Fale com o produtor

O evento já encerrou...

5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Carregando recomendações...
Evento encerrado

5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

22 nov - 2023 • 14:00 > 24 nov - 2023 • 16:00

 
Evento presencial em Intermares Hall, Cabedelo - PB

Descrição do evento

PARTICIPANTE/OUVINTE

Dia 22/11 a 24/11 
Ingresso gratuito para participação no 5º SIMPIF.
Público: Participantes jovens e adultos de todas as idades


OFICINA CULTURAL

Dia 22/11 | Horário: 14h – 16h 
Improvisação e Jogo na Criação Cênica Coletiva
Ministrante: Rodrigo Cunha  Santos
Local: Teatro
Ementa: Curso prático, com vivência sistemática de jogos, técnicas de viewpoints e improvisação como impulso para a criação cênica coletiva
Público: Participantes jovens e adultos de todas as idades
Vagas: 20


MINICURSOS (online)


Minicurso (online) 1 
Dia 22/11 | Horário: 14h – 16h 
Submissão de protocolos de pesquisas com seres humanos no sistema Cep/Conep
Ministrante:  Leandro José Amorim
Ementa: Submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil
Público: Pesquisadores, discentes e servidores
Vagas: 95

Minicurso (online) 2:
Dia 22/11 | Horário: 14h – 16h 
Submissão de protocolos de pesquisas com uso de animais (CEUA)
Ministrante:  Ana Lucélia de Araújo
Ementa: Submissão de projetos de pesquisa no CEUA
Público: Pesquisadores, discentes e servidores
Vagas: 95

Minicurso (online) 3
Dia 22/11 | Horário: 16h – 18h 
Plágio e ética na educação formal
Ministrante:  Charya Charlotte Bezerra Advíncula
Ementa: Legislação de plágio e ética na pesquisa
Público: Pesquisadores, discentes e servidores
Vagas: 95

Minicurso 6
Minicurso (alterado para online!) 4
Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Metodologias ativas na educação para o desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo
Ministrante: Rodrigo Barbosa 
Ementa: A utilização de metodologias ativas na educação atual
Público: pesquisadores, estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação
Vagas: 100


MINICURSOS PRESENCIAIS


Minicurso 1
Dia 22/11 | Horário: 14h – 16h | Local: Miniauditório Azul (1º andar)
Propriedade Intelectual na Era Digital: como registrar sua criação no INPI
Ministrante: Armando Mendes Neto
Ementa: Minicurso  sobre registro de Propriedade Intelectual no INPI
Público: Pesquisadores, convidados, discentes e demais servidores do IFPB
Vagas: 100

Minicurso 2
Dia 22/11 | Horário: 16h – 18h | Local: Miniauditório Azul (1º andar)
Da Prospecção, Elaboração a Coordenação de Projetos de PD&I: desafios e estratégias para o sucesso
Ministrante: Erick Augusto Gomes de Melo
Ementa: Introdução à PD&I; Prospecção de oportunidades de PD&I; Elaboração, coordenação, execução, gestão de riscos, avaliação e prestação de contas de projetos de PD&I.
Público: Pesquisadores, convidados, discentes e demais servidores do IFPB
Vagas: 100

Minicurso 3
Dia 23/11 | Horário: 8h30 - 10h30 | Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Pesquisa Científica Auxiliada por Inteligência Artificial: Estratégias e Técnicas
Ministrante: Prof. Lafayette Batista Melo
Ementa: Apresentar as principais estratégias e técnicas para a realização de pesquisa científica com auxílio da Inteligência Artificial (IA) e capacitar os participantes a utilizarem ferramentas de IA para a geração de ideias de pesquisa, leitura e compreensão de artigos científicos e escrita de projetos de pesquisa e artigos científicos.
Público: pesquisadores, estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação
Horário: 8h30 - 10h30
Vagas: 100

