Fale com o produtor

O evento já encerrou...

A construção de quem somos: ideais e vida contemporânea, com Zelig Libermann

Carregando recomendações...

A construção de quem somos: ideais e vida contemporânea, com Zelig Libermann

22 abr - 2026 • 19:00 > 29 abr - 2026 • 21:00

Evento presencial em Instituto Ling, Porto Alegre - RS
Evento encerrado

A construção de quem somos: ideais e vida contemporânea, com Zelig Libermann

22 abr - 2026 • 19:00 > 29 abr - 2026 • 21:00

Evento presencial em Instituto Ling, Porto Alegre - RS
Evento encerrado

Descrição do evento

Os ideais nos movem, engajam e também trazem amparo e esperança. Por outro lado, se forem demasiado elevados ou não integrados ao sujeito, podem favorecer algum tipo de frustração. Em um tempo marcado pelo intenso questionamento de valores e pela aceleração das demandas contemporâneas, como pensar a construção dos ideais? Partindo da perspectiva psicanalítica, vamos compreender de que maneira os ideais se formam, revisitando questões como o papel da cultura na construção do sujeito, os valores e os impasses de cada época, além dos desafios do mundo contemporâneo, especialmente no conflito permanente entre as necessidades e os anseios individuais e os coletivos – da família às instituições. Em dois encontros, o médico e psicanalista Zelig Libermann aciona contribuições e conceitos desde Freud, passando por Hannah Arendt e Byung-Chul Han, para falar sobre ideais, constituição do sujeito, desejo e cultura contemporânea.



Atividade aberta ao público em geral, com vagas limitadas.



Professores da rede pública de ensino podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto. São disponibilizadas até duas bolsas por atividade, conforme a ordem de requerimento.


Associados da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre – SPPA têm direito a 10% de desconto.


Para qualquer um dos perfis acima, escreva para [email protected] e saiba mais.

Realização: Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre – SPPA e Instituto Ling.


Ministrante

Zelig Libermann é médico psiquiatra, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e psicanalista, analista didata da SPPA, ex-presidente e ex-diretor do Instituto da SPPA. É também professor e supervisor do Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica do Centro de Estudos Luís Guedes - HCPA.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Instituto Ling

Rua João Caetano, 440 Três Figueiras

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Instituto Ling

Somos um Centro Cultural localizado em Porto Alegre (RS), um lugar cheio de contemporaneidade feito especialmente para acolher pessoas que desejam alimentar a alma através da busca pelo conhecimento, do descobrimento de novas perspectivas e da troca de ideias, de maneira simples e prazerosa. Nossos horários de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.