EVENTO LOTADO. INSCRIÇÕES ESGOTADAS.
Na 1ª edição do “Educação redefinida” reuniremos educadores, gestores educacionais, EdTechs (startups de educação), investidores e fundações para discutir como a educação pode ser revolucionada numa época de mudanças exponenciais.
A consolidação do sistema educacional se deu pela revolução industrial, num processo que era linear, repetitivo, segmentado e, de certa forma, previsível. Funcionou muito bem, pois fazia sentido para o momento. Porém, sejamos honestos, a escola nos preparou para um mundo que não existe mais. Na era digital, vivemos num universo não linear, conectado, multidisciplinar e exponencialmente imprevisível.
Ensinar as pessoas a cultivar sua criatividade e curiosidade e, ao mesmo tempo, fornecer uma base sólida em pensamento crítico é a melhor forma de prepará-las para um futuro de mudanças sociais (e tecnológicas) cada vez mais rápidas.
As instituições educacionais estabelecidas estão, geralmente, conscientes do surgimento de novas tecnologias, metodologias de ensino, produtos e concorrentes exponenciais que podem impactar o setor, porém, como “o novo” não tem utilidade para seus alunos tradicionais mais lucrativos, elas acabam deixando-o de lado até que certa maturidade esteja disponível. No entanto, com ciclos tecnológicos e de desenvolvimento de produtos mais curtos, os possíveis atrasos na implementação de projetos inovadores podem significar grandes perdas para o negócio e impactar o futuro da organização. É necessário criar uma empresa orientada ao futuro.
PROGRAMAÇÃO
- Café, networking e educação (18h30 às 19h00)
- Palestra 1 (19h20 às 19h55)
- Palestra 2 (19h55 às 20h30)
- Discussão aberta (20h45 às 22h00)
PALESTRAS
Framework de desenvolvimento discente e docente
Apoiada nas principais teorias educacionais e habilidades necessárias aos profissionais do século XXI, a Proposta de um Framework de desenvolvimento discente e docente tem o objetivo de ajudar as instituições de ensino, numa visão macro institucional, a fazer um diagnostico do perfil didático pedagógico dos seus professores para direcionar os esforços de treinamento e formação do corpo docente e também orientar os gestores quanto a ajustes e formação de seu quadro de colaboradores. E numa visão mais pragmática, orientar o plano de disciplina e planos de aula dos professores para promover a evolução discente de alunos dependentes à estudantes autônomos.
Paulo Tomazinho
Doutor em Educação e Google Certified Inovator. Como palestrante e consultor de inovação ajuda Instituições de Ensino a implantar metodologias ativas e tecnologias educacionais. Mas acima de tudo é um apaixonado por educação e tecnologias.
Educação disruptiva
A educação mudou. Um mantra repetido. Mas o que realmente mudou, afinal? Na palestra são apresentadas as mudanças disruptivas que estão acontecendo, além de diversos exemplos de organizações exponenciais de educação em todos os níveis que estão revolucionando o setor. Por fim, destaca-se tendências que irão contribuir fortemente nos próximos anos para uma drástica mudança na educação. Observa-se também que toda mudança gera grandes oportunidades para novos negócios.
Leandro Henrique de Souza
É empreendedor, educador e investidor-anjo. Fundador de empresas de tecnologia, inovação e design. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR. Como educador, atuou nos últimos 10 anos em gestão educacional.
APOIO