21 ago - 2026 • 19:00 > 22 ago - 2026 • 19:00
21 ago - 2026 • 19:00 > 22 ago - 2026 • 19:00
Dor que não é só física. Ansiedade que se manifesta no corpo. Você vê isso todo dia no seu consultório — mas raramente tem um espaço para discutir o que fazer com isso. Esse evento é um convite para ocupar esse espaço.
Sobre o evento:
A 18ª Jornada Brasileira de Terapia Morfoanalítica convida você a viver uma experiência onde o corpo entra de verdade na conversa sobre saúde mental.
Com o tema "Corpo e Saúde Mental", o encontro reúne diferentes olhares clínicos em diálogo — mesa redonda com psiquiatra psicanalista, ortopedista integrativa e fisioterapeuta morfoanalista — ampliando a compreensão sobre o cuidado e abrindo novas possibilidades de escuta e intervenção.
Ao longo da programação, você vai acompanhar casos clínicos, reflexões e vivências que aprofundam a prática e tiram o terapeuta do isolamento do consultório. É um espaço de troca real, onde o que você leva é tanto conteúdo quanto presença, conexão e renovação.
Entre os destaques da programação está a vivência "Os três corpos que se integram", conduzida por Márcia Lavaqui — terapeuta morfoanalista, fisioterapeuta e atual diretora da Formação em Terapia Morfoanalítica no Brasil. Mais do que uma atividade prática, é uma oportunidade de voltar para si — de ocupar o próprio corpo como o lugar de onde se vive. Algo que parece simples, mas que é muito mais raro do que se imagina. Para quem ainda não conhece a Terapia Morfoanalítica, é a chance de sentir na pele o que palavras não conseguem explicar — a experiência de estar inteiro de um jeito que nenhuma teoria ensina.
A programação inclui ainda um momento exclusivo para terapeutas morfoanalistas — um espaço de escuta e troca entre pares, coordenado pela atual presidente da ABTM.
Para quem é:
Com certificado de participação · Carga horária: 10 horas
Esse ano será exclusivamente presencial. Tem coisa que só o encontro desperta — e algumas experiências só acontecem quando a gente está junto.
INSCRIÇÕES:
2º lote (até 31 de julho):
3º lote (de 1 de agosto até a data do evento):
Estudantes - Lote único até 11/08/2026: R$ 200,00.
Parcelável em até 6x sem juros.
Programação:
Sexta 21/08
19h às 21h30 Recepção com Coquetel de abertura e entrega de materiais.
Sábado 22/08
8h - Recepção
8h15 - Abertura
8h30 às 10h30 - Mesa Redonda "Corpo e Saúde Mental".
Exposição:
Mediador: Cleiber Borini é Fisioterapeuta, Terapeuta Morfoanalista e membro da Equipe Pedagógica.
11h às 12h - Trabalho clínico "Sustentação e saúde mental - Qual é a relação?" Palestrante: Ida Mello é Terapeuta Psicocorporal Morfoanalista; Terapeuta Ocupacional graduada pela UFSCar; Mestrado em Ciências (Psicologia) pela Faculdade de Filosofia e Letras USP/Ribeirão Preto; Especialização em Violência Doméstica pela USP/SP; Analista em Psicossomática; Assistente da Formação.
12h00 às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h30 - Trabalho clínico "O corpo como casa na construção da sustentação psíquica". Palestrante: Raquel Araújo Campos é Terapeuta Psicocorporal Morfoanalista e Instrutora de Yoga.
14h30 às 15h30 - Trabalho clínico "O corpo como represa: Um caso de dor crônica e o resgate da presença".
Palestrante: Marta Wilbert é Terapeuta Psicocorporal Morfoanalista.
15h30 às 16h - Coffeebreak
16h às 19h - Vivência "Os três corpos que se integram". Atividade coordenada por Márcia Castanho Lavaqui - Terapeuta Psicocorporal Morfoanalista, Fisioterapeuta, Terapeuta Psicossomática pelo Instituto SEDES, membro fundador da ABTM e atual Diretora da Formação em Terapia Morfoanalítica no Brasil.
16h às 19h - Bate-Papo "Fala Terapeuta: ABTM quer te ouvir"*. Atividade coordenada por Adriana Mello - Terapeuta Psicocorporal Morfoanalista, atual presidente da ABTM, nutricionista, Doutora em Nutrição Humana Aplicada e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia. (*Atividade exclusiva para Terapeutas Morfoanalistas.)
19h00 Encerramento.
Sugestão de hospedagem:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Juvenal Granado Nale, 35
Mogi das Cruzes, SP
Associação Brasileira de Terapeutas Morfoanalistas - ABTM
A associação constituída desde agosto de 2002, tem como finalidade difundir o conhecimento da Terapia Morfoanalítica, congregar os terapeutas morfoanalistas, apoiar e defender os seus associados, favorecendo a reflexão em torno do método.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.