Fale com o produtor

O evento já encerrou...

WORKSHOP POC.US - POINT-OF-CARE ULTRASOUND: USG EM SALA DE EMERGÊNCIA / INTRA E PRÉ-HOSPITALAR

Carregando recomendações...

WORKSHOP POC.US - POINT-OF-CARE ULTRASOUND: USG EM SALA DE EMERGÊNCIA / INTRA E PRÉ-HOSPITALAR

14 mar - 2020 • 08:00 > 14 mar - 2020 • 16:00

Evento Online  
Evento encerrado

WORKSHOP POC.US - POINT-OF-CARE ULTRASOUND: USG EM SALA DE EMERGÊNCIA / INTRA E PRÉ-HOSPITALAR

14 mar - 2020 • 08:00 > 14 mar - 2020 • 16:00

Evento Online  
Evento encerrado

Descrição do evento

WORKSHOP POINT-OF-CARE ULTRASOUND

ULTRASSONOGRAFIA POINT-OF-CARE EM

MEDICINA DE EMERGÊNCIA

 

***VAGAS LIMITADAS***


Coordenação

 Juliano Lima Santos, MD

Médico Emergencista – HPS-POA

Fundador do Núcleo de Ensino e Expertise em Ultrassom Point-of-Care / NEXUS Point-of-Care (http://www.nexuspointofcare.com)

Coordenador da Pesquisa FoCUS Project Brasil: Ultrassonografia Cardíaca Focada na Parada Cardiorrespiratória e Choque

Autor do Capitulo de Ultrassonografia Focada na Parada Cardiorrespiratória e Choque da Editora Artmed/POA

Autor do E-book Protocolo de Ultrassonografia Focada na Parada Cardiorrespiratória - L.I.M.A.S. Protocol

 


Introdução

 

A Ultrassonografia de Emergência ou Point-of-Care Ultrassound (POCUS) é um exame de propedêutica médica para avaliação à beira do leito e em tempo real de pacientes em condições médicas agudas potencialmente fatais ou criticamente enfermos.

 

O exame POCUS apresenta as seguintes características:

  • é indicado (propedêutica) pelo médico que presta o atendimento ao paciente no momento desta avaliação,
  • realizado por esse mesmo médico durante a avaliação do paciente e em conjunto com a anamnese e exame físicos e,
  • após interpretar as imagens geradas, sempre dentro do contexto clínico do paciente, é tomada uma conduta imediata e em tempo real, sem perda de tempo ou afastamento do paciente dos cuidados médicos.

 

Diferente de uma anamnese e exame físico realizado pelo médico emergencista que pode ser extremamente limitado pela condição clínica do paciente, como numa PCR, o exame POCUS é visto como um novo pilar da propedêutica médica em sala de emergência; esse exame supre um gap desta propedêutica inicial ao fornecer informações anatômicas, funcionais e fisiopatológicas do paciente, mesmo que este não consiga gerar informações através de uma anamnese, por exemplo.

 

Dentre as aplicações do exame POCUS podemos citar:

  1. Diagnóstico e Reanimação: uso do exame POCUS para diagnóstico, reanimação e ressuscitação de pacientes gravemente chocados ou em PCR.
  2. Terapêutica e Monitorização: Uma vez que se tenha realizado um diagnóstico preciso através do uso do POCUS é possível direcionar terapêuticas e orientar esforços de forma objetiva além de acompanhar em tempo real os resultados da terapêutica focada.
  3. Sinais e Sintomas: o exame POCUS está também indicado para avaliação de pacientes em ambientes de menor complexidade/gravidade para realização de diagnósticos com base em sinais e sintomas clínicos referidos pelo paciente.
  4. Procedimentos Guiados: o exame POCUS é usado ainda para auxiliar a guiar procedimentos em tempo real em sala de emergência, aumentando a acurácia do procedimento, a segurança e confiabilidade do médico e a segurança do paciente; ainda permite reduzir custos institucionais e sociais.

 

O Núcleo de Ensino e Expertise em Ultrassom Point-of-Care sumarizou o melhor do conteúdo de seus Cursos de Imersão Avançados em POCUS para criar o WORKSHOP POINT-OF-CARE ou W-POC.US.

O grande diferencial deste workshop é que ele foi escrito e é praticado por Médicos Emergencistas para Médicos Emergencistas.

Seu conteúdo teórico foi extraído de currículos e guidelines internacionais e prático de casos reais, atendidos diariamente por nós em plantões no intra e pré-hospitalar.

              

Objetivos do W-POC.US:

São objetivos do Curso POC.USâ(NEXUS POINT-OF-CARE), no atendimento em Medicina de Emergência intra-hospitalar, prover conhecimento para o uso da ultrassonografia point-of-care nos seguintes temas básicos:

 

PROTOCOLOS POINT-OF-CARE – NEXUS Point-of-Care

Uso racional e focado de Protocolos Ultrassonográficos Focados em Medicina de Emergência: o objetivo deste capítulo é orientar o médico emergencista quanto ao uso racional da ferramenta ultrassom e em paralelo ao contexto clínico do paciente, de forma a aumentar a acurácia do exame físico, a segurança e confiabilidade do médico para tomada de condutas a beira do leito, reduzir a possibilidade de erros de interpretação de imagens e lesões inadvertidas ao paciente e os custos hospitalares através da diminuição de exames de propedêutica desnecessários, ou tempo de internação em CTI.

