Login
O evento já encerrou...
VIDA DO LIVRO 22 - Uma jornada para leitores, profissionais e curiosos
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 10x

VIDA DO LIVRO 22 - Uma jornada para leitores, profissionais e curiosos

8 set - 2022 • 19:30 > 29 set - 2022 • 22:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Vida do Livro é o curso online perfeito para você que quer conhecer os segredos por trás do mercado editorial. O curso vai ensinar e detalhar todas as etapas da produção de um livro e debater o universo que o orbita, da concepção à comercialização, e horizontes para o futuro.

Criado originalmente em 2015, Vida do Livro já teve mais de dez turmas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e formou mais de 1.000 alunos, sempre com o intuito de desmistificar os bastidores da indústria livreira e impulsionar uma forma atenciosa, com foco no leitor, de pensar o processo da produção editorial, divulgação e comercialização.

O conteúdo é voltado para aqueles que já atuam no mercado, para os que querem se inserir nesse meio e, ainda, para autores que desejam entender melhor as engrenagens editoriais, se autopublicar ou submeter seus livros a editores e agentes. Além disso, o curso também é útil para profissionais que queiram construir suas editoras, projetos relacionados, criar conteúdo sobre livros ou apenas leitores apaixonados pelo universo literário.

Com uma abordagem direta e transparente, o intuito é preparar você para entender a realidade desse mercado, com seus pontos positivos e negativos. Além disso, conectar todas as áreas de atuação para que, ao ver o cenário como um todo, as partes ganhem novos sentidos e possibilidades.

Serão 4 aulas online e ao vivo – através do aplicativo Zoom –, com a duração de 2h30 cada, e mais 24 palestras inéditas gravadas com profissionais experientes, cobrindo com diferentes vozes e opiniões um panorama do mundo dos livros. Ao todo, você terá acesso a 28 aulas com certificado de participação.


Primeiro encontro: DA IDEIA | O que te instiga a fazer um livro?

No primeiro encontro, pensaremos onde os livros moram e tentaremos entender que eles normalmente fazem parte de um projeto maior, seja do autor, da editora ou de uma empresa. Qual é a lógica dos negócios editoriais e quais são os processos para iniciá-los e compreendê-los? Seguiremos também os passos detalhados e práticos de um editor de aquisição para entender, a partir do contexto do mercado, como os projetos dão seus primeiros passos: o contato de editores com agentes, autores, empresas e scouts.

Segundo encontro: COMO FAZER | A história vende por si só?

Cada escolha de publicar um título é potencializada e ganha novas camadas de interpretação por uma série de escolhas do editor: formato do livro, tradução, projeto gráfico, capa e aparatos. Inclusive, uma vez dominados, esses processos passam a influenciar na decisão do que se publica. Tomá-la de forma consciente é essencial e pode fazer a diferença entre um projeto de sucesso e outro que ficará esquecido. Cada uma dessas etapas será esmiuçada com exemplos reais, contato com profissionais das áreas e valores.

Terceiro encontro: SOBRE CONVERSAR E VENDER | Como levar o livro ao leitor?

Já dizia o poeta: um livro na gaveta não adianta nada, lugar de poesia é na calçada. Então, como podemos fazer com que os livros que editamos, escrevemos e nos quais acreditamos cheguem de fato aos leitores e às ruas? Nessa aula, falaremos sobre como o marketing, a comunicação e a distribuição comercial passaram por mudanças drásticas na última década e o que é possível fazer hoje. Do contato com livrarias às redes sociais, o mapeamento sobre como essa conversa se estabelece com o seu público é também parte vital de se tomar boas escolhas no processo editorial e de aquisição.