Minicurso 4
Dia 23/11 | Horário: 14h – 16h |Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Spin off - Sua ideia é um negócio!?
Ministrante: Filipe Lucena
Ementa: Principais perspectivas do Spin off na atualidade
Público: Estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação
Vagas: 100

Minicurso 5
Dia 23/11 | Horário: 16h – 18h | Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Desenvolvimento de Jogos utilizando o Construct 3
Ministrante: Gabriel Dias
Ementa: Software de desenvolvimento de jogos 
Público: Estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação 
Vagas: 35

Minicurso 6 (novo!)
Dia 24/11 | Horário: 10h30 – 12h30 | Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Do ingresso à defesa: como organizar sua pesquisa na pós-graduação
Ministrante: Prof. Paulo Ribeiro Lins Júnior 
Ementa: Organização da proposta da pesquisa, organização da leitura, organização da pesquisa (fase introdutória e de campo) e organização diária de estudos e orientação
Público: estudantes de graduação e pós-graduação
Vagas: 100

Minicurso 7
Dia 24/11 | Horário: 14h – 16h | Local: Miniauditório Preto (2º andar)
Produtos Técnicos e Tecnológicos
Ministrante: Ricardo dos Santos Pereira
Ementa: Elaboração e validação de Recursos/Produtos Técnicos e Tecnológicos na pós-graduação
Vagas: 100


OFICINAS MAKER (Todas são no dia 24/11)


Oficina maker 1
Título: Construindo um Protótipo Robótico de Movimento Simples com Arduíno
Ementa: Conhecendo a plataforma robótica Umbumaker. Componentes e montagem do protótipo da oficina. Programando os principais movimentos com o Arduíno e motores. Refino de movimento com uso e controle de sensores ultrassônicos.
Público-alvo: Estudantes e pesquisadores com conhecimento básico em programação
Tempo de duração: 1 hora e meia
Horário 1: 09h - 10h30
Vagas: 10 
Horário 2: 11h - 12h30
Vagas: 10 
Ministrantes: Prof. Julierme Silva de Araújo | Prof. Giuseppe Anthony Nascimento de Lima | Aluno Danilo Caboclo Tenório da Silva
Local: Espaço 1 (UmbuMaker) Monteiro 
  
Oficina maker 2
Título: Atividade de Programação Desplugada no Papelão
Ementa: Na programação desplugada é possível trabalhar conceitos de programação e pensamento computacional usando papel, papelão, caneta, jogos de tabuleiro e outras ferramentas que não sejam digitais, diferente das atividades plugadas onde se utilizam recursos tecnológicos computacionais. É uma atividade alinhada com o desenvolvimento do pensamento computacional, que é um eixo da Cultura Digital, 5ª Competência Geral da BNCC, montada utilizando materiais recicláveis para ensinar lógica de programação.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 30 minutos
Horário: 09h - 09h30
Vagas: 10 
Ministrantes: Aluna Yasmim Ferreira dos Santos | Aluna: Julia Maria do Amaral Oliveira | Prof. Adson Diego Dionisio da Silva
Local: Espaço 2  (Integra Maker) Sousa 
 
Oficina maker 3
Título: Realidade aumentada com o Even
Ementa: Realidade aumentada 
Público alvo: estudantes do ensino médio integrado
Tempo de duração: 2 horas
Horário: 10h - 12h
Vagas: 10
Ministrantes: Prof. Edyfran de Medeiros Fernandes | Aluno: Gabriel José Lopes de Abreu
 Local: Espaço 2  (Integra Maker) Sousa 

Oficina maker 4
Título: ArduMaker - Automação com Arduino
Ementa:  A oficina será uma introdução ao uso do arduino na automação (controlar equipamentos de forma automática), onde os alunos podem criar seus códigos facilmente em blocos, não sendo necessários conhecimentos prévios em linguagens de programação ou eletrônica. Utilizando metodologias ativas aprendizagem maker e pensamento computacional.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 1 hora
Horário: 09h - 10h
Vagas: 10 
Ministrante: Prof. Severino Pereira das Chagas Neto | Aluno: Luiz Henrique Silva Apolonio       
Local: Espaço 2  (Integra Maker) Sousa 
  
