A História do Simpósio sobre Autismo no Campo das Vertentes
O Simpósio sobre Autismo no Campo das Vertentes nasceu em 2019, impulsionado pela necessidade urgente de disseminar informação de qualidade e fortalecer a rede de apoio para famílias atípicas e profissionais da saúde e educação. A iniciativa teve início com lives e encontros presenciais pela ASPAS – Associação Pró-Autistas, sediada em São João del-Rei/MG.
Com o avanço da pandemia e os desafios pessoais enfrentados pela equipe organizadora, incluindo o diagnóstico de câncer de uma das representantes, o evento precisou se reinventar, utilizando o formato online como ferramenta essencial para continuar alcançando e impactando pessoas.
Ao longo dos anos, o simpósio cresceu, reunindo um número cada vez maior de participantes, especialistas e apoiadores da inclusão. Durante essa trajetória, ficou evidente a necessidade de ampliar o alcance para além da comunidade autista, levando conhecimento técnico e vivências reais para a sociedade como um todo.
Em 2025, o evento assumiu uma dimensão ainda maior, consolidando-se como um espaço essencial de conscientização, aprendizado e transformação, onde famílias, profissionais e toda a comunidade podem se unir para construir um futuro mais inclusivo e acessível.
Agora em 2026, consolidamos a nossa importância no município e na região. Novas filiais da ASPAS foram criadas em cidades vizinhas para cobrir a necessidade de atendimento e intervenção.