16 dez - 2020 • 17:59 > 17 dez - 2020 • 22:00
16 dez - 2020 • 17:59 > 17 dez - 2020 • 22:00
XXIII Workshop do LCoN
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Dia 16/12 (Quarta-feira)
Tópicos em Inteligência Artificial e Ciência de Dados
17h59-18h30: Prof. Dr. Leandro Nunes de Castro
Abertura: Revisão Bibliográfica x Revisão Sistemática: Um Case de Sucesso no LCoN
18h30-19h20: Mauricio Noris Freire
Título: Uma Introdução ao Aprendizado por Reforço
Resumo: Nesta palestra pretende-se apresentar e discutir o framework de aprendizagem por reforço proposto por Barto & Sutton em seu livro Reinforcement Learning: An Introduction de 1998 e que ganhou uma segunda edição em 2018. Aprendizado por reforço (RL) é uma área de aprendizado de máquina que se preocupa com como os agentes de software devem realizar ações em um ambiente para maximizar a noção de recompensa cumulativa. O aprendizado por reforço é um dos três paradigmas básicos do aprendizado de máquina, ao lado do aprendizado supervisionado e do aprendizado não supervisionado. Este processo destina-se principalmente a processos de tomada de decisão sequencial. A sua combinação com redes de aprendizado profundo fez surgir a área Deep Reinforcement Learning. Além do framework, serão brevemente apresentados os principais algoritmos, algumas aplicações recentes e seus resultados obtidos.
19h30-20h20: Diego Duarte Menescal
Título: Fundamentos Biológicos e Elétricos por trás de Neurônios Integrate-and-Fire na geração de Impulsos (Spikes)
Resumo: O modelo de rede neural, assim como qualquer outro modelo de Inteligência Artificial recebe com base de dados um tensor numérico representando a informação externa. Uma característica da rede neural que a torna um modelo do tipo bioinspirado é a representação de neurônios como componentes que processam a informação. Modelos de neurônios do tipo Perceptron, muito comuns atualmente, transformam tensores em outros tensores numéricos em ponto flutuante. Contudo, modelos do tipo Integrate-and-Fire (IaF) possuem mais características biológicas e elétricas, presentes em neurônios encontrados na natureza. Além disso, eles são capazes de transformar a informação de entrada (tensor) em um conjunto de impulsos (spike train) na saída. Nessa apresentação iremos explorar os conceitos biológicos e elétricos que tornam os modelos IaF capazes de transformar informação em spikes, além de exemplos de redes neurais que resolvem problemas de classificação de imagens.
20h30-21h20: Fabrício Gomes Villasboas
Título: Uma visão geral sobre técnicas de detecção de anomalias em séries temporais
Resumo: Avanços recentes na tecnologia proporcionaram a captura e armazenamento de um grande volume de dados. Esses avanços permitiram que uma grande quantidade de dados fosse coletada ao longo do tempo e, assim, gerando séries temporais. A mineração desses dados se tornou uma tarefa importante para pesquisadores e profissionais nos últimos anos, incluindo a detecção de anomalias. Esta apresentação tem como objetivo fornecer uma visão geral de técnicas para detecção de anomalias no contexto de séries temporais.
Dia 17/12 (Quinta-feira)
Workshop sobre Autômatos Celulares (Parte 1)
09h00-09h50: Isaías Rocha Lima
Título: Princípios da implementação de um framework baseado em autômatos celulares estocásticos para estudar a dinâmica da COVID-19 em uma população
Resumo: A propagação de doenças contagiosas por meio de interações sociais pode ser mitigada quando medidas de saúde buscam reduzir os resultados destas. Este é o cenário das políticas de quarentena adotadas ao longo da pandemia da COVID-19, que vão de distanciamento social à lockdown, além de programas de imunização. Quando um número suficiente de interações é suprimido, o espalhamento de uma doença contagiosa é finalizado, atingindo a imunidade de rebanho, definida pela proteção indireta proporcionada por indivíduos imunes a suscetíveis. Nesta palestra descrevemos os princípios de um framework baseado em autômatos celulares estocásticos projetado para emular o espalhamento do SARS-CoV-2 em uma população estática interagindo apenas em uma vizinhança de Moore de raio unitário, visando analisar o impacto da imunidade inicial na dinâmica da COVID-19. Este impacto foi medido comparando a progressão da taxa de imunidade inicial com o número de indivíduos não contaminados, o pico de infecções, o número de mortos e a duração da pandemia em dias. Um limiar de 60% foi encontrado para imunidade de rebanho com este procedimento, em sintonia com a literatura médica atual. Porém, resultados mais precisos demandam mais esforços de pesquisa incluindo melhor análise das probabilidades de propagação e duração.
10h00-10h50: Felipe Gonçalves da Rocha
Título: Explorando o Espaço de Regras Conservativas Binárias com Vizinhança de Moore
Resumo: Foi obtido um subconjunto das regras conservativas (number conserving) de autômatos celulares bidimensionais binários de raio unitário em vizinhança de Moore. Baseou-se em conceitos relacionados já descritos na literatura para a vizinhança de von Neumann e para o espaço elementar dos autômatos celulares, realizando-se as extensões necessárias. Nesse sentido, algoritmos foram usados para a criação de regras de tráfego e de regras bidimensionais com a vizinhança de Moore de raio 1 derivadas de regras unidimensionais conservativas de raio 4. Todas as regras construídas foram validadas implementando-se um algoritmo existente que estabelece a presença da propriedade de conservação em uma regra. A abordagem é eficaz, mas a análise das regras construídas que preservam a conservação numérica aponta para a necessidade de desenvolver novos processos de construção de regras.
Reflexões sobre a Vida Acadêmica: O Pesquisador Fora da Caixa (Parte 1)
11h00-11h50: José Ahirton Batista Lopes Filho
Título: Os
bastidores de uma Comunidade de IA: Da concepção ao dia a dia
Resumo: Nesta
apresentação falaremos um pouco de uma necessidade recente dos desenvolvedores
em dados e IA: a de se conectar e ter seu trabalho em evidência perante não só
seus pares mas em toda a comunidade de software. O objetivo é apresentar um
pouco sobre a comunidade de software brasileira, com foco nas comunidades
dedicadas aos temas em dados e IA, oportunidades, eventos e como essas
comunidades têm crescido exponencialmente, inclusive tendo cada vez mais a
presença de grandes empresas e centros de pesquisa como seus principais
apoiadores. Teremos um overview sobre as principais comunidades brasileiras e
internacionais, possibilidades de atuação, hackathons e como é o dia a dia de
gerenciar uma comunidade desse tipo e participar de iniciativas internacionais
voltadas a comunidade.
Período Noturno:
Workshop sobre Autômatos Celulares (Parte 2)
18h00-18h50: Alberto Luis Libório Cardoso
Título: Explorando o uso de regras de correspondência condicional na busca evolutiva por autômatos celulares classificadores de densidade binária
Reflexões sobre a Vida Acadêmica: O Pesquisador Fora da Caixa (Parte 2)
19h00-19h50: Daniel Gomes Ferrari; Rafael Félix Alves; Ronie Miguel Uliana
Título: Carreiras no Exterior
Resumo: Nesse bate papo cada um dos convidados (membros anteriores do LCoN) falará um pouco de sua formação acadêmica no laboratório e as carreiras que estão seguindo no exterior.
20h00-20h50: Júlio César de Lima Costa
Título: Como criar reputação e desenvolver um business técnico-científico online
Resumo: Minha história na tecnologia e academia. Contribuições para a comunidade. A pesquisa e o ciclo de distribuição de conteúdo como um acelerador. Mídias sociais e estratégias de interação. Mentoria como produto digital.
20h50-21h10: Prof. Dr. Leandro Nunes de Castro
Encerramento
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Leandro Nunes de Castro
Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Goiás, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp, possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos (2008) e fez Empretec pelo Sebrae-SP (2012). É docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde co-fundou e coordena o LCoN.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.