 

LUNG.US Basic:

Abordagem Ultrassonográfica da Via Aérea em Medicina de Emergência: O manejo das vias aéreas é um dos maiores desafios em medicina de emergência intra-hospitalar.

 

Avaliação Ultrassonográfica Pulmonar:A ultrassonografia pulmonar point-of-care é uma ferramenta fundamental para a realização de diagnósticos diferenciais de insuficiência respiratória aguda; entre as patologias passíveis de diagnóstico por US pulmonar point-of-care destaca-se: pneumotórax agudo/hipertensivo, derrame pleural (septações, empiemas, coleções), síndromes intersticiais, congestivas e infecciosas das mais diversas etiologias.

 

A extensão do exame ultrassonográfico point-of-care pulmonar para o pulmão inclui o diagnóstico diferencial de derrames pleurais de causas clínicas e traumáticas (hemotórax), doenças intersticiais / inflamatórias agudas ou crônicas e diagnóstico diferencial de causas de dispneia.

 

Dados de literatura recente evidenciam que o ultrassom pulmonar é sensível e específico para o diagnóstico de derrame pulmonar intersticial de etiologia cardíaca congestiva, sobrecarga de volume, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), doença pulmonar intersticial e diversas outras doenças. Para o diagnóstico de Pneumotórax a especificidade é próxima de 100%.

  

TRAUM.US Basic:

Avaliação do paciente (poli) traumatizado: Os primeiros registros do uso da ultrassonografia point-of-care no atendimento ao paciente traumatizado em guerras datam da década de 70 na Europa. Em meados dos anos 80, nos Estados Unidos, o uso da ultrassonografia em pacientes traumatizados difundiu-se para o intra-hospitalar e praticamente substituiu o lavado peritoneal diagnóstica (DPL) na maioria dos centros de trauma. 

A extensão do exame FAST para a avaliação do tórax (E-FAST) combina cinco exames concentrados para a detecção de:

 

  • Líquido livre intraperitoneal,
  • Líquido livre pélvico,
  • Líquido livre intrapericárdico (derrame pericárdico com tamponamento),
  • Líquido livre intratorácico (derrame pleural) e
  • Pneumotórax simples e Hipertensivo.

 

  

F.E.C.L.S. Basic

Avaliação Ultrassonográfica Cardíaca e Estados de Choque: A Parada cardiorrespiratória (PCR) é uma situação frequentemente encontrada nos departamentos de emergência intra e pré-hospitalar e unidades de terapia intensiva. Entretanto, a despeito dos esforços heróicos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) as taxas de retorno a circulação espontânea permanecem extremamente baixas.

Portanto a RCP bem-sucedida demanda que as causas potencialmente reversíveis ,5Hs e 5Ts da PCR (Pneumotórax hipertensivo, Embolia pulmonar, Tamponamento cardíaco, Hipovolemia severa/Choque, Infarto Agudo do Miocárdio e Intoxicações) em ritmo não chocável sejam diagnosticadas em tempo hábil, e que a terapêutica adequada a cada caso seja instituída precocemente e de forma segura.

 

L.I.M.A.S. PROTOCOL – FECLS e SHOC.US

Protocolo de uso da Ultrassonografia Focada durante o atendimento a PCR

 

O projeto FoCUS Project Brasil (www.focusprojectbrasil.com.br) tem a missão de validar um novo protocolo de uso da ultrassonografia no atendimento a PCR e choque (L.I.M.A.s. Protocol) através da correlação ultrassonográfica multissitêmica/orgânica para estabelecimento etiológicos das causas potencialmente identificáveis, tratáveis e reversíveis de PCR.

L.I.M.A.s. Protocol, protocolo de pesquisa de ultrassonografia multissitêmica/orgânica na PCR e Choque é um protocolo realizado necessariamente de forma sequencial, lógica e obrigatoriamente em sincronia com o ACLS (para PCR) durante o intervalo/interrupção da RCP de 10 segundos para checagem de ritmo e pulso. Neste caso está indicado apenas* para situações de PCR em ritmo não chocável, isto é, assistolia e ou AESP.

 

 

Metodologia

O W-POC.US é realizado no decorrer de HUM (01) dia, sendo a carga horaria de 08 com emissão de certificado ao final.


>>Temas abordados no W-POC.US:

> Avaliação Pulmonar em sala de emergência,

> Avaliação de Estados de choque e Expansão volêmica guiada por US,

> Parada Cardiorrespiratória (L.I.M.A.S. Protocol – FPB)

> Avaliação de Aorta em seu segmento Abdominal.


Inscreve-se Já e não perca essa oportunidade >>>> VAGAS LIMITADAS

Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Núcleo de Ensino e Expertise em Ultrassom Point-Of-Care

www.nexuspointofcare.com

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.