Fale com o produtor

A Arte de Criar Cenários

De 12 de agosto de 2026, às 19h00; até 25 de novembro de 2026, às 22h00.

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

A Arte de Criar Cenários

De 12 de agosto de 2026, às 19h00; até 25 de novembro de 2026, às 22h00.

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

Descrição do evento

Informações Gerais

Educador(a): Beatriz Gondim Luna 

Duração: 3 Meses | 12 Agosto à 25 Nov

Período: 19h às 22h

Online/Presencial: Online

Vagas: 15

Idade Mínima: 18

Programa: Photoshop e Blender


Minibio do Educador
Bia é artista de cenários e trabalha com animação desde 2018. Em sua trajetória, colaborou com estúdios como Split, Copa Studio, Combo Studio, Glitch Productions e Titmouse, além de atuar em cargos de direção de arte e supervisão em produções como “Weeboom” e “O Mundo [Sem Filtro] de Any Malu”.


Objetivos

Aprofundar os conceitos de linhas, formas, valores e cor, aprendendo a aplicá-los na construção de cenários com intenção narrativa. Desenvolver técnicas para otimizar e enriquecer a produção de cenários por meio de ferramentas de sketch digital, recursos e modos de edição do Photoshop para aprimorar a pintura e do Blender para criar bases de perspectiva, testar composições e explorar diferentes soluções de iluminação.


Ementa

Aula 01 - Introdução

  • Entender onde o artista de cenário de encaixa em uma produção;

  • Associação e Ressonância: como os elementos de uma cena; impactam nossa percepção e sentimentos;

  • Cenários com Mood fraco x Cenários com Mood forte;

  • Ferramentas e práticas diárias para estudar e esboçar cenários.

Aula 02 - Linhas

  • Como identificar as linhas estruturais de um cenário;

  • Linhas como um guia para o olhar;

  • Características e combinações de linhas podem causar emoções diferentes.

Aula 03 - Formas

  • Onde são as formas do cenário;

  • Notan: uma forma de visualizar as silhuetas de um cenário;

  • O bom design de formas: legibilidade, interesse visual e apelo emocional.

Aula 04 - Valores

  • Mood;

  • Contrastes e ponto focal;

  • Separação de camadas.

Aula 05 - Blender 1: Perspectiva e Introdução ao Blender

  • Relembrando conceitos básicos de perspectiva;

  • Introdução ao blender: setup, navegação, manipulação e adição de objetos.

Aula 06 - Blender 2: Edit mode e Modifiers

  • Como editar formas básicas para modelar objetos mais completos;

  • Modifiers úteis para criação de cenários.

Aula 07 - Blender 3: Câmera, Luz, Composição e Render.

  • Setar uma câmera no cenário;

  • Adicionar e modificar luzes;

  • Conceitos básicos para criar boas composições;

  • Renderizar cenas e deixá-las prontas para edição no photoshop.

Aula 08 - Cor 1: Interações da Cor

  • Conceitos fundamentais sobre Cor;

  • Transformações de cor;

  • Constância de cores;

  • Iluminação e separação de planos;

  • Colorkeys.

Aula 09 - Cor 1: Luz e Emoções

  • Psicologia das cores;

  • Passagem do tempo: principais características de cada horário do dia e como afetam nossas emoções;

  • Iluminação e storytelling.

Aulas 10 a 16 - Acompanhamento do projeto final


Metodologia
As aulas serão expositivas e participativas, combinando apresentação de conteúdos, demonstrações práticas e o desenvolvimento de uma atividade semanal.

Na primeira metade do curso, o foco será o estudo dos fundamentos e das técnicas essenciais para a criação de cenários com impacto narrativo e visual. As tarefas de casa terão como objetivo desenvolver a habilidade de fazer explorações e sketches rápidos de cenário.

Na segunda metade do curso, os alunos desenvolverão um projeto final: a criação de um cenário completo. Ao longo de sete semanas, os alunos receberão feedback em sala, acompanhando todas as etapas do processo. O projeto começará com a definição de uma narrativa, a criação de um moodboard e a produção de sketches exploratórios. Em seguida, os alunos refinarão seus conceitos, construirão uma base do cenário no Blender para auxiliar na perspectiva e na composição, desenvolverão um colorkey para definir a iluminação e a atmosfera da cena e, por fim, realizarão a pintura final, aplicando os fundamentos e as técnicas aprendidos ao longo do curso.


Público Alvo
Estudantes e profissionais que já possuem conhecimentos básicos de desenho e desejam se aprofundar na criação de cenários com foco em narrativa. O curso também é indicado para quem busca aprender novas técnicas e ferramentas para desenvolver perspectiva, utilizar a cor de forma intencional na pintura e criar sketches exploratórios de cenários como parte do processo de desenvolvimento visual.
Não recomendado para completos iniciantes. É necessário noções básicas de desenho e perspectiva para aproveitar este curso ao máximo.


Critérios técnico de avaliação de bolsa pelo educador
Renda, cotas raciais e avaliação de portfólio. Na análise dos trabalhos, terão prioridade candidatos que ainda não possuam conhecimento aprofundado sobre cor, mas demonstram interesse e potencial de desenvolvimento.


Bibliografia

  • A Interação da Cor - Josef Albers

  • Color and Light - James Gurney

  • A Psicologia das Cores - Eva Heller

  • Vision: Color and Composition for Film - Hans P Bacher, Sanatan Suryavanshi

  • Framed Ink Vol.1 - Marcos Mateu-Mestre

  • How to Draw - Scott Robertson

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Beatriz Gondim Luna

Bia é artista de cenários e trabalha com animação desde 2018. Em sua trajetória, colaborou com estúdios como Split, Copa Studio, Combo Studio, Glitch Productions e Titmouse, além de atuar em cargos de direção de arte e supervisão em produções como “Weeboom” e “O Mundo [Sem Filtro] de Any Malu”.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.