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Animação 2D: teoria e aplicação

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Animação 2D: teoria e aplicação

20 fev - 2016 • 08:00 > 21 mai - 2016 • 12:00

Evento encerrado

Animação 2D: teoria e aplicação

20 fev - 2016 • 08:00 > 21 mai - 2016 • 12:00

Evento encerrado

Descrição do evento

O presente curso faz parte de um projeto PAREC/UFAM, em parceria com o egresso do curso de Design UFAM, Bruno Fabian Simões Gomes, e tem por finalidade capacitar, não apenas os discentes do curso de design, bem como a comunidade externa que preencha os pré-requisitos mínimos para participação, no uso do software de animação 2D TVPaint Animation para a elaboração de vinhetas e animações que poderão ser utilizadas para a produção de vídeos e comerciais, ampliando assim o leque de oportunidades disponíveis para esses jovens quando em busca de emprego e/ou estágio.

Para os alunos de design, este curso servirá também como formação complementar, tendo em vista que animação, seja para games, seja para comerciais, é uma das áreas mais atuais do design que, infelizmente, ainda não fazem parte da grade curricular do curso de design da UFAM, o que muitas vezes acaba por limitar os discentes quando em busca por estágio, devido à falta de conhecimento no assunto.

Programação do Curso:

Conteúdo do Curso

Aula 01
4h

Apresentação do curso; Discussão sobre mercado de animação nacional e internacional; Primeiros passos no programa; Desenho gestual. Exercício em sala: animação em Straight ahead.


Exercício para entrega: Desenhos rápidos - 5 Folhas A4 com 5 desenhos no mínimo em cada folha; Desenhos de rotina - 3 folhas A4 com 5 desenhos no mínimo em cada folha; Resultado do Exercício em sala.

Aula 02
4h

Entrega dos exercícios da aula 01; Comentários sobre os resultados;
Modelo sólido-flexível; Esboço para animação; O modelo cilíndrico. Exercício em sala: Decompor em cilindros dois desenhos entregues na aula passada. Princípios do desenho; Exercício em sala: Criar dois desenhos sequenciais de um personagem em ação, apontando descritivamente pelo menos oito dos princípios do desenho aplicados.


Exercício para entrega: Desenhos rápidos - 1 Folhas A4 com 5 desenhos no mínimo; entregar mais dois desenhos de ação do mesmo personagem.

Aula 03
4h

Entrega dos exercícios da aula 02; Comentários sobre os resultados; Reconhecendo Poses; A ação primária e o centro de interesse da ação; Simplicidade e essência. Exercício em sala: criar três desenhos de um personagem em posição de ação, e apontar, no desenho, o centro de interesse desejado. Exercício em sala: Intervalar os quadros sequenciais gerados na entrega da aula 02; Régua de animação;


Exercício para entrega: Desenhos rápidos - 1 Folhas A4 com 5 desenhos no mínimo; Clean-up do traço da sequência intervalada.

Aula 04
4h

Entrega dos exercícios da aula 03; Comentários sobre os resultados; Princípios da animação: Aceleração e desaceleração; Desenho Sólido; Amassar e esticar; Antecipação; Exagero, Staging; Timming. Exercício de animação em sala: saco de farinha. Pencil test; Definição de traço; Clean-up.

Exercício para entrega: Animação finalizada; Desenhos rápidos - 1 Folhas A4 com 5 desenhos no mínimo.

Aula 05
4h

Entrega dos exercícios da aula 04; Comentários sobre os resultados; Princípios da animação: Ação secundária; Overlapping Action e Follow trought; Timming; Apelo; Exercício em Sala: animar em straight ahead as ações secundárias na cena animada na aula 04.
Seguir processo, pencil test, definição de traço e finalização.

 

Exercício para entrega: Animação finalizada; Idéias para Roteiro

Aula 06
4h

Iniciação à produção: curta de 30s.
Entrega da animação da aula 05; Comentários sobre os resultados; Divisão em equipes; Etapas de pré-produção: Roteiro; Desenvolvimento de personagens; Storyboard; Animatic.


Exercício para entrega:

Roteiro; Storyboard; Animatic; Personagem(s).

Aula 07
4h

Produção: definição de quadros-chaves; cenários; à procura do timming; clean-up dos quadros chaves; Definição de holds;

Exercício para entrega:

Cena com Quadros-chave definidos e finalizados. Holds estabelecidos.

Aula 08
4h

Desenvolvimento de Pencil test. Definição de necessidade de régua da animação. Ajustando o timming.


Exercício para entrega:

Cena com Quadros-chaves e pencil test da cena.

Aula 09
4h

Intervalando a Cena: Colorindo o cenário; Conceito de passing position.


Exercício para entrega: Cena com os quadros de intervalo.

Aula 10
4h

Finalizando o traço da animação.


Exercício para entrega: Cena Finalizada.

Aula 11
4h

Colorindo a cena.

Exercício para entrega: Cena colorida.

Aula 12
4h

Aplicando luz e sombra em toda a cena;

 

Exercício para entrega: Cena Finalizada, iluminada e sombreada.

Aula 13

4h

Finalização e composição.
Inserindo trilhas e efeitos sonoros; Introdução ao After effects.

Aula 14

4h

Criação de título e créditos. Refinamento na edição.
Entrega final.
Encerramento do curso e considerações finais.


Local

Laboratório de Informática da FT - LIFTII

Avenida Rodrigo Otávio, 3000, Campus UFAM, Japiim

Manaus, AM

Termos e políticas

Sobre o produtor

Larissa Albuquerque de Alencar

Parceria: ComVideo & Inove UFAM.

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