
Duração:80 min.
“Aos Domingos” nas redes sociais
Instagram: @todos2amores