Apresentação
O
workshop Jornada Design Thinking apresenta a história e os conceitos que
suportam a abordagem Design Thinking, trabalhando os valores da empatia,
colaboração e experimentação através do uso e aplicação de ferramentas que
apoiam a execução das cinco fases (Empatia, Definição, Ideação, Prototipação e
Teste) necessárias para execução do modelo em projetos de Inovação e que visam
resolver problemas complexos tendo o ser humano como centro do estudo.
Objetivo
- Apresentar
a abordagem Design Thinking para as pessoas que não tiveram nenhum ou pouco
contato com o modelo;
- Trabalhar
as ferramentas de maneira prática para facilitar o entendimento do modelo;
- Apresentar
e compartilhar cases que demonstram os resultados alcançados com o uso do
Design Thinking.
- Estimular
o trabalho em equipe e de forma multidisciplinar;
- Conectar
o participante com os conceitos aprender fazendo e prototipe cedo e sempre.
Metodologia
História
do Design Thinking:
- Apresentamos
onde tudo começou. Iniciando pela escola Bauhaus até chegar nos anos 90 com a
criação da Ideo, uma das maiores consultorias de inovação do mundo.
- Apresentamos
as primeiras escolas focadas no Design Thinkign. A chegada no Brasil e quando a
abordagem começa a ser apresentada na mídia especializada.
Modelo
Design Thinking:
- Apresentamos
o modelo Design Thinking originado na DSchool em Stanford com as suas cinco
fases (Empatia, Definição, Ideação, Prototipação e Teste/Apresentação).
- Compreendemos
os valores da empatia, colaboração e experimentação que são os pilares de
sustentação da abordagem.
- Compartilhamos
cases de empresas no Brasil e no mundo que fazem uso da abordagem com objetivo
de gerar inovação centrada no ser humano.
Setup
do Workshop:
- Compartilhamos
a importância/necessidade de ter um desafio para nortear o workshop e
criar/validar um desafio com todos os participantes.
- Aplicamos
a ferramenta Matriz CSD (certezas, suposições e dúvidas) para o desafio que
será trabalhado.
Fase
Empatia:
- Explicamos
o que é empatia, demonstrando através de vídeos e casos reais e realizando a
dinâmica do contraponto para que eles possam vivenciar na prática o que é
empatia, além de deixar claro que nessa fase iniciamos o primeiro ciclo de
pensamento divergente, onde ele irá coletar a maior quantidade possível de
informações.
- Apresentamos
as ferramentas que podem suportar a fase: guia de entrevistas, entrevistas,
observação e um dia na vida do usuário.
- Aplicamos
na prática a ferramenta guia de entrevistas, onde ele será orientado a elaborar
um roteiro para uma entrevista de 10 minutos de duração.
- Realizamos
a entrevista em pares, onde uma pessoa gera empatia com o entrevistado fazendo
uma conversa descontraída e o outro registra as informações (verbais e não
verbais).
Fase
Definição:
- Explicamos
que essa fase tem como foco convergir e revisitar o desafio original para
entender se ele ainda está aderente a realidade dos entrevistados.
- Apresentamos
as ferramentas que podem suportar essa fase: download das entrevistas, diagrama
de afinidade, mapa da empatia e jornada do usuário.
- Compartilhamos
as informações coletadas nas entrevistas utilizando a ferramenta download das
entrevistas.
- Revalidamos
o desafio inicial, com objetivo de avaliar se ele ainda permanece aderente a
realidade do usuário, pós entrevistas.
- Criamos
personas utilizando as informações compartilhadas das entrevistas e combinadas
com a ferramenta mapa da empatia.
- Identificamos
e registrar a jornada atual do usuário, com objetivo de identificar
oportunidades de melhoria no serviço ou produto que está sendo tratado.
Fase
de Ideação:
- Explicamos
que essa fase tem como foco iniciar o segundo ciclo de pensamento divergente e
que o objetivo aqui é gerar a maior quantidade de ideias dentro de um tempo
determinado, quantidade e não qualidade.
- Apresentamos
as ferramentas que podem suportar essa fase: brainstorm, gamestorming,
cocriação, priorização.
- Geramos
ideias de maneira individual com um tempo pré-determinado, buscando a maior
quantidade de ideias possíveis.
- Cocriamos
as ideias, ou seja, trabalhar o valor da colaboração, onde eles poderão
compartilhar suas ideias e ainda terão a oportunidade de ouvir as ideias da
pessoa ao lado com objetivo de melhorar essas ideias através de sugestões ou
insights.
- Priorizamos
em grupo, buscando consenso de todos de qual ideia que o grupo gerou apresenta
o maior nível de relevância para o usuário e simplicidade para criar um
protótipo.
Fase
de Prototipação:
- Explicamos
que essa fase tem como objetivo tirar as ideias do papel, para que os usuários
possam vivenciar e experimentar a solução que o grupo propõe para gerar inovação
e resolver o desafio proposto. Ela encerra o ciclo com pensamento convergente,
já que devido ao tempo e foco não é recomendável que se crie protótipo de todas
as ideias que o grupo gerou nesse momento.
- Apresentamos
as ferramentas que podem suportar essa fase: storyboard, role play, wireframe,
mockup e aplicativos que ajudam na prototipação.
- Selecionamos
uma ideia relevante e simples de prototipar e iniciar o processo de
prototipagem.
Fase
de Teste/Apresentação:
- Explicamos
que a fase de teste/apresentação tem como principal missão compartilhar para o
usuário a solução que foi gerada com foco em resolver o problema que ele está
vivenciado e coletar feedback dele, para ajudar o time a melhorar e gerar uma
v2 do protótipo.
- Apresentamos
as ferramentas que podem suportar essa fase: Roteiro de Pitch, Feedback Capture
Grid e I like, I wish, what if.
- Apresentamos
a ideia para os demais participantes, utilizando o roteiro de pitch respondendo
às perguntas: Para quem estou trabalhando? Qual problema estou resolvendo? E
como estou resolvendo?
- Damos
feedback os demais participantes podem dar feedback por um tempo determinado do
que eles sugerem melhorar ou alterar.
Para
quem
Este workshop foi desenhado para todas as pessoas que desejam conhecer a
abordagem que vem ajudando pessoas e empresas a gerarem produtos e serviços de
maneira inovadora tendo como centro do estudo o ser humano, através da
aplicação dos valores da empatia, colaboração e experimentação.
Duração e Materiais
- Serão 2 noites 7h de duração total (Terças e Quintas-feiras)
- Kit de ferramentas
- Gravação do ZOOM
- Guia de Aplicação das Ferramentas
- Certificado