Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
VI Encontro Paranaense de Bibliotecários: Sonhos e Realizações em Época de Crise: O trabalho não par
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

VI Encontro Paranaense de Bibliotecários: Sonhos e Realizações em Época de Crise: O trabalho não par

24 nov - 2021 • 14:00 > 25 nov - 2021 • 16:30

Evento Online via Ead da UEPG

Descrição

As dificuldades enfrentadas a partir de 2020, devido ao início da pandemia, até os dias de hoje são inúmeras. Muitos perderam seus entes queridos para a Covid-19, seus empregos, sua saúde física e emocional. Muitos colegas continuaram trabalhando presencialmente e outros em casa. Ninguém parou totalmente. Muitos projetos foram criados para dar suporte às suas comunidades com intuito de amenizar a dor do próximo.

O trabalho não parou, continuamos trabalhando e lutando por dias melhores. No meio desse caos em 2020 tivemos que cancelar o evento presencial para acontecer em 2021, mas, diantes da pandemia ainda estar presente em nosso dia a dia, transferirmos, mais uma vez, para 2022.

Mas nosso sonho também continua e por isso, organizamos para 2021 o VI Encontro Paranaense de Bibliotecários, mas de maneira online, gratuito e com emissão de certificado.

 

Participe desse sonho e desta realização, se inscreva.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

ABERTURA 24/11 das 14h às 15h

Dra. Flávia Maria Bastos

Tema da palestra: ORCID e seus benefícios para comunidade bibliotecária e científica

Sobre o palestranteCoordenadora Geral de Bibliotecas na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".


Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília (1995), mestrado e doutorado em Ciência da Informação (linha de pesquisa Informação e Tecnologia ) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Campus Marília. Desde 1996 atua como bibliotecária da Coordenadoria Geral de Bibliotecas na implantação de tecnologias para Rede de Bibliotecas da Unesp, atualmente é Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e Coordenadora Executiva do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional da Unesp (GRI-Unesp). Atuou como docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da UNIRIO (2014 a 2017) e no Curso de Pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação e Bibliotecas Escolares, na Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC), em Santo André/SP ministrou as seguintes disciplinas: Bibliotecas Virtuais, Gestão de Automação de Unidades de Informação, Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Informatização de Bibliotecas Escolares. Tem experiência na área de Gestão de Bibliotecas, Repositórios Institucionais, Curadoria de dados acadêmicos e científicos, Automação de Bibliotecas e Preservação Digital. Seus temas preferenciais são: bibliotecas digitais, automação de bibliotecas, sistemas de gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas colaborativas, ciência aberta, big data e repositório institucional e de dados. ORCID: 0000-0003-1028-3596


24/11 das 15h às 16h30

Prof. Dr. Benjamin Luiz Franklin

Tema da palestra: A RECUSA À ESCASSEZ: a universalização da biblioteca escolar e a tensão entre o digital e a Lei de Direitos Autorais


Doutor pelo programa de Engenharia e Gestão de Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista (1996) e mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2001). MBA em Ciência de Dados pelo IGTI (2018). Professor associado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no departamento de Ciência da Informação, desde 2011. Participou do programa de monitoramento ambiental e alertas para eventos extremos por Inteligência Artificial da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) entre 2001 e 2009. Coordena o projeto de monitoramento e alertas de Ativos Financeiros, pesquisa Análise Computacional de Conteúdo (Ciência de Dados aplicada à Pesquisa Social) na Universidade Estadual de Londrina, onde coordena também o projeto Biblioteca Comum, que incrementa o acervo digital de Bibliotecas Escolares com Recursos Educacionais Abertos, além do Laboratório de Tecnologias Abertas aplicadas à Ciência da Informação.

25/11 das 14h às 15h

Tiago Hakiy 

Tema da palestra: Um diálogo sobre literatura indígena com  bibliotecário indgena Tiago Hakiy

Sobre o palestrante


Graduado em Biblioteconomia pela  Universidade Federal do Amazonas. Participa de projetos relacionados à cultura indígena junto ao Instituto UKA. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Clube Literário do Amazonas.

É poeta, escritor, bibliotecário e contador de histórias tradicionais indígenas, nasceu no município de Barreirinha estado do Amazonas, no coração da floresta amazônica, à margem de um maravilhoso rio, cheio de belas praias chamado Rio Andirá. Viaja por vários lugares do Brasil, participando de eventos literários, para divulgar a cultura indígena e a literatura que nasce no coração da floresta. 

25/11 das 15h às 16h30

Profa. Dra. Cristiane Gonçalves de Souza

Tema da palestra: Sonhos e Realizações em Época de Crise, o trabalho não para: Relato da Elaboração do Manual de Normalização Bibliográfica Para trabalhos científicos na língua Guarani e Kaingang

Sobre a palestrante Cristiane


Doutora em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Graduação em Serviço Social também pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e Especialista em Gestão Pública.  Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UEPG. Realiza pesquisas nos seguintes temas: assistência social, políticas sociais, prática profissional interdisciplinar, processos pedagógicos. Pesquisadora do Núcleo de Estudos  e Pesquisas: Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais do programa de pós graduação em ciências sociais aplicadas da UEPG. Realiza pós doc na UEL e atua como professora colaboradora no programa de pós-graduação em Serviço Social e Política Social. Conselheira na gestão 2020-2023 do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR).

Profa. Dra. Letícia Fraga

Tema da palestra: Sonhos e Realizações em Época de Crise, o trabalho não para: Relato da Elaboração do Manual de Normalização Bibliográfica Para trabalhos científicos na língua Guarani e Kaingang

Sobre a palestrante Letícia


Licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente sou professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa e atuo nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem, na mesma instituição. Tenho experiência na área de Linguística Aplicada e oriento trabalhos nos seguintes temas: pluralidade/diversidade linguística; ensino de língua e políticas linguísticas em contextos sociolinguisticamente complexos; formação inicial e continuada de professores de língua; educação (escolar) indígena. 

Com participação

Bibliotecária Eunice Silva de Novais, atual diretora da Biblioteca Universitária Prof. Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (1995), bibliotecária da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1996, com especialização na área de Educação Especial pela UEPG/IBAC E em Marketing pela UEPG.

Daniele Aparecida Marcondes Krueger

Discente da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Paraná, cursando o 4º ano do Curso de Serviço Social, colaboradora Externa no Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina – UEL, atualmente Extensionista do Projeto de Extensão Universitária da UEPG: Internacionalização, Cidadania, e Direitos Humanos – INTERMIG,  foi estagiária da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE UEPG  entre os anos de 2019 a 2020, formada no Curso de Técnica de Enfermagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Rosilene Gynprag Abreu

Discente do curso de Pedagogia da UEPG. Tradução para Kaingang.  

Alexandre Kuaray de Quadros

Licenciado em Licenciatura em Geografia em 2018 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos da linguagem (UEPG). Indígena da Etnia Guarani Mbya, da Terra Indígena Rio das Cobras no Paraná.


Evento 100% online e com emissão de certificado
Este evento acontecerá via Youtube. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização na semana do evento.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Encontro Paranaense de Bibliotecários

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.