Fale com o produtor

O evento já encerrou...

3º Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura - pós-pandemia (?)

Carregando recomendações...
Evento encerrado

3º Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura - pós-pandemia (?)

18 ago - 2022 • 09:00 > 20 ago - 2022 • 13:30

 

Descrição do evento

É com muita satisfação que anunciamos a realização do 3° Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura – Pós-Pandemia (?) entre os dias 18 a 20 de agosto de 2022, na cidade de Salvador. O evento se torna possível através do trabalho conjunto entre os Grupos de Pesquisa LAB20 (Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX da UFBA) e Amar.é.linha (Observatório de estudos feministas em Arquitetura e Urbanismo da UnB).

Neste ano, a discussão está proposta a partir dos quatro eixos temáticos:

  1. Género, arquitetura e urbanismo na pós-pandemia?

É notório que as cidades foram e são pensadas, predominantemente, privilegiando determinados corpos e classes sociais. No entanto, é essa a cidade que queremos e necessitamos? Qual o papel da arquitetura e do urbanismo na construção de sociedades mais justas? Quais são as mudanças nesta atuação que uma crise sanitária e socioeconômica global trás? Quais são os desafios que este “futuro” nos impõe? Neste eixo propomos refletir e tecer diálogos sobre novas realidades possíveis como produto da ação de profissionais que atuam como agentes transformadores do espaço.

  1. O gênero no ensino da arquitetura e do urbanismo

Considerando que a arquitetura e a produção do espaço urbano são feitas por sujeitos com experiências e intenções diferentes, sem necessariamente refletir diversidade, pensa-se então nos corpos que existem neste espaço e de quem está por trás de sua construção. Desta forma, como a mulher se insere na produção da cidade e como suas vivências são consideradas? Este eixo pretende discutir como o ensino da arquitetura e urbanismo contribui para reproduzir ocultamentos e/ou visibilidades de corpos na cidade, assim como refletir a questão de gênero na arquitetura e os desdobramentos da falta de protagonismo das mulheres na academia.

  1. Patrimônio, arte e práticas cotidianas urbanas no pós-pandemia?

A arte e as ações cotidianas que envolvem o urbano afetam diretamente as experiências e a história da mulher e da cidade. Tendo em vista o processo de reconstrução de uma sociedade com mais equidade, consideram-se tais atividades como protagonistas na produção e compreensão de provocações em diversas escalas. Este eixo busca, portanto, a partir do contexto de gênero e da realidade pós-pandêmica, teorizar e ampliar visões sobre práticas diárias e artísticas que, ao se manifestarem, geram impactos sociais, além de contribuir para conquistas das lutas urbanas, artísticas e de gênero.

  1. Urbanismo e gênero, políticas e práticas urbanísticas

A criação, desenvolvimento e crescimento das cidades contemporâneas, tem no seu cerne o urbanismo moderno, quase sempre pensado por e para homens. A equidade urbana precisa ultrapassar as fronteiras da militância. Assim como a historiografia está em constante revisão histórica, o planejamento das cidades deve acompanhar o processo e ter uma nova leitura dos agentes que compõe a cidade. Este eixo busca, estudos teóricos e proposições práticas de revisões de planos e legislações em busca de uma cidade mais justa e inclusiva.

O Seminário contará com atividades, mesas de discussões, apresentação de trabalhos e intervenções artísticas, promovendo um espaço livre para debatermos as questões da cidade por quem está presente no cotidiano urbano, e está previsto para ser realizado de forma híbrida (presencial, virtual e presencial transmitido). O detalhamento mais específico sobre as atividades será divulgado na proximidade do evento levando em consideração as condições sanitárias respectivas.

Estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, movimentos sociais, coletivos urbanos e demais interessadas(os) na temática, sintam-se convidades!! Mais informações: https://smulhercidadearqui.wixsite.com/website-1


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Faculdade de Arquitetura da UFBA

Rua Caetano Moura, 121 Federação

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

LAB20 e Amar.é.linha

Grupos de Pesquisa LAB20 (Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX da UFBA) e Amar.é.linha (Observatório de estudos feministas em Arquitetura e Urbanismo da UnB).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora