02 jun - 2022 • 19:00 > 03 jun - 2022 • 21:00
02 jun - 2022 • 19:00 > 03 jun - 2022 • 21:00
[Ubu em curso] André Bazin, um ponto de inflexão na crítica de cinema, com o professor emérito da ECA/USP Ismail Xavier
Introdução ao pensamento de André Bazin, o notável crítico e ensaísta que, de 1945 a 1959, se notabilizou pela extraordinária contribuição ao pensar e escrever sobre cinema, num percurso de radical inovação na forma de responder à pergunta “o que é o cinema?” a partir do corpo a corpo com os filmes. Considerado um dos maiores críticos do pós-guerra, Bazin produziu a maior parte dos textos reunidos aqui no contexto dos cineclubes parisienses, entre 1945 e 1958. Fundador da revista francesa Cahiers du Cinéma, o crítico esteve na linha de frente da produção cinematográfica do período, convivendo com cineastas como os jovens Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e François Truffaut, seu filho adotivo. Mais tarde, os cineastas dessa geração tomariam Bazin como mentor da nouvelle vague.
Bio
Ismail Xavier foi professor Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP de 1971 a 2007, e é professor-sênior de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais na mesma escola. Lecionou como professor-visitante na New York University, na University of Iowa, na Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle), na University of Leeds, na University of Chicago, e na Universidad de Buenos Aires.
Entre os livros que publicou estão: Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal (Cosac Naify e Ed. Brasiliense), Ismail Xavier – Encontros, em colaboração com Adilson Mendes (Azougue Editorial), El discurso cinematográfico: la opacidad y la transparencia (Ediciones Manantial), Glauber et l’esthétique de la faim (L’Harmattan), Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (Cosac Naify, Brasiliense), O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência (Editora Paz e Terra), O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues (Cosac Naify), A Experiência do Cinema (org., Ed. Graal), O cinema brasileiro moderno (Paz e Terra), Allegories of Underdevelopment: Aesthetics and Politics in Brazilian Modern Cinema (University of Minnesota Press), O Cinema no Século (org., Imago), O Desafio do Cinema, em colaboração com Jean-Claude Bernardet e Miguel Pereira (Jorge Zahar Editor), D.W.Griffith: o nascimento de um cinema (Brasiliense) e Sétima Arte: um culto moderno (Editora Perspectiva).
Descubra a edição de O que é o cinema? publicado pela Ubu.
Oferecemos 15 bolsas para estudantes de baixa renda. Caso tenha interesse, escreva para [email protected].
*As aulas ficam gravadas e há emissão de certificado.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

Circuito Ubu - clube de assinatura e leitura da Ubu Editora
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.