Fale com o produtor

O evento já encerrou...

10 anos da Casa do Choro - FURIOSA PORTÁTIL - Casa do Choro

Carregando recomendações...

10 anos da Casa do Choro - FURIOSA PORTÁTIL - Casa do Choro

24 abr - 2025 • 19:00 > 24 abr - 2025 • 20:00

Evento encerrado

10 anos da Casa do Choro - FURIOSA PORTÁTIL - Casa do Choro

24 abr - 2025 • 19:00 > 24 abr - 2025 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

CASA DO CHORO COMEMORA 10 ANOS COM SHOW DA ORQUESTRA FURIOSA
      Dias 23 e 24 de abril, celebrando o Dia Nacional do Choro – aniversário de Pixinguinha – e o aniversário de 10 anos da Casa do Choro, receberemos a Orquestra Furiosa, que nasceu como uma prática de conjunto para os alunos da Escola Portátil de Música (EPM).
      A "Furiosa" traz em seu nome um apelido recorrente das bandinhas do interior do Brasil – as “furiosas” – e levando adiante uma das tradições mais enraizadas da nossa música popular no país todo: os arranjos escritos para formações de sopros, como nos dois CDs gravados pelo conjunto, nos anos de 2008 (dividido com a Camerata Portátil) e 2014.
SOBRE A ESCOLA PORTÁTIL DE MÚSICA E CASA DO CHORO
Em 2000, a cavaquinista Luciana Rabello uniu forças com Mauricio Carrilho, mestre no violão e sobrinho do flautista Altamiro Carrilho, e assim nasce a Escola Portátil de Música (EPM) - com um corpo docente formado por grandes nomes como Cristóvão Bastos, Celsinho Silva, Pedro Amorim e Bia Paes Leme - que logo tornou-se um curso de extensão na graduação em Música da UNIRIO/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mais de 30 mil pessoas passaram pelos bancos da EPM nestes 25 anos, tempo também de existência da Acari Records, primeira e única gravadora de choro do mundo, dirigida pela dupla e dona de um catálogo com mais de 80 títulos. Com a chancela de Entidade de Utilidade Pública recebida em 2016 (Lei 7288), o Instituto – que tem na diretoria, além da Luciana Rabello e Mauricio Carrilho, nomes como Jayme Vignoli, Paulo Aragão e Cesar Carrilho – já recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e foi tema de estudo de teses de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior.
      Há 10 anos a Casa do Choro - morada do mais brasileiro dos gêneros musicais -  abriu suas portas para o público, e agora todo esse trabalho de memória, educação e produção musical encontram abrigo na Rua da Carioca, número 38. O sobrado histórico construído no início do século 20 – imóvel tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) – mantém a tradição de importante capítulo na história da música brasileira: nessa rua ficavam as principais “casas de música” da cidade nas primeiras décadas do século 20. Com oito salas de aula, um estúdio que leva o nome de Raphael Rabello (irmão de Luciana já falecido e um dos maiores violonistas do país), um teatro com 120 lugares, mais de 25 mil partituras (catalogadas e digitalizadas) e dois mil discos de 78 rotações e LPs, os números da Casa do Choro impressionam. Em torno de 5 mil músicos passaram por seu palco desde 2015 e 8 depoimentos foram registrados para a posteridade (Herminio Bello de Carvalho, Mauricio Carrilho, Paulo Cesar Pinheiro, Wilson das Neves, Izaias Bueno, Deo Rian, Zé da Velha, Cristovão Bastos, Celsinho Silva, Luciana Rabello e Mauricio Carrilho), realizados por uma cadeia profissional de 41 professores e 12 profissionais (coordenação/direção, produção e prestadores de serviço).

ORQUESTRA FURIOSA
Formada por alunos, ex-alunos e professores da Escola Portátil, a Furiosa traz a linguagem das bandas e dos regionais de choro, prestigiando o rico passado de nossa música e mostrando novos caminhos que ela vem percorrendo até os dias de hoje.
Entre professores, ex-alunos e alunos da Casa do Choro/EPM, a Furiosa Portátil conta com 18 músicos nesta apresentação: Tomaz Retz e Naomi Kumamoto (flautas), Lena Verani e Vitor Macedo (clarinetes), Rui Alvim, Denize Rodrigues, Vinicius Macedo e Diego Terra (saxofones), Aquiles Moraes, Nailson Simões e J. J. Simões (trompetes), Everson Moraes (trombone), Thiago Osório (tuba), Jayme Vignoli (cavaquinho), Paulo Aragão (violão e direção musical), Marcus Thadeu e Magno Júlio (percussão) e Pedro Aragão (regência).

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Rua da Carioca, 38

Rua da Carioca, 38 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Casa do Choro

“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.