29 jul - 2019 • 19:00 > 02 ago - 2019 • 21:00
SOBRE
O CURSO
No curso vamos discutir temas das
Antropologia mais diretamente relacionados ao Design, como uma base para o
desenvolvimento de produtos e serviços que atendam demandas e desejos e
aprimorarem a experiência das pessoas no processo de consumo. Com caráter mais
teórico, visa aprofundar conteúdos e conceitos que fundamentem a prática do
Design.
Inicialmente será trabalhada a
perspectiva crítica dos conceitos de Culturas e a sua construção temporal, bem
como a perspectiva da etnografia como prática antropológica e prática
mercadológica. Em seguida será analisada a metamorfose dos objetos em
mercadorias a partir das concepções de circulação e biografias. De forma
complementar – e como uma passagem para o estudo do consumo – faremos uma
abordagem sobre a perspectiva do dinheiro como fonte de posicionamentos de classes,
inclusão e segregação de grupos sociais. A aula de antropologia do consumo retomará
os temas de circulação e distinção de classe através dos objetos. Por fim
faremos uma leitura e análise da relação entre Antropologia e Design e como
estas duas disciplinas e campos profissionais têm se articulado.
TEMAS
DAS AULAS
29/07
- Cultura, Etnografia e o exercício da compreensão de nós e dos outros
30/07
-A circulação dos objetos e a metamorfose da mercadoria
31/07
- Dinheiro, consumo e desenvolvimento
01/08
- Antropologia do consumo
02/08-
Antropologia e Design
As aulas irão ocorrer sempre entre 19
e 21 horas.
FORMATO
Online ao vivo via plataforma a ser
disponibilizada após inscrição. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por seis meses para os inscritos.
ACESSO AOS CONTEÚDOS
Os inscritos receberão acesso à
biblioteca de textos e outros conteúdos relacionados às aulas, bem como às
apresentações.
PÚBLICO-ALVO
Interessados no debate entre a
Antropologia e Design. Pessoas ligadas ao desenvolvimento de produtos.
Pesquisadores que trabalham com experiência do usuário ou experiência do
consumidor.
TUDO QUE FAZ PARTE DO WORKSHOP
· 10 horas de
Workshop online
· Conteúdo do curso
e acesso à biblioteca de textos
· Certificado de
participação
PRÉ-REQUISITOS
Sem pré-requisitos
FACILITAÇÃO
ELIZETE IGNÁCIO, é antropóloga, consultora,
pesquisadora, professora, blogueira de LinkedIn. Já atuou em mais de 100
projetos de pesquisa em marketing, avaliação de projetos, políticas públicas e
UX, sendo líder de mais de 60 deles. Sua experiência inclui a elaboração e
gestão de orçamentos de pesquisa acima de R$ 1 milhão (sim, eles existem!).
Atualmente é sócia da Clave de Fá Inteligência em Pesquisa e professora do
curso Master em Branding, do IED Rio.
https://www.linkedin.com/in/elizete-ignacio/
POLÍTICA DE
CANCELAMENTO/ADIAMENTO
POR INICIATIVA DO
PARTICIPANTE
– Não haverá
reserva de vagas. O participante deverá efetuar a inscrição via Sympla.
– Não haverá
reembolso em caso de desistência, sendo possível a indicação, sem custos, de
outro participante, até 24 horas antes do início do workshop. Também não haverá
devolução do valor pago se o (a) participante desistir do curso após seu início.
Obs.: A
organização do workshop absorve as taxas do Sympla e demais custos. Por esta
razão não haverá política de desconto para este workshop.
POR INICIATIVA DOS
ORGANIZADORES DO EVENTO
- O curso
poderá ser cancelado ou adiado com 3 dias úteis de antecedência da data
prevista para seu início.
- Na
hipótese de cancelamento, será devolvido, AUTOMATICAMENTE, valor integral
deduzido 20% de taxas administrativas do valor pago por meio de depósito na
conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até quinze dias úteis, para
pagamentos feitos por boleto bancário e por meio de estorno, para os que
pagaram com cartão de crédito (em caso de valor parcelado, será feito o estorno
da(s) parcela(s) paga(s)).
- Na
hipótese de adiamento, e na impossibilidade do participante em ir ao evento em
nova data, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo
e-mail [email protected] o valor integral deduzido 20% de taxas
administrativas, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo
PARTICIPANTE, em até quinze dias úteis, para pagamentos feitos por boleto
bancário e por meio de estorno, para os que pagaram com cartão de crédito.
DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO!
Você ainda está com alguma dúvida sobre o workshop? Escreve para gente em [email protected].
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Clave de Fá
Transformamos descobertas de pesquisa social em estratégias para desenvolver projetos e negócios . Combinamos métodos e tecnologias humanas para gerar aplicações para o público-alvo e gerar mensuração de impacto social.<br /> <br /> Serviços:<br /> <br /> *Lab Pesquisa*<br /> Combinamos métodos de tecnologias humanas para criar estratégias orientadas para pessoas, comunidades e grupos.<br /> <br /> *Lab Pensamento*<br /> Promovemos diálogos acadêmicos para ampliar a base de conhecimento de nossos clientes e parceiros.<br /> <br /> *Lab Engajamento*<br /> Criamos soluções para engajamento através marketing de causas, plataformas interativas e pesquisas contínuas.<br /> <br /> *Lab Soluções*<br /> Modelagem de dados e execução de projetos e serviços a partir da compreensão do comportamento social.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.