06 mai - 2026 • 13:00 > 06 mai - 2026 • 18:00
06 mai - 2026 • 13:00 > 06 mai - 2026 • 18:00
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (SENGE-RS) convida para o 30º Painéis da Engenharia – Debates sobre a valorização e a jornada do trabalhador, a ser realizado no dia 06 de maio de 2026, em Porto Alegre/RS, em alusão ao Dia do Trabalhador.
O evento propõe um espaço qualificado de debate sobre temas centrais para o exercício profissional na engenharia e nas áreas tecnológicas, abordando as transformações nas relações de trabalho e seus impactos. A programação contará com painéis temáticos sobre jornada de trabalho 6x1, pejotização e o Salário Mínimo Profissional do Engenheiro, reunindo especialistas, profissionais e representantes institucionais.
Em formato presencial, a iniciativa busca promover a atualização profissional, a troca de experiências e o fortalecimento do diálogo entre entidades, profissionais e a comunidade acadêmica.
Programação Prevista:
13h00 - Recepção e Credenciamento
14h00 - Exibição de Vídeos
Institucionais
14h15 - Abertura Oficial
14h30 - O fim da escala 6x1 e os
desafios do Movimento Sindical e do trabalho
Presidente
da CTB Adilson Gonçalves de Araújo
15h30 - Desafios
do movimento sindical da engenharia em um mundo em transformações
Consultora
Dra. Zilmara Alencar
16h30 - A pejotização e a
precarização do trabalho pós-reforma de 2017
Dr. Marcelo José Ferlin D´Ambroso
– Desembargador do Trabalho (TRT 4ª Região, Rio Grande do Sul)
17h10 - Debates e Perguntas
17h30 - Coquetel
18h00 - Encerramento do Evento
MARCELO JOSÉ FERLIN D´AMBROSO
Desembargador do Trabalho (TRT da 4ª Região, Rio Grande do Sul), ex-Procurador do Trabalho. Doutor ''cum laude'' em Estudos Avançados en Direitos Humanos (Universidad Carlos III de Madrid, Espanha). Doutor em Ciências Jurídicas (Universidad del Museo Social Argentino, UMSA). Pós-doutor em Direitos Humanos (Universidad Nacional de Lanús Argentina), Pós-doutorando em Direitos Humanos (UNIJUÍ - Brasil), Mestre em Cuestiones Contemporáneas en Derechos Humanos (Universidad Pablo de Olavide, Espanha). Mestre em Direito Penal Econômico (Universidad Internacional de La Rioja, Espanha). Especialista em Relações Laborais pela OIT (Università di Bologna, Universidad Castilla-La Mancha). Especialista em Direitos Humanos (versidad Pablo de Olavide e Colégio de América); Especialista em Jurisdição Social (Consejo General del Poder Judicial de España, Aula Iberoamericana). Pós-graduado pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. Pós-graduado em Trabalho Escravo pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Bahia. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. ex-Presidente Fundador e atual Diretor de Relações Institucionais do IPEATRA (Instituto de Estudos e Pesquisas Avançadas da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho); Membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD). Membro da Associação Americana de Juristas (AAJ, rama Brasil), Membro Honorário do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), Professor convidado de cursos jurídicos a nível de Pós-Graduação em diversas Universidades e Instituições do Brasil e do exterior de Direito e Processo do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Sindicalismo.
ADILSON ARAÚJO
Presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), iniciou sua militância sindical e política no final dos anos 80. É dirigente do Sindicato dos Bancários da Bahia, funcionário do Itaú-Unibanco, graduado em Publicidade e Propaganda.
Fundador da CTB Nacional em 2007, foi presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Regional Bahia e membro da Direção Executiva nacional. Na Bahia dirigiu a CTB no primeiro mandato de fundação entre 2008 e 2009, e o seu segundo mandato de 2009 à 2013. Eleito presidente nacional em (2013-2017), foi reeleito para gestão (2017-2021), (2021-2025) e (2025-2029).
Na esfera institucional Araújo, foi presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Renda e Esportes da Bahia (CETER), representando a bancada dos trabalhadores. Atuou como membro do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico da Bahia (Codes) no governo Jaques Wagner. Na esfera nacional, participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro do Conselho Nacional de Participação Social e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2024 recebeu do Tribunal Superior de Trabalho (TST) a Comenda de Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
ZILMARA ALENCAR
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Direito Processual pela UNAMA (PA). Pós-graduada em Negociação Coletiva no Setor Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito Sindical pelo Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL).
Membro da Comissão Científica da Academia Brasileira de Direito Sindical e da Academia Brasiliense de Direito do Trabalho. Integra as Comissões de Direito Sindical e de Assuntos Legislativos da OAB/DF. Diretora Jurídica da Rede de Governança Climática e Sustentabilidade (RGCS). Membro do Conselho Consultivo do Observatório Sindical Brasileiro “Clodesmidt Riani” (OSBCR).
Representa, no Brasil, a Associação Ibero-Americana de Juristas de Direito do Trabalho e Seguridade Social Dr. Guillermo Cabanellas. É consultora jurídica do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio de Bens e Serviços (CNTC), da CONASCON (Confederação dos Trabalhadores em Asseio e Conservação) e da CONATEC (Confederação dos Trabalhadores em Condomínios).
Autora do livro A Face Sindical da Reforma Trabalhista e das séries publicadas pela RTM: Verás que um filho teu não foge à luta e Brava gente brasileira. Atuou como secretária de Relações do Trabalho e Emprego, Coordenadora-Geral de Registro Sindical e integrou o Conselho da FUNDACENTRO, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.
Atualmente, é sócia-proprietária da ZAC – Zilmara Alencar Consultoria e Advogados Associados – e sócia-fundadora do Instituto Conecta Observatório.
* Programação pode sofrer alteração sem aviso prévio
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua da República, 575 Cidade Baixa
Porto Alegre, RS
SENGE-RS
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.