Quarto encontro: O QUE VEM DEPOIS? | Os próximos passos do mercado

Após quase uma década de queda em vendas, tivemos um momento diferente durante a pandemia, mas já há dúvidas se voltamos a uma tendência negativa. Nos últimos anos, grandes redes fecharam, pequenas livrarias abriram, os audiobooks chegaram com força e o e-commerce ganhou uma relevância sem precedentes. Com as mudanças pós-digitais, e cientes do processo como um todo e de suas dificuldades, entramos aqui em um debate sobre quais seriam possíveis soluções e caminhos para nosso mercado extrapolar o que vem sendo feito em forma, produto, marketing, comunicação e comercial.




Confira o descritivo completo de todas as aulas gravadas no site Vida do Livro 2022.


Primeiro encontro ao vivo: 08 de setembro de 2022 (quinta-feira), 19h30 - 22h.

Segundo encontro ao vivo: 15 de setembro de 2022 (quinta-feira), 19h30 - 22h.

Terceiro encontro ao vivo: 22 de setembro de 2022 (quinta-feira), 19h30 - 22h.

Quarto encontro ao vivo: 29 de setembro de 2022 (quinta-feira), 19h30 - 22h.

Aulas gravadas: Acesso durante o período das aulas ao vivo e por mais 3 meses após o fim do curso. Assista quando e onde quiser.


Vida do Livro é o curso que você busca caso queira conhecer os segredos por trás do mercado do livro. Seja você leitor, autor, curioso, profissional ou alguém com interesse de negócios na área, Vida do Livro cobre todas as frentes, desde a concepção de um título até ele estar no mercado e além!

O que o curso não é:

Vida do Livro não é um curso técnico, então falaremos de tudo, mas não teremos aprofundamento prático sobre como escrever, traduzir, diagramar, coordenar um livro etc.

Também não falaremos sobre livros didáticos, que têm lógicas próprias e diferentes.

O intuito do curso é apresentar o cenário completo para você entender quais são suas possibilidades de atuação e se aprofundar sabendo do todo! Se tiver qualquer dúvida sobre o conteúdo, por favor, entre em contato conosco <3


Daniel Lameira é editor, diretor criativo e consultor para o mercado editorial. É um dos fundadores da Antofágica e está há sete anos à frente da direção editorial da Aleph, além de ter passado por casas como Intrínseca, Novo Século e LeYa, FNAC e Livraria da Vila. Vencedor do prêmio Rising Star (2015), que teve apoio da Feira do Livro de Frankfurt em parceria com SNEL e PublishNews, figura no livro 100 nomes da edição no Brasil como um dos Editores do Futuro. Em 2015, criou o curso Vida do Livro, que desde então já formou mais de 1.000 alunos.


"Não é exagero nenhum dizer que o jeito como encaro o mercado mudou depois de fazer a Vida do Livro. É como se eu antes tivesse uma visão muito próxima de pequenos pedacinhos do processo editorial, mas não conseguisse enxergar muito bem como eles se ligavam. O curso me levou até a estratosfera, me deu uma noção ampla do todo e depois fez mergulhos mais pontuais em assuntos específicos. Além disso, aprendi coisas que nunca vi ensinarem em nenhum outro lugar por aí — principalmente porque ele não é só um compilado de ensinamentos teóricos, mas também uma junção de pontos de vista e experiências de pessoas que trabalham diretamente com várias fases da vida do livro." — Jana Bianchi

"Em dois anos de faculdade de Produção Editorial eu não tive um contato tão intenso com as etapas de produção do livro quanto eu tive nesse curso. A Vida do Livro abriu meus olhos para como o mercado editorial funciona na prática e me deu um vislumbre do que posso esperar e almejar na profissão. Foi uma experiência incrível!" — Mayara Kelly

"Essencial para que eu entendesse o funcionamento, a realidade e as possibilidades do mercado editorial de forma ampla, honesta e completa. Recomendo para todo mundo!" — Luizza Milczanowski

