Objetivo do evento:
Memórias, narrativas e suas linguagens: arquivos, mídias e educação para outros devires. A temática apresentada para os diálogos entrecruzados de dois eventos que vêm ocorrendo anualmente, entrelaçando a educação e os arquivos: O V Simpósio Arquivos & Educação convida à reflexão e partilha de experiências que contemplem as potencialidades educacionais dos arquivos em suas relações com as mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), suas possibilidades inventivas e seus diálogos com a docência, sobretudo no presente, em tempos de isolamento social, bem como a explorar os desafios que se apresentam para as pesquisas e produção de conhecimentos educacionais em diálogo com acervos documentais online. O IV Seminário Internacional Memórias, Narrativas e Arquivos: potencialidades para a formação docente e discente convida professores, profissionais de arquivos, pesquisadores e estudantes para refletir sobre a produção de conhecimentos educacionais em diferentes linguagens, na relação com as mídias e TDICs, tanto em sua criação como em sua circulação, interrogando se e de que formas tais produções se entretecem às memórias e saberes educacionais. Busca contribuir para a construção de espaços onde as experiências de produção da vida e das práticas educativas sejam elaboradas por meio de narrativas, gerando novo saberes e formação, convidando-nos a flagrar, na educação e nos arquivos, a emergência das dimensões simbólicas e materiais da memória, em que se articulam passado e presente, no entrelaçamento de vozes dos sujeitos sociais. A IV edição desse seminário indaga, em especial, as possibilidades de produções multimídia serem contempladas como documentos de cultura e de formação docente e discente, bem como sobre os desafios que apresentam para as práticas de pesquisa e de educação em arquivos, escolas e nas formas de educação das sensibilidades provocadas pelas mídias. Os dois eventos, entrelaçados em 2020, convidam à aproximação entre professores, pesquisadores, profissionais de arquivo e de educação, buscando contribuir com as reflexões sobre práticas inovadoras de produção de conhecimentos históricos educacionais, nas quais o patrimônio documental é significado em diálogo com as experiências singulares dos sujeitos sociais, na educação formal e não formal. Vinculam-se, de forma destacada, às pesquisas sobre memória e educação das sensibilidades, tanto na formação de professores, como na educação patrimonial, em especial na ação educativa em arquivos, no ensino de Artes e de História.
Público alvo:
Professores, estudantes, pesquisadores, profissionais de arquivo e de educação.
Inscrições:
A inscrição garante ao participante receber o link de acesso no dia do evento, bem como o direito a certificado de participação.
Inscrição de trabalhos:
Os resumos devem ser enviados entre 10 de setembro e 10 de outubro para o e-mail [email protected], seguindo as orientações descritas neste arquivo: v-simposio-arquivoseeducacao_modelo_artigo_e_resumo.pdf.
As apresentações selecionadas poderão ser publicadas no livro digital do evento em forma de artigo, cujo prazo final de envio é 31 de janeiro de 2021.