VEJA FLORES EM VOCÊ E DESPERTE SUA MELHOR VERSÃO
ATIVIDADE: Fazer um autorretrato estilizado com flores.
OBJETIVO: Desenvolver a autoestima, desmistificar padrões de beleza e motivar a criação e evolução de estilo pessoal na Arte e na vida.
DESENVOLVIMENTO: Por meio de técnicas de desenho, ensinarei a fazer alguns tipos de flores e por meio destas explicações mostrar a beleza que há em cada uma delas. Uma rosa sofreria muito se tentasse ser um girassol e vice-versa. Depois, ensinarei a fazer o perfil do rosto de cada participante. Desta forma, cada uma irá de identificar e possibilitará um olhar especial. Cada um de nós, possui em si, uma essência que é única e especial. A Arte possibilita este desabrochar.
MATERIAIS:
Folhas para desenho: canson, sulfite, ou outro similar.
Lápis de cor
Lápis 2B e 6B
Borracha macia
Canetinhas hidrográficas
SOBRE A ARTISTA: KATIA VELO - https://www.katiaveloarte.com.br/
Sou natural de São Paulo, Capital, nascida em 1966. Professora de arte, colunista, fotógrafa, consultora cultural, artista plástica, ensaísta e palestrante. Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP (2007); realizei cursos de Especialização em Educação pela USP (1992-1994); bacharelada e Licenciada em Letras – Faculdade Anhembi/Morumbi – SP (1991). Posso em seu currículo, mais de 15 exposições individuais e 150 coletivas, além de premiações em Salões de Arte. Criadora e idealizadora do Projeto #doeumaflor (6ª. Edição). Participei por quase dez anos do grupo CACEV – Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato. Expus na Argentina, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Espanha, França e Polônia. Desde 2007 sou diretora de Comunicação da APAP/PR. Exerci na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais os cargos de chefia na divisão de música, literatura e artes plásticas e atuei como assessora e curadora, respectivamente em 2004 e 2013. Desde 2014 assina coluna na “Folha da Mulher”. Há quinze anos assina a coluna virtual cultural www.katiavelo.com.br.
INSPIRAÇÃO:
Em minhas exposições, minha marca é o uso dos motivos florais, das formas curvilíneas e orgânicas com forte apelo ornamental. Vários artistas me influenciam, Matisse, Aldemir Martins, Beatriz Milhazes, Frida Kahlo. A identificação com Frida ocorre também, pois nascemos no mesmo dia, 06 de julho. Frida amava flores, tanto que disse: “Pinto as flores, assim elas não morrem”. A Arte islâmica como a arte bizantina e chinesa também são representativas em minhas obras pelo uso dos arabescos e rococós. Uso cores fortes e vibrantes por meio de gestos expressivos. Defino minha obra como um devaneio, um trabalho hedonista, em busca do prazer estético. A alegria e o ritmo conduzem meu pincel. As cores e flores são minhas inspirações. As flores exercem em mim uma profunda inspiração. Sinto que as flores e eu formamos uma simbiose.
ORGANIZAÇÃO: Comitê de Cultura e Educação da BPW Curitiba