"A experiência do curso é profundamente transformadora, daquelas de movimentar os sonhos, de chamar para a ação, de provocar o desejo pela concretude, de fazer o convite para refletir e exercitar possibilidades. O Daniel é dessas pessoas de quem a gente quer estar perto na vida. Deixa um pouco de si em tudo o que faz, é autêntico, visionário e tem uma capacidade linda de transmitir inúmeros saberes com a mesma medida de clareza, competência, leveza e generosidade." — Ana Moura

"Obtive um olhar amplo e racional do processo e saí ainda mais apaixonada pela parte visual. A aula sobre a parte criativa da produção foi um daqueles momentos de explodir a cabeça com que vez ou outra nos deparamos nos melhores enredos." — Barbara Barros


O curso é online?

Sim, esta edição da Vida do Livro será 100% online! Você poderá acompanhar as aulas de qualquer lugar e participar do grupo de alunos.

Nunca trabalhei no mercado editorial. Vou ficar perdido?

Não! O curso possui linguagem acessível a qualquer pessoa, tenha experiência ou familiaridade com o mercado editorial ou não. Além disso, as aulas contarão com material de apoio explicando os principais termos e conceitos abordados. Boa parte dos alunos também são leitores apaixonados, curiosos por saber mais.

Quero me especializar em uma etapa específica da cadeia do livro. Preciso fazer um curso tão amplo?

Ter a visão do processo como um todo faz muita diferença mesmo para profissionais especializados. Dessa forma, você não apenas conhecerá os caminhos que o mercado oferece, mas também vai se relacionar melhor com outras áreas e ter mais ferramentas e argumentos para executar sua especialidade, para fechar novos negócios ou para desenvolver sua carreira.

Sou um autor independente. O curso vai me ajudar?

Sim e não. Esse curso não é um curso sobre escrita, roteiro e estrutura narrativa. Mas entender o funcionamento do mercado é essencial para conhecer as possibilidades de publicação, saber como abordar editoras e planejar a carreira na área, entre outros aspectos abordados no curso.

Já trabalho no mercado editorial e tenho o conhecimento básico. Vou tirar algo novo do curso?

Olha, eu acredito que sim! Além de ter contato com outras visões, de pessoas com experiências diferentes da sua, você também vai ouvir algumas das vozes mais renomadas do mercado opinando e explicando o que as motiva a fazer o que fazem.

Já fiz outra edição online do curso Vida do Livro. Vale a pena fazer novamente?

Sim! Esta nova edição da Vida do Livro conta com 24 aulas inéditas, gravadas com profissionais reconhecidos no mercado editorial, além de possibilitar novas trocas com o professor e com os demais participantes. Entre em contato conosco para receber um cupom de desconto especial para ex-alunos.

Não conseguirei acompanhar as aulas ao vivo. Elas vão ficar gravadas?

Sim, e você poderá acessá-las quando e onde quiser durante 3 meses após o fim do curso.

Por quanto tempo poderei acessar o material do curso?

Você terá acesso à gravação das aulas ao vivo e das 24 aulas com profissionais da área por 3 meses após o fim do curso.

Haverá grupo de conversa e discussão entre alunos?

Sim, teremos um grupo no WhatsApp especial para os inscritos. Adicionaremos você a partir do celular informado no momento da inscrição.

O curso emite certificado?

Sim. O certificado será emitido com o nome informado por você ao inscrever-se no curso.

Quando haverá outras turmas?

Espero conseguir organizar o curso e a minha vida para ele acontecer uma vez por ano, mas não consigo garantir. <3

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

VIDA DO LIVRO 22 - Uma jornada para leitores, profissionais e curiosos

Daniel Lameira

Um dos principais editores e consultores editoriais do país, com experiência em casas como Intrínseca e LeYa, Daniel atualmente é cofundador da Antofágica, editora focada em clássicos, além de estar, há cinco anos, à frente da área editorial da Aleph. Como consultor atendeu diversas empresas como Omelete, CCXP, TAG Livros e Contexto.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 10x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.