Fale com o produtor

O evento já encerrou...

XXII Fórum de Letras e XII ENLE

Carregando recomendações...

XXII Fórum de Letras e XII ENLE

20 out - 2021 • 09:00 > 21 out - 2021 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

XXII Fórum de Letras e XII ENLE

20 out - 2021 • 09:00 > 21 out - 2021 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

XXII Fórum de Letras e XII ENLE PUCPR


Evento on-line dias 20 e 21 de outubro de 2021.


Letramento midiático: práticas discursivas (multi)culturais  

  

Diante do cenário de ampla proliferação do uso das mídias digitais, é fundamental compreender o contexto de produção das práticas discursivas midiáticas, uma vez que, fora do ambiente escolar e do acadêmico, estudantes (crianças e jovens) utilizam essas práticas em eventos comunicativos (multi)culturais. Portanto, os educadores não podem negligenciar essas experiências; é preciso analisá-las e incorporá-las de modo crítico, ético e participativo às atividades pedagógicas, verificando como as práticas midiáticas são elaboradas, divulgadas, circulam e são recebidas. Para tanto, deve-se empreender uma análise crítica em relação às estratégias comunicativas das mídias digitais, estabelecer um diálogo consistente entre teorias e práticas de letramento midiático, analisar os fundamentos dos multiletramentos, examinar o contexto de produção e recepção dos gêneros midiáticos e refletir sobre práticas de letramento midiático adotadas em sala de aula e fora dela.    


Programação


Dia 20/10/21


8h45min - Abertura Oficial

Josélia Ribeiro (PUCPR)


9h - Webconferência de Abertura: “Letramento midiático e as múltiplas linguagens na pesquisa e na formação”


Monica Fantin (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Realizou Pós-Doutorado em Estética no Departamento de Filosofia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milano. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq, tem experiência na área de educação, com ênfase no campo da infância, cultura lúdica, mídia-educação, formação de professores. No âmbito das atividades acadêmicas articula ensino, pesquisa e extensão a partir dos temas: mídia-educação, cultura digital na escola, infância, cinema e mediações culturais, processos de ensino-aprendizagem e dimensão estética na formação. Desenvolve atividades em parceria com o Centro di Ricerca sull'Educazione ai Media e all'Informazione (CREMIT) e participa da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED).

Mediadora: Rosane Nicola (PUCPR)


10h30min - Workshops


14h - Comunicações


19h - Mesa-redonda "Práticas de Letramento Midiático"


Isabel Colucci Coelho (UFSC)

Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora e mestra em Educação (linha de pesquisa Educação e Comunicação), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o grupo de pesquisa Comunic, que tem por foco a formação crítica medida por tecnologias de informação e comunicação. Pesquisa direitos humanos, educação e comunicação na cultura digital. Em estágio pós-doutoral no PPGE/UFSC, linha de pesquisa: Educação e Comunicação.

Neil Franco (UEM)

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-graduação em Letras, na Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: gêneros discursivos/textuais, ensino de língua portuguesa, produção textual escrita e formação docente. Coordena o projeto de ensino O Consoante, que visa à prática de escrita de estudantes de Letras e de Comunicação e Multimeios com base em gêneros discursivos da esfera jornalística. Integra o GED (Grupo de Estudos Discursivos Unesp/CNPq).


Vera Wielewicki (UEM)

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas (1986), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2009). É professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas estrangeiras modernas (inglês), atuando principalmente nos seguintes temas: educação literária, formação do leitor, estudos da tradução, literaturas de língua inglesa e formação de professores. Atualmente, seus interesses de pesquisa concentram-se nas teorias de letramento, em especial nos multiletramentos e a formação de professores de literaturas, com ênfase em processos inclusivos para alunos com dificuldades de aprendizado.


Mediadora:  Sandra Costa (PUCPR)


20h30min - Workshops


Dia 21/10/21


9h - Webconferência:  "Do professor presencial ao professor 'google classroom': a subjetividade docente no cronotopo pandêmico"


Nivea Rohling (UTFPR) 

Doutora em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada (UFSC); mestre em Linguística (UFSC) e graduada em Letras-Português (UNIVILLE). Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - CT Curitiba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) e na Graduação em Letras. Coordenadora do PPGEL (2021). Coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica na área de Letras-Português - CAPES/UTFPR (2020). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - UAB/CAPES/UTFPR (2016 a 2020). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) desde 2013. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) desde 2018. Pesquisa as seguintes temáticas: Relações entre Discurso, Linguagem e Tecnologia; Análise Dialógica de Discurso; Gêneros Discursivos na abordagem Dialógica de Linguagem; Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa; Ideologias linguísticas. 

Mediadora: Cristina Miyaki (PUCPR)


10h30min - Workshops


14h - Comunicações


19h - Mesa-redonda "Letramento midiático no processo ensino-aprendizagem"


Ana Paula Silveira (UTFPR)

Professora Adjunta I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). A pesquisadora é docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens/PPGEL, do Departamento de Linguagem e Comunicação, membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA), e desenvolve pesquisas na área de Multiletramentos, Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade, semiótoca tecnologia e ensino.


Glícia Azevedo Tinoco (UFRN)

Graduada em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em leitura e produção de textos e mestre em Letras também pela UFRN, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. De 2012 a 2015, foi Vice-Diretora da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. Atualmente, é professora associada da UFRN, atuando, na graduação, no Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT), e em dois programas de pós-graduação, a saber: Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFRN. No ProfLetras, exerce a função de vice-coordenadora. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando principalmente os seguintes temas: letramento, letramento digital, formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna, produção de material didático impresso e digital, formação linguística na área de Ciências e Tecnologia.


Lumárya Souza (UFF)

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFF (2019). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2016). Pesquisadora assistente da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da UFF (AGIR/UFF). Membro do Laboratório de Experiência em Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA), sob a coordenação da professora Thaiane de Oliveira. Coordena e desenvolve o projeto de pesquisa aplicada Mídias na Escola, que leva propostas de educação das mídias para dentro de escolas públicas localizadas em favelas cariocas.Tem interesse pelas áreas de educação midiática, comunicação comunitária, sociabilidades periféricas, pesquisa-ação, metodologias participativas, decolonização do conhecimento, letramento midiático, interfaces entre comunicação e educação, inovação e tecnologias sociais. Desenvolveu como pesquisa de mestrado o projeto FavelAção, uma experiência de letramento midiático com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Ayrton Senna, localizada no Morro do Estado, em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, no doutorado, conduz uma pesquisa que busca entender arenas e disputas simbólicas na implementação das iniciativas de educação midiática no contexto da América Latina.


Sandra Batista da Costa (PUCPR)

Possui graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (2000), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Trabalha na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde atua como professora Adjunta III. Seu grupo de pesquisa no CNPq denomina-se Teorias e análises da linguagem e linguística aplicada. Tem experiência nas áreas: Linguística e Linguística Aplicada. Desenvolve trabalhos sobre os seguintes temas: texto e discurso, estudos sobre linguagem, sociedade e ensino de língua materna. Participa da organização do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (EPLP) da mesma instituição.


Mediadora: Josélia Ribeiro (PUCPR)


20h30min - Encerramento: Momento Cultural

Mediador: Ewerton Kaviski (PUCPR)

Participação: Stacy Jansen, Daniel Fíngolo Claras e Naisa Vitória Cândido Bellemer (PUCPR)




Atenção: Para receber o certificado é necessário fazer a inscrição pelo formulário do Sympla e assinar as listas de presença durante o evento. O certificado será emitido no nome cadastrado na inscrição do Sympla, cuide para preenchê-lo corretamente e de forma completa. 


Os certificados serão enviados por e-mail automaticamente pelo sympla até dia 12/12/2021.


Acompanhe nossas redes sociais e inscreva-se sua comunicação oral ou workshop pelo link https://linktr.ee/forumdeletraspucpr .

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Curso de Letras PUCPR

Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da escola de Educação e Humanidades. Apoio: Centro Acadêmico Conceição Evaristo da PUCPR.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.