Fale com o produtor

O evento já encerrou...

9 de abril| Série Quarta Clássica: Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

Carregando recomendações...

9 de abril| Série Quarta Clássica: Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

09 abr - 2026 • 20:00 > 09 abr - 2026 • 21:00

Evento encerrado

9 de abril| Série Quarta Clássica: Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

09 abr - 2026 • 20:00 > 09 abr - 2026 • 21:00

Evento encerrado

Descrição do evento


A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) apresenta, nos próximos dias 8 e 9 de abril, às 20h, no palco do Theatro Carlos Gomes, suas séries Quartas e Quintas Clássicas. Sob a regência do maestro convidado Anderson Alves e solo do violista Iberê Carvalho, o repertório apresentado conta com obras de Alexandre Guerra,  William Walton e Arnold Schoenberg. 


Notas sobre o repertório


A Lenda do Boto é um Poema Sinfônico escrito em 2024 pelo compositor Alexandre Guerra. Foi inspirado na lenda brasileira do boto, um mito popular de origem indígena, sobre um peixe que se transforma em homem e seduz mulheres para levá-las às águas do rio Amazonas, no norte do Brasil.


O Concerto para viola e orquestra foi escrito em 1928 pelo compositor inglês William Walton (1902-1983), tendo sido dedicado a Paul Hindemith, que o estreou no ano seguinte. A obra compreende um movimento inicial contemplativo, um scherzo rápido e um finale complexo e de grande escala.


A Sinfonia de Câmera n,º 1, Op. 9, de Arnold Schoenberg (1874-1951) foi escrita em 1906 e estreada  em 1907. Inicialmente a orquestração previa um quinteto de cordas e alguns instrumentos de sopro, quinze solistas ao todo. Posteriormente, em 1935, o compositor escreveu uma transcrição para grande orquestra. Arrojada, densa e compacta, a obra traz elementos do romantismo tardio ao mesmo tempo em que aponta caminhos para o atonalismo. Apesar de ser tocada como um único trecho, a peça é dividida em cinco seções: exposição, scherzo, desenvolvimento, adágio e finale.


Iberê Carvalho mantém atividade artística intensa e regular no Brasil e na Europa, atuando como solista, camerista e violista convidado. Foi premiado em vários festivais e concursos brasileiros e atuou como convidado de importantes orquestras profissionais brasileiras. Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui especialização pela WWU Musikhochschule Münster, e participou do programa mestrado em Quarteto de cordas pela Hochschule de Düsseldorf, Alemanha. Atua como viola solo na Orquestra ORSO em Berlim e Freiburg e como viola solo na Orquestra Sinfônica de Santo André. É fundador e diretor do Ubuntu Ensemble.


Anderson Alves é maestro, pianista e compositor com destacada atuação no Brasil e no exterior. Integra a Fundação OSB como regente titular e diretor artístico da OSB Jovem. Estudou regência em Portugal, possui especialização em Música Contemporânea, é mestrando em Regência pela UFRJ e especialista em Gestão Cultural pela PUC-Rio.Atuou como regente convidado em produções de ópera no Municipal do Rio de Janeiro e à frente de importantes orquestras no Brasil e em países como França, Portugal, México e Argentina. É diretor musical do Coro de Câmara Carioca e regente associado da Sinfônica de Barra Mansa.



A realização é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), apoio institucional da Rede Gazeta e parceria do Theatro Carlos Gomes.



Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo


Anderson Alves, regente


Iberê Carvalho, viola



Programa



Alexandre Guerra


A Lenda do Boto 


Largo



Willian Walton


Concerto para viola e orquestra, versão revisada 1962  


Andante comodo 


Vivo, con molto preciso 


Allegro moderato



Arnold Schoenberg


Sinfonia de Câmera n.º 1, Op. 9 


Langsam



Informações à Imprensa:

Erika Antônia Piskac

Tel: (27) 99283-1081

E-mail: [email protected]

Instagram: @sinfonicaes

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Theatro Carlos Gomes

Rua Barão de Itapemirim, 232

Vitória, ES

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.