18 mar - 2024 • 19:30 > 18 mar - 2024 • 22:00
18 mar - 2024 • 19:30 > 18 mar - 2024 • 22:00
Estamos de volta em março, com vagas limitadas!
Serão sete aulas no total, via Zoom, sempre às segundas, nos dias 18 e 25 de março; 1°, 8, 15, 22 e 29 de abril; das 19h30 às 22h. Todas as aulas ficarão gravadas e disponíveis por seis meses contados após o final do curso.
sinopse do curso
VULNERÁVEIS VENCEREMOS: a construção de heroínas humanas é um curso autoral, concebido pela roteirista e escritora Manuela Cantuária, que se aprofunda na questão da representação feminina e no processo de criação de heroínas multidimensionais - fugindo da falsa oposição entre os dois clichês que ainda assombram as narrativas: a "mocinha frágil" e "a protagonista forte" .
Com referências que passam pela mitologia grega, contos de fadas, clássicos do cinema e sucessos contemporâneos da TV e da literatura, o conteúdo parte de uma pesquisa aprofundada que compila estereótipos e arquétipos femininos predominantes na ficção, analisando seus impactos sociais e subjetivos.
Voltadas para roteiristas, escritores, diretores, criadores de conteúdo e profissionais da área do audiovisual e da dramaturgia, as aulas oferecem ferramentas teóricas e criativas para dar vida a personagens autênticas. Apesar de ser um curso de roteiro avançado, o conteúdo tem atraído um público cada vez mais amplo, interessado no resgate da perspectiva feminina sobre a História e as narrativas.
É impossível falar de representação feminina sem falar de opressão de gênero. É por isso que a maioria das personagens femininas ainda são estereotipadas e que esse curso precisa existir. O conteúdo parte do conceito de imagens de controle, criado por Patricia Collins, para mapear estereótipos de grupos oprimidos e apontar caminhos para combatê-los.
Identificadas essas armadilhas, as aulas se voltam para a construção de heroínas complexas, com foco na subjetividade feminina, passando por conceitos básicos da psicologia junguiana - como sombra, persona e arquétipo -, análises de heroínas transgressoras, métodos de criação de personagens e modelos arcos dramáticos voltados para personagens femininas.
Não precisamos de mais "protagonistas femininas fortes". Precisamos de protagonistas complexas, humanas, transgressoras e vulneráveis, que provoquem a identificação do público. A criação de narrativas protagonizadas por mulheres exige um mergulho nas contradições internas da personagem para entender sua vulnerabilidade e consequentemente, seu poder.
bio da autora
Roteirista e escritora, Manuela Cantuária trabalha com criação e desenvolvimento de projetos para TV, streaming, cinema e internet. Assina uma coluna na Folha de S. Paulo, no Caderno Ilustrada. É criadora da primeira série original da Paramount+ no Brasil, "As Seguidoras". Cursou o TV Writing Intensive Program da Universidade de Columbia.
programação
AULA 1 | a mulher-imagem | 18 de março
A representação feminina como mecanismo de dominação patriarcal. Conceito de imagem de controle. Análise de estereótipos predominantes e seus impactos sociais e subjetivos. Identificação de armadilhas do processo de criação de personagens femininas.
AULA 2 | autodefinição da mulher negra | 25 de março
Em parceria com Mariana Paiva*.
A questão da representação e da autodefinição da mulher negra na ficção. Análise de imagens de controle predominantes e de personagens femininas negras complexas.
AULA 3 | o mito de Cassandra | 1° de abril
Consciência patriarcal, pensamento binário e descredibilização do feminino. De objeto a sujeito: equilibrando relações de poder nas narrativas.
AULA 4 | encontro com a sombra | 8 de abril
O sombrio feminino, o inconsciente nas narrativas, e a base de todos os arquétipos femininos: A Primeira Mulher. Jornada feminina e tomada de poder pessoal.
AULA 5 | linguagem simbólica | 15 de abril
Elementos sutis e padrões arquetípicos como veículo dramatúrgico e seus impactos emocionais. Fixando o conceito de sombra em mitos e contos de fadas para depois identificá-lo em narrativas consideradas mais complexas.
AULA 6 | mulheres indomáveis | 22 de abril
Análise de personagens complexas - parte I. Sombra das personagens, métodos de construção da protagonista e de suas relações de complementaridade/oposição: coadjuvantes e antagonistas.
AULA 7 | criação e destruição | 29 de abril
Em parceria com Mariana Paiva*.
Análise de personagens complexas - parte II. Arco dramático superficial e profundo, jornada de desenvolvimento interno, tabus e amizade feminina.
*professora convidada
Mariana Paiva é roteirista, escritora e criadora de conteúdo multiplataforma. Mestre em Mídia e Cultura (UFG), faz parte da liderança do Comitê de Equidade da ABRA (Associação Brasileira de Roteiristas Autores).
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail:
…ou nos siga em nosso perfil do IG:
No vídeo abaixo, algumas imagens analisadas nas aulas 1 e 2:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Manuela Cantuária
Roteirista e escritora, Manuela Cantuária trabalha com criação e desenvolvimento de projetos para TV, plataformas de streaming, cinema e internet. Assina uma coluna na Folha de S. Paulo, no Caderno Ilustrada. É criadora da primeira série original da Paramount+ no Brasil, "As Seguidoras". Cursou o TV Writing Intensive Program da Universidade de Columbia.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.