07 jun - 2025 • 08:30 > 07 jun - 2025 • 12:30
07 jun - 2025 • 08:30 > 07 jun - 2025 • 12:30
Objetivo
Apresentar estratégias terapêutico-ocupacionais aplicáveis no cotidiano de pessoas com demência, com foco na prática clínica: como adaptar, estimular, organizar e promover ocupações significativas em diferentes contextos.
Público-alvo
Estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional que atuam ou desejam atuar com pessoas com demência em diferentes contextos, e buscam ferramentas práticas para qualificar suas intervenções.
Cronograma
Bloco 1 – Tornar possível: estratégias para promover participação
Compreendendo as demências
Reabilitação cognitiva funcional
Como adaptar atividades cotidianas para manter engajamento e autonomia
Atividades de lazer e ocupações significativas com sentido para a pessoa
Bloco 2 – Estruturar para sustentar: rotinas, ambientes e apoio ao cuidador
Estruturação de rotinas de acordo com a pessoa, sua família e seu contexto
Modificações no ambiente físico que favorecem o desempenho
Comunicação com cuidadores: o que orientar, como ensinar
Estratégias para ILPIs e para o domicílio: semelhanças e diferenças
Bloco 3 – Agir com criatividade em situações desafiadoras
O que fazer em casos de agitação, recusa, apatia ou desorganização
Estratégias para promover vínculo e segurança terapêutica
Casos clínicos com análise da intervenção da TO
Diferenciais do Workshop
Workshop técnico-prático de 3h
Ênfase na Intervenção terapêutico-ocupacional no cotidiano
Conhecimento aplicável e didático
Para estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional
Diversidade de cenários: Domicílio e ILPI
Exemplos práticos
Momento de trocas com os participantes
Ministrantes:
Barbara Cabral é terapeuta ocupacional, doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG com período na Western Sydney University, Austrália. É especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Associada da Abrato/MG e da Cuidadosa. Docente do curso de especialização em Gerontologia da PUC Minas, coordenadora do setor de terapia ocupacional do Grupo de Pesquisa em Neurologia Cognitiva e do Comportamento da UFMG, e servidora pública da UFMG
Larissa Moreira é Terapeuta Ocupacional pela UFMG e pós-graduada em Saúde do Idoso pela Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG. É especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Membra do Conselho Fiscal da ABRATO-MG (2023-2026). Docente do curso de Terapia Ocupacional da Univale. Possui experiência na área da Gerontologia em ambiente domiciliar, clínico e de ILPI.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Associação dos Profissionais de Terapia Ocupacional ATOMINAS
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.