11 nov - 2025 • 08:00 > 11 nov - 2025 • 17:00
11 nov - 2025 • 08:00 > 11 nov - 2025 • 17:00
A Santa Casa de Juiz de Fora promove, no dia 11 de novembro de 2025, o 3º Simpósio de Neonatologia, com o tema “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”. O evento será realizado no Salão Nobre, a partir das 8h, e reunirá profissionais e estudantes da área da saúde em um dia de aprendizado e troca de experiências sobre cuidados com o recém-nascido e prevenção da prematuridade.
Além de palestras e debates conduzidos por especialistas, a programação se destaca pelos minicursos práticos da tarde, que abordarão situações reais do cuidado neonatal. Os temas incluem “Mínimo manuseio e neuroproteção de prematuros”, “Entubação e reanimação neonatal” e “Método Canguru e manejo clínico na amamentação”, com atividades teóricas e práticas conduzidas por equipes multiprofissionais. Cada minicurso terá duração de 1 hora, e os participantes serão divididos em três turmas.
7h45 – Credenciamento
8h às 8h30 – Cerimônia de Abertura
8h30 às 9h30 – Mesa-redonda: Jornada do Cuidado Neonatal
Protocolos de Enfermagem na Sala de Parto, Estratégias de Suporte à Amamentação no Prematuro e Cartilha de Alta para uma Transição Segura
Mediadora: Dra. Mariângela Duarte
Palestrantes: Dra. Elizabeth Lopes (Fiocruz), Dra. Maria Zélia Tavares e Dra. Patrícia Marchi
9h40 às 10h40 – Roda de conversa:
Trajetória nutricional do prematuro e imunoproteção – nutricionistas Marcilene Tomaz e Melina Monteiro
Neurodesenvolvimento e neuroproteção na prematuridade – Brenda (fisioterapia)
Triagem Auditiva Neonatal (TAN): importância da detecção precoce da perda auditiva – Kívia Fioravante e Sabrina Oliveira (fonoaudiólogas)
10h50 às 11h10 – Coffee break
11h10 às 12h – Talk Show:
Aspectos psicoafetivos e apoio sustentável das famílias de prematuros – (psicólogo)
Vulnerabilidade social e impacto na prematuridade – (assistente social)
Rede Alyne e suas contribuições no combate à prematuridade – (enfermeiro)
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 16h30 – Minicursos
Três turmas, com duração de 1 hora cada. A inscrição dá direito a participar de todos os módulos.
Simulação realística: Mínimo manuseio e neuroproteção de prematuros – Dra. Patrícia, Talita, Brenda e Priscila (fisioterapia)
Simulação realística: Entubação e reanimação neonatal – Dra. Mariângela
Simulação realística: Método Canguru e manejo clínico na amamentação – Dra. Zélia e equipe de enfermagem
16h30 às 17h – Encerramento e sorteio de brindes
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Barão do Rio Branco, 3353 Passos
Juiz de Fora, MG

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.