25 mar - 2024 • 19:00 > 25 mar - 2024 • 21:00
25 mar - 2024 • 19:00 > 25 mar - 2024 • 21:00
25 de março a 29 de abril
Segundas, das 19-21h
As cartas de Van Gogh são um documento essencial para entender a pintura dos séculos 19 e 20. Elas são uma via de acesso não apenas para a vida do célebre pintor holandês, mas também ajudam a compreender como a arte moderna se construiu a partir de um ideal de artista em larga medida baseado em Van Gogh. Tendo isso em vista, este curso pretende abordar a vida e a obra do pintor a partir do livro Cartas a Theo, publicado pela Editora 34. A cada aula, serão discutidas cartas selecionadas, intercaladas por uma análise das principais pinturas mencionadas pelo artista. O curso também pretende refletir sobre como as cartas de Van Gogh são fundamentais na construção de sua mitologia e na popularização de sua obra.
Todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis aos alunos por um mês após o final do curso.
Aula 1 – Van Gogh antes da pintura
O primeiro encontro vai tratar da carreira de Van Gogh em seus anos iniciais, antes de se tornar pintor. Serão lidas as cartas em que o artista fala de seus planos para o futuro, de suas incertezas, e de seus fracassos como comerciante de arte e evangelista. O objetivo da aula vai ser entender como as tentativas do futuro pintor em outras carreiras tiveram impacto em sua vida como artista. Destaque para a carta 155, em que o artista reflete sobre sua condição e anuncia a Theo sua escolha pela pintura.
Aula 2 – Os anos holandeses
O segundo encontro vai tratar dos primeiros anos de van Gogh como artista. Será visto como ele teve dificuldades em suas primeiras tentativas como desenhista e depois como pintor, e como sua relação com os trabalhadores humildes, sobretudo camponeses, se intensifica durante esses anos. Serão lidas as cartas em que o artista descreve seu processo criativo e suas primeiras ambições.
Aula 3 - Paris
A terceira aula vai tratar dos anos finais do período holandês e da chegada de Van Gogh a Paris, onde ele vai descobrir o impressionismo e conhecer artistas como Toulouse-Lautrec, Monet e Seurat. O objetivo deste encontro é entender, por meio das cartas, como van Gogh deixou sua paleta escurecida e seu amor pelos trabalhadores para trás e se entregou a uma paleta colorida e luminosa. Destaque para as últimas cartas do período holandês e para as poucas escritas em Paris.
Aula 4 - Arles
Neste encontro, a partir da leitura de cartas selecionadas, será visto como alguns dos temas holandeses renasceram na pintura de Van Gogh de modo colorido e intenso. Por meio de suas cartas, veremos como se deu o projeto de sua Casa Amarela, sua relação com amigos locais, como o carteiro Roulin, e com o pintor Gauguin, que culmina no corte de sua orelha esquerda.
Aula 5 – O hospício em Saint-Rémy-de-Provence
A quinta aula vai discutir as cartas que van Gogh escreveu do hospício e Saint Paul de Maosole, em Saint-Rémy de Provence, onde se internou por vontade própria após a degradação de sua saúde mental em Arles. Nessa aula, veremos como era a relação van Gogh com os outros internos, quais foram as maneiras de pintar que ele encontrou, e como ele tinha plena consciência de seu estado de saúde, de modo que sua pintura não pode ser explicada por sua loucura.
Aula 6 – Auvers-sur-Oise e o suicídio
O último encontro irá tratar dos meses finais de Van Gogh em Auvers-sur-Oise. Serão vistos os primeiros comentários que o artista faz ao conhecer o doutor Gacher e como sua pintura se modifica consideravelmente em seus anos finais até o momento final do suicídio. As cartas mostram que ele se sentia um peso para o irmão e que o suicídio era uma questão constante em seus pensamentos.
10% de desconto via PIX, diretamente na chave [email protected]. Após a transferência, enviar o comprovante para o mesmo e-mail.
Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp, com pós-doutorado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) e pela Universidade de Amsterdã. É professor do MASP, da PUC-SP e da Casa do Saber. Defendeu mestrado e doutorado sobre as obras de Van Gogh e fez estágio de pesquisa no Museu Van Gogh, em Amsterdã. É membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Traduziu Cartas a Theo, Editora 34, e é autor de O Escolar, publicado pela Edusp.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Felipe Martinez
Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp, com pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) e na Universidade de Amsterdam. É professor do MASP, da Casa do Saber e da pós-graduação da PUC-SP. Colaborou com a Folha de São Paulo, com a revista Select e com a Revista da Associação Brasileira dos Críticos de Arte. É membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) e do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.