Fale com o produtor

TREINAMENTO ONLINE: PROTEÇÃO E SELETIVIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS

15 jun - 2026 • 08:00 > 19 jun - 2026 • 18:00

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

TREINAMENTO ONLINE: PROTEÇÃO E SELETIVIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS

15 jun - 2026 • 08:00 > 19 jun - 2026 • 18:00

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

Descrição do evento

PROTEÇÃO E SELETIVIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS

Segundo pesquisa da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), 6215 pessoas sofreram acidentes com eletricidade no Brasil entre 2013 e 2017. A informação sobre os riscos com a eletricidade consta no Anuário Estatístico 2018. De acordo com a pesquisa, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 33,6% no número de ocorrências. Para a Abracopel, o índice “é assustador e alarmante”. 

Só em 2020, foram 1387 acidentes por choque, incêndio ou raio.  Neles, 702 pessoas perderam a vida. Tivemos:

  • 851 acidentes por choque elétrico, com 627 mortes.
  • 481 incêndios gerados por curto-circuito, 30 mortes.
  • 124 acidentes com raios, 45 mortos.


Como forma de lhe ajudar a minimizar esses problemas, AMPLIANDO SEU CONHECIMENTO NA ÁREA DE PROTEÇÃO E SELETIVIDADE, revisamos nosso

treinamento, com conceitos inéditos, como a questão sobre os fatores de correção das diferentes correntes de arco à terradiferentes do único fator existente na literatura (DUNKI-JACOBS-0,38), levando à valores mais próximos do real, trazendo assim maior segurança e proteção do sistema, além da diminuição de reparos que impactariam em altas perdas financeiras. Este conteúdo é fruto de pesquisas práticas do instrutor.


Neste treinamento trataremos também de questões relacionadas à:
a) atuação indevida de proteção, que provoca o desligamento desnecessário dos circuitos, prejudicando assim toda a estrutura.
b) Parada e perda da produção.
c) Queima e explosões de equipamentos.
d) Proteção das pessoas contra queimaduras.
e) Importantes conhecimentos sobre práticas e cálculos de faltas (curto-circuito) trifásicas, bifásicas, fase-terra, e por arco.
f) Entender os fundamentos de TC’S, TP’S, Bobinas de Rogowski e dos principais dispositivos de proteção; proteção de cabos, capacitores, barramentos, transformadores, geradores, motores e proteções de terra.
g) Aprender como coordenar e tornar seletivos disjuntores, fusíveis, relés de proteção, seletividade amperimétrica, cronológica e lógica.


DIFERENCIAIS DO TREINAMENTO:

1) Levar em conta a corrente de arco no estudo, para minimizar os danos e o MTTR (Mean Time to Repair), pois ao se aumentar o MTTR aumenta-se o tempo para recolocação do sistema em serviço, impactando diretamente as perdas financeiras.

2) Só a EngePower utiliza fatores de correção das diferentes correntes de arco à terra, diferentes do único fator existente na literatura, prática inédita e diferenciada.

3) Como a EngePower é uma empresa que possui engenharia de campo, os problemas encontrados são relatados, dando um feedback que auxilia na melhorara de nossos processos dos estudos. E esses cases serão apresentados no treinamento.

4) Treinamento realizado por um membro sênior do IEEE, o qual já realizou mais de 7000 estudos.

5) Treinamento ministrado por quem executa esse tipo de serviço há mais de 40 anos, trazendo para os alunos, mais do que teoria, e sim vivência prática.

6) Treinamento ministrado por Claudio Mardegan, escritor do livro: PROTEÇÃO E SELETIVIDADE.

7) