27 out - 2026 • 19:00 > 27 out - 2026 • 21:00
27 out - 2026 • 19:00 > 27 out - 2026 • 21:00
Encontro 4 - 27/10
Condução: João Fernandes
Tema: Arte, Artistas e Curadoria - Questões do presente
Sinopse:
Imagens, obras de arte, documentos e coleções não apenas registram a história: eles ajudam a construir as formas pelas quais ela é vista, interpretada e transmitida ao longo do tempo. Mas quem decide o que permanece visível? Quais imagens são preservadas, revisitadas e incorporadas às narrativas culturais? E quais permanecem à margem ou são esquecidas?
Partindo da ideia de que trabalhar com memória é também trabalhar com o presente, João Fernandes propõe uma reflexão sobre o papel dos acervos e das instituições culturais na construção dos repertórios visuais que moldam nossa compreensão do mundo. A partir de experiências desenvolvidas no Instituto Moreira Salles e de sua trajetória em instituições culturais internacionais, a conversa abordará como fotografias, arquivos e obras de arte podem ser constantemente reinterpretados, produzindo novas leituras da história e revelando perspectivas antes invisibilizadas.
Minibio
É diretor do Instituto Moreira Salles. Foi subdiretor de Conservação, Investigação e Difusão do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e diretor do Museu de Serralves, no Porto. Licenciado em línguas e literaturas modernas pela Universidade do Porto e com estudos de pós-graduação na Universidade de Lisboa, foi docente no Instituto Politécnico do Porto (1987-1995), trabalhou como curador independente e organizou as Jornadas de Arte Contemporânea do Porto (1992-1996). Organizou e comissionou a representação portuguesa da 1ª Bienal de Joanesburgo (1995), da 24ª Bienal de Arte de São Paulo (2003) e, juntamente com Vicente Todolí, da 50ª Bienal de Veneza (2003).
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Teresópolis, 90 Jardim dos Estados
Poços de Caldas, MG
Educação IMS Poços
A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três sedes: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo os acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.