26 out - 2026 • 14:00 > 26 out - 2026 • 16:00
Como o Direito e a sociedade julgam uma mulher que reage à violência? De que forma o medo, o controle e um contexto contínuo de abuso entram nessa análise?
A Diretoria da Mulher da PUCPR, em parceria com o PUC IDENTIDADE, convida você para um encontro sobre violência de gênero, legítima defesa e proporcionalidade da justiça.
Utilizando o caso Elize Matsunaga como ponto de partida para a reflexão acadêmica, o evento propõe discutir os conceitos de vítima, agressora e legítima defesa, além de questionar como os estereótipos de gênero influenciam o julgamento social e jurídico das mulheres.
Durante o encontro, serão abordados:
O ciclo da violência e os sinais de controle e abuso nos relacionamentos;
As barreiras emocionais, financeiras e sociais que dificultam a saída de uma relação violenta;
Os limites da legítima defesa e o debate sobre proporcionalidade;
O papel da mídia e da opinião pública no julgamento das mulheres.
A proposta é promover uma discussão crítica e responsável, com espaço para perguntas e participação do público, sem pressupor conclusões sobre o caso utilizado como referência.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPrado Velho, Curitiba
Curitiba, PR
Diretoria da Mulher
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.