Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Vídeo Avatar - Oficina de Reciclagem de Mídias

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Vídeo Avatar - Oficina de Reciclagem de Mídias

20 set - 2022 • 18:30 > 22 set - 2022 • 20:30

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

Vídeo Avatar - Oficina de Reciclagem de Mídias, com  Ж

ONLINE: Dias 20, 21 e 22 de setembro, das 18h30 às 20h30

Público-alvo: Educadores, artistas e público das artes em geral.

Ж (São Paulo, 1983): Filme-designer, educador e programador. Sua prática tem caráter inter e transdisciplinar, está orientada pela reinserção socioambiental do artista. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em museus, galerias e mostras individuais- La Darsena - Buenos Aires; Sala Nordeste-Recife; Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (c/ Carla Lombardo) e coletivas (selecionadas) SFMoma - Cinemateque (Crossroads 2018)-São Francisco; Pantalla Global CCCB-Barcelona e Museo San Telmo -San Sebastián; Ultima Frontera/ Last Frontier - EAC (Espacio de Arte Contemporaneo) - Montevideo e CantorGallery- Massachusetts; 13 Bienal de Artes Mediales (Temblor)-Santiago; Berwick Film & Media Festival- Berwick; Microscope Gallery (Present to Jonas)-Nova Iorque; Blitz#27: Ж Economía/Ecologia- Zumzeig Cinema-Barcelona; Pungnant fIlm series -Atenas; 19 Fest CurtasBH- Belo Horizonte; 13 CineOP-Ouro Preto; CCEG- Centro Cultural Cultural España-Ciudad Guatemala; PC EXPERIENCE- Casa das Rosas- São Paulo;Bienal SUr- Argentina; Dobra Festival Intern.do Cinema Experimental- Cinemateca MAM- Rio de Janeiro, Revista ArtContexto (Entre Arte e Ciência,2015), entre outros. Como educador coordenou o projeto Fazer o Mundo Fazendo Vídeo (2014-2016) patrocinado pela Petrobrás, a ação formativa SSS- South Small Sister (prêmio Public Air Space); trabalhou junto aos Guarani Mbyas -Filme e mídia menor (Ventana a la BioDiversidad/Ibercultura Viva); Filmagem e Revelação em Super-8mm na Casa Ranzini; Monstrópolis - Ilha de Páscoa-Rapa Nui (Toki/Ventana a la Diversidad),co-coordenou (Artista Articulador de Área) o Programa Vocacional e Piá (Secretaria deCultura- Prefeitura de São Paulo) entre outros. E como programador atuou no Dobra-Festival Internacional do Cinema Experimental; Mostra Sociambiental de FIlmes; Cineclube Imagem-Pensamento e no NOOSFERA +. Em 2019 programou VIVA JONAS! Homenagem a Jonas Mekas no CCBB-SP e Cinemateca -MAM-Rio, também coordenou a publicação dos poemas de Mekas em português e espanhol (Diarias, .txt texto de cinema,2019). Em 2020 recebe o prêmio Aldir Blanc para a realização do filme: Rema nascentes e em 2021 o prêmio Itaú- Rumos para a pesquisa-ação: Cinemáquina.

SOBRE A OFICINA:

Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose. A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e memético próprio deles. Faremos isso num misto reflexão e criação de mídias (colagens, gifs e vídeos) a partir da re-combinação, da mistura e do remix de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc). Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele (e o dos jovens) e nas informações que consumimos diariamente. Podemos fazer um filme sem câmera? O que a mídia diz sobre os jovens? As imagens que mostram na televisão/internet nos (lhes)representam? Visando responder a essas perguntas, mas também criar outras, é que propomos a oficina Vídeo Avatar. A oficina de 3 encontros tem um perfil teórico-prático e pretende refletir sobre o mundo-mídia em que vivemos.

Descrição da Atividade: Encontro 1 - Arquivo-Vivo Apresentação teórica da noção de subjetividade, mídia e cultura do remix, com foco no cinema experimental de found footage, mas com passagens pelas artes visuais (ready-made, collage) e os memes. Logo cada participante é convidado a mostrar uma imagem, vídeo ou música que gosta e outra que não gosta ao grupo e dizer os motivos da decisão. Objetivo: Conhecer o repertório dos educadores/educandos, bem como descobrir as eventuais afinidades entre os participantes. Encontro 2 - Corpos Esquisitos Refletiremos brevemente sobre a questão climática e as produções artísticas e científicas que elaboram sobre esse momento. Os conceitos de Antropoceno, Chthuloceno e Capitaloceno serão brevemente apresentados bem como, o de espécies companheiras e ‘simbiogênesis”. Logo partiremos para um pequeno exercício manual, feito com recortes de revistas, sugeriremos a criação de colagens que representem seres imaginários. A proposta é estimular a imaginação de seres que cruzem gêneros, raças e espécies. Logo, partiremos para a coleta de vídeos que nos sirvam para performar as identidades/existências imaginadas nas colagens. Objetivo: Refletir com a prática, sobre a capacidade dos meios de comunicação massivos e pós-massivos de sugerir/interferir nas nossas decisões intimas, nas construções subjetivas. Orientar um sentido possível para a descolonização da subjetividade e do reconhecimento da potência da singularidade no presente em crise.

Encontro 3- Falsos vizinhos

Nesse encontro trataremos do processo de mútua afetação entre território, cultura e subjetividade. Logo de uma breve reflexão crítica, se sugere a criação de cartografias imaginárias, mapas e percursos que exercitem o pensamento critico em relação ao direito a cidade, as desigualdades, as formas de habitar e sentir os espaços públicos da cidade. Usando as imagens do Google maps como fonte a proposta é a apropriação das dinâmicas da urbe para a construção de narrativas, espaços e cartografias imaginárias.

Objetivo: Discutir os tratamentos, arquitetura e acessos aos diferentes espaços da cidade a fim de pensar e a circulação de bens, serviços e pessoas nas diferentes partes das cidades. Pensar numa nova forma de habitar os ambientes em que os educandos vivem, mas também coloca-los em lugares dos quais apenas escutaram falar ou sonham em ir é um dos objetivos do exercício.


Materiais: Os/as participantes devem ter acesso a internet desde um computador. Um dos exercícios será feito com papel, tesoura, cola, revistas e jornais velhos.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

MAMAM Recife

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora