Fale com o produtor

O evento já encerrou...

A Terceira Margem do Rio: a de Dentro

Carregando recomendações...

A Terceira Margem do Rio: a de Dentro

04 set - 2025 • 20:00 > 04 set - 2025 • 20:00

Evento encerrado

A Terceira Margem do Rio: a de Dentro

04 set - 2025 • 20:00 > 04 set - 2025 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

A encenação do espetáculo músico-teatral "A Terceira Margem do Rio: a de Dentro", com adaptação, direção, interpretação e sonoplastia do músico-ator Renato Pinheiro, direção musical de Rian Fernandes, e com o impecável figurino criado pela artista e ambientalista Nara Guichon, tem, por intuito, cultivar a brasilidade em sua essência. Nesse sentido, utilizando o texto original, permeado por uma plural experimentação sonoro-corporal, este empreendimento cênico–literário busca destacar traços característicos da identidade do povo brasileiro, percebendo–o como um povo novo, no dizer de Darcy Ribeiro, ainda jovem, formado a partir de matrizes culturais diversas e arcaicas.

A opção por adaptar para a cena a obra de João Guimarães Rosa deve–se à compreensão que se tem de que, redimensionando o regionalismo mineiro e exaltando a cultura popular, através de linguagem única e modo de narrar singular, o sur–regionalista, ou suprarregionalista, como bem colocou o crítico Antonio Candido, recompôs, em narrativa ficcional, realidades locais, alcançando, no entanto, a transcendência da universalidade.

A cenografia investiga a ideia de multiplicidade de perspectivas. Assim, o público estará posicionado, por convenção, em meio ao rio, tendo o palco como uma de suas margens.

Um público que vê e também é visto, que dialoga, que faz e se torna parte do sertão. 

Sinopse: Baseado na obra de João Guimarães Rosa, o consagrado espetáculo teatral encena a estória de um homem que, desde criança, lamenta a abrupta partida de seu pai. 

Aberta a múltiplas interpretações, a montagem cênico-literária possui como tema maior o cuidado com as nossas relações, com o próximo, trazendo à tona valores familiares, o amor, a loucura e a solidão de um filho, uma vida inteira, à beira de um rio.

Classificação: Livre | Indicação: 12 anos

Duração: 60 minutos

Ficha Técnica

Adaptação, Direção, Interpretação e Cenografia: Renato Pinheiro
Assistência de Direção Teatral e Consultoria Literária: W. B. Lemos
Supervisão Cênica: Pedro Jonathas
Direção Musical e Arranjos: Rian Fernandes
Figurino: Nara Guichon
iluminação Cênica: Marcos Makin
Maquiagem: Hellen Mendonça
Fotografia e VìdeoMariani Rosa e Jhow Lourenço
Produção e Realizaçâo:  PartilhArte Produções SC


Informações importantes: 

O ingresso deverá ser conferido no ato da compra.

- Não será permitida a entrada após o início do espetáculo (Fique atento ao horário de início do espetáculo).

- Não há lugares marcados no teatro.

- Ao ingressar no teatro, os beneficiários de meia-entrada ou desconto especial deverão estar munidos de documento que comprove o benefício e de carteira de identidade/motorista. Não serão aceitos documentos sem data de validade.


Quem Tem Direito À Meia-Entrada?

- Menores de 21 anos (Somente  no município de Belo Horizonte. Lei Municipal 9.070/2005. Apresentar Documento de Identidade com Foto)

- Estudantes (Desde 1 de dezembro de 2015, entraram em vigor novas regras e um novo documento (padronizado e emitido pela UBES, UNES, ANPG e entidades filiadas), de identificação estudantil (CIE). Saiba mais e solicite a sua no site oficial. A partir de 31 de março de 2016, nenhum outro documento será aceito como comprovante do benefício a estudantes. A apresentação deste documento na entrada do evento é obrigatória.)

- Idosos e aposentados (Idosos com idade superior a 60 (sessenta) anos e aposentados têm direito a meia-entrada. Basta apresentar o documento de identidade com foto.)

- Pessoa com deficiência (Possuem direito a meia-entrada, estendido a um acompanhante. Deve apresentar o cartão de benefício de prestação continuada de assistência social a pessoa com deficiência ou documento emitido pelo INSS que ateste aposentadoria, de acordo com a lei complementar 142, de maio de 2013.)
- Cliente Unimed (Convênio com o Teatro da Cidade - Apresentado a carteira do plano de saúde).

 

------------------------------------------------------------------------


O Teatro da Cidade tem o patrocínio da Temon Engenharia e do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet Pronac 247480 – Manutenção do Teatro da Cidade. 

--------------------------------------------------------------------------------------


Nos siga nas redes:


@teatrodacidadebh

@grupoconfesso

www.teatrodacidade.com.br

www.grupoconfesso.com.br

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro da Cidade

Rua da Bahia, 1341 Centro

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Teatro de Pesquisa e Teatro da Cidade

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.