Oficina maker 5
Título: Cá entre nós
Ementa: Oficina Maker (mão na massa) de macramê. Serão trabalhadas penas/folhas usando a técnica de macramê. A oficina “Cá entre nós” tem como objetivo despertar para a importância dos laços que nos confortam, mas também dos nós que nos fortalecem. Ambos existem e cabe a mim e a você decidir como vamos lidar com eles. Essa oficina é um convite à construção do novo, à ressignificação, à reinvenção.  
Público alvo: docentes
Tempo de duração: 2 horas
Horário: 10h30 - 12h30
Vagas: 10
Ministrantes: Profa. Valmiza da Costa Rodrigues Durand | Profa. Rackynelly Alves Sarmento Soares | Profa. Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho
 Local: Espaço 2  (Integra Maker) Sousa 

Oficina maker 6
Título: Introdução ao Arduíno
Ementa:  A oficina de Introdução ao Arduíno tem por objetivo apresentar esta plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes, usando o microcontrolador Atmel AVR ou ARM com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, essencialmente C/C++. Será possível manusear o Arduíno e desenvolver projetos básicos utilizando notebook (cedido), acessórios e componentes de baixo custo.
Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação
Tempo de duração: 1 hora e meia
Horário: 09h - 10h30
Vagas: 10 
Ministrantes: Prof Fernando Fernandes | Aluno Marcelo Alves de Oliveira | Aluno Ivan Luis Silva do Nascimento
Local: Espaço 4 (LabMaker Picuí) Picuí
  
Oficina maker 7
Título: Brincando com Circuito Impresso e Solda
Ementa:  A oficina Brincando com Circuito Impresso e Solda tem por objetivo mostrar que eletrônica básica pode ser feita por qualquer um que tenha curiosidade e interesse. Os participantes aprenderão como desenhar numa placa de fenolite e como corroê-la, ou seja, farão seus próprios circuitos impressos. Em seguida, utilizando ferro de solda, procederão com a inserção e soldagem dos componentes eletrônicos básicos que tenham interesse em compor seus circuitos impressos.
Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação
Tempo de duração: 1 hora e meia
Horário: 11h - 12h30
Vagas: 10 
Ministrante: Prof Fernando Fernandes | Aluno  Marcelo Alves de Oliveira  | Aluno  Ivan Luis Silva do Nascimento 
Local: Espaço 4 (LabMaker Picuí) Picuí

Oficina maker 8
Título:  Oficina 3D “Modelagem, impressão e estratégias sustentáveis”
Ementa:  Criatividade, estratégia, técnicas e planejamento de modelagem para o uso de Equipamentos 3D. Funcionamento básico da Impressora 3D. Ferramentas Auxiliares, Softwares para Impressora 3D, Modelagem e Fatiamento básico. Scanner e Canetas 3D. Algumas estratégias sustentáveis em espaço maker: filamentos e resíduos sólidos, protótipo de máquina para produção de filamento PET. 
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 3 horas
Horário: 09h - 12h
Vagas: 10 
Ministrantes: Felipe de Sousa Azevedo, Juan Diego Gomes de Oliveira, Gabriel Moreira dos Santos Barros, Mirian Inácio de Lima, Prof. Marcéu Oliveira Adissi
Local: Espaço 5 (Lampião Maker) Cabedelo Centro  

Oficina maker 9
Título: Circuitos de Inovação em Ambientes Maker - “Equipamentos 3D, aplicações e preocupações ambientais”
Ementa:  Espaço maker, equipamentos, ferramentas e softwares do mundo maker em geral e suas aplicações em diversas áreas de conhecimento. Equipamentos 3D: Scanner, Impressoras e Canetas. Estratégias sustentáveis em espaço maker: filamentos e resíduos sólidos, protótipo de máquina para produção de filamento PET. 
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 1 hora
Horário 1: 09h - 10h
Vagas: 10
Horário 2: 10h15 - 11h15
Vagas: 10
Horário 3: 11h30 - 12h30
Vagas: 10
Ministrantes: Adeilson Silva Bazante Filho, Marília Moura Gomes, Marina Martins Natividade, Júlia Sandrinny Felix de Lira, profa. Nadja da Nobrega Rodrigues
Local: Espaço 6 (Lampião Maker) João Pessoa
 
Oficina maker 10
Título:  Terrário Maker
Ementa:  Através do óculos 3D os alunos farão uma imersão no bioma da caatinga, passando pelo ponto mais alto da Paraíba e no inselberg Espinho Branco. Inspirada no sertão, será realizada uma oficina Maker para construção de terrários em vidros com materiais recicláveis, mudas de cactos, pedras e areia, com o intuito de conscientização e preservação do único bioma exclusivamente brasileiro.
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
Tempo de duração: 1 hora
Horário 1: 09h - 10h
Vagas: 10
Horário 2: 10h15 - 11h15
Vagas: 10
Horário 3: 11h30 - 12h30
Vagas: 10
Ministrantes: Profa. Maíra Rodrigues Villamagna | Aluna: Laryssa Dionara de Farias Ferreira | Aluna: Raiane Mikele Gomes Davi
Local: Espaço 7 (Sertão Maker) Patos
 
Oficina maker 11
Título: Modelos pedagógicos com realidade aumentada: Uma Janela para a Acessibilidade na Educação
Ementa:  Desenvolvimento de modelos didáticos em realidade aumentada com o objetivo de aprimorar a acessibilidade na educação e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, bem como modernizar as práticas pedagógicas.
Público-alvo: Docentes e licenciandos
Tempo de duração: 3 horas
Horário: 09h - 12h
Vagas: 10
Ministrante: Aluno Iuri Kauã Simão de Oliveira
Local: Espaço 7 (Sertão Maker) Patos
 
Oficina maker 12
Título: Educação e Indústria 4.0 - Manufatura subtrativa
Ementa:  Nesta oficina os alunos aprenderão os conceitos de manufatura subtrativa, e quais ambientes essa tecnologia é incorporada no mercado de trabalho. Aprenderão a resolver problemas ligados à produção de artefatos e produtos derivados de uma CNC, utilizando os conhecimentos básicos de matemática, geometria e física, para desenvolver o pensamento crítico para resolução de problemas. 
Público-alvo: Alunos do ensino técnico (integrado e subsequente) e da graduação
Tempo de duração: 30 minutos
Horário 1: 09h - 9h30
Vagas: 10
Horário 2: 09h45 - 10h15
Vagas: 10
Ministrantes: Prof. Filipe Lucena | Alunos Gabriel Ferreira, Emerson Noberto, Erick Moura
Local: Espaço 7 (Sertão Maker) Patos
 
Oficina maker 13
Título: Tecnologia CNC em disciplinas Steam - A sala de aula para indústria 4.0
Ementa:  Os professores serão introduzidos aos conceitos da indústria 4.0, da tecnologia CNC e ao desenvolvimento de atividades para sala de aula, envolvendo os conceitos e tecnologias apresentados, tendo como objetivo a inserção de conteúdos práticos com base das disciplinas lecionadas que integram o conjunto de disciplinas STEAM, como: Artes, Ciências, Matemática, Física, entre outras.
Público-alvo: Docentes e profissionais da educação
Tempo de duração: 30 minutos
Horário 1: 10h30 - 11h
Vagas: 10
Horário 2: 11h15 - 11h45
Vagas: 10
Ministrantes: Alunos Gabriel Ferreira, Emerson Noberto, Erick Moura
Local: Espaço 7 (Sertão Maker) Patos

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Intermares Hall

Rodovia BR, KM9 Amazonia Park

Cabedelo, PB

Termos e políticas

Sobre o produtor

Diretoria de Educação a Distância - IFPB

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora