Fale com o produtor

O evento já encerrou...

A Menina Dança

Carregando recomendações...

A Menina Dança

01 jun - 2024 • 16:00 > 01 jun - 2024 • 16:45

Evento encerrado

A Menina Dança

01 jun - 2024 • 16:00 > 01 jun - 2024 • 16:45

Evento encerrado

Descrição do evento

No dia 01 de Junho, às 16h, no G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, o espetáculo “A menina dança”, que conta a história de Maria Felipa, marisqueira e ex-escravizada que lutou contra o regime colonial pela independência do Brasil irá se apresentar. O espetáculo reúne também apresentações dos ritmos afro, jongo, maracatu, maculelê e samba de roda. A entrada é gratuita.

O projeto é Patrocinado pela Funarte, através do edital Retomada Cultural.

Tendo liderado cerca de 40 mulheres na luta pela independência do Brasil na Bahia, a tradição oral conta que o grupo de Maria Felipa teria queimado 42 embarcações portuguesas. Apesar disso, a heroína é pouco reconhecida na história nacional. A peça visa apresentá-la a uma nova geração, sendo voltada ao público infantil.

O texto, idealização e produção são de Paty Lopes. O espetáculo conta com cinco bailarinos que apresentam conceitos afro-brasileiros, além do uso de catingas conhecidas do cancioneiro popular, para promover uma conexão entre os pequenos e a própria montagem da peça. A parte visual é inspirada pela cultura africana, desenhada pelo figurinista Ricardo Rocha, vencedor do Prêmio CBTIJ, do Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude, de Melhor Figurinista.

O espetáculoestreou  no Sesc Tijuca. Possui direção artística de Flávia Souza, encarregada também do trabalho coreográfico-corporal do elenco. Flávia foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante em 2023 no Los Angeles Brazilian Film Festival, realizado nos Estados Unidos, pelo filme “Nosso sonho”.

Quem dá vida à Maria Felipa é a atriz e dançarina Gabriela Luiz, indicada ao prêmio de Melhor Atriz no CBTIJ de 2022, pela peça “Bordador de Mundos”, além de fazer a direção de movimento do espetáculo “Nem todo filho vinga”, que levou o Prêmio Shell de Melhor Direção Artística em 2022.


O Salgueiro não estará comercializando bebidas nesse dia, portanto pedimos para os pais levarem água para as crianças. 


Classificação indicativa: Livre - a partir de 04 anos 

Duração: 45 minutos 

Lotação: Sujeito à lotação 

Gênero: Infantil 

Ficha Técnica: 

Texto, Idealização e Direção de Produção: Paty Lopes 

Direção Artística e Coreografia: Flávia Souza 

Assistente de Coreografia: Gabriela Luiz 

Elenco: Bellas da Silveira, Dani Gomes, Gabriela Luiz, Marcos Bandeira e Tatiana Reis Percussão: Ivan Karu e Vitor Ligeiro 

Figurino: Ricardo Rocha 

Desenho de Luz: Valmyr Ferreira 

Visagismo: Keila Santos 

Direção Executiva: Edison Corrêa  

Filmagem: A4 Filmes 

Técnica de Luz: Brisa Lima 

Técnica de Som: Cynthia Rachel Esperança 

Fotografia: Valmyr Ferreira 

Programação Visual: André Barroso 

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa 

Realização: Eu, Rio! 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro

Rua Silva Teles, 104 Andaraí

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Patricia Lopes da Costa

Crítica teatral, dramaturga e produtora cultural

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.