24 mai - 2026 • 20:00 > 24 mai - 2026 • 21:30
24 mai - 2026 • 20:00 > 24 mai - 2026 • 21:30
A CASA DE BERNARDA ALBA – Grupo Armação
Escrita em 1936, A Casa de Bernarda Alba foi a última obra de Federico García Lorca (1898-1936). O poeta não a viu encenada: Um mês depois de uma leitura dramática realizada em Madri, Lorca foi assassinado, nos primeiros momentos do levante militar que culminaria na ditadura de orientação fascista que comandou a Espanha de 1939 a 1975. Apesar de, obviamente, a trama estar centrada num drama familiar fictício ambientado na Espanha dos Anos 1930, o texto e o contexto podem nos fazer refletir significativamente sobre os dramas sociais e políticos da sociedade contemporânea, mais especificamente da sociedade brasileira e latino-americana.
Analisada sob a ótica foucaultiana, a última peça escrita por García Lorca permite afirmar que o poder político que o Estado e a Igreja demandam na sociedade espanhola, oferece a Bernarda a credencial necessária para reproduzir em microcosmo o despotismo observado em macroescala. Para a filha que ousou ultrapassar os padrões de comportamento impostos, resta a morte: castigo para aqueles que, como o que vitimou o próprio autor da peça, é imputado àqueles que ousam desacomodar a ordem vigente.
A montagem do Grupo Armação busca sublinhar todo um cabedal de referências através de interpretações concisas, ações demarcadas, postura e gestual que bebem direta mas discretamente na alma flamenca, no uso de símbolos e numa trilha sonora que usa sons e músicas que são verdadeiros extratos da alma espanhola, particularmente andaluz.
EQUIPE
Elenco:Berna Sant’Anna, Margarett Westphal, Ivana Brazil, Ariane Xavier, Flávia Dreher, Karen Kremer, Mysaèlle Marcondes e Mariana Candido.
Tratamento e Direção: Antônio Cunha
Codireção: Sulanger Bavaresco
Figurino: André Francisco Dalsegio e Eduarda de Souza
Assessoria em Gestual Flamenco: Marilyn Mafra
Cenografia: Antônio Cunha (criação) e Osni Cristóvão (execução)
Iluminação: Antônio Cunha e Sulanger Bavaresco
Montagem: Marco Ribeiro
Operação de Luz: Dico Paz e Luiz Naas
Operação de Som: Antônio Cunha
Maquiagem e Camarim: Míriam Cunha
Confecção de Figurino: Regina Furbringer
Arte Gráfica: Antônio Cunha
Divulgação: Grupo Armação
Coordenação de Produção: Luiz Naas
Produção: Grupo Armação
Apoio:
Renaux View
Fors Clothes & Arts
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça XV de Novembro, 344 Centro
Florianópolis, SC
Grupo Armação.
Considerado um dos mais antigos do Brasil em funcionamento desde a sua fundação em 1975, o grupo integra ativamente a cena cultural de Florianópolis. Acesse nosso Instagram e acompanhe nossa história. @grupoarmacao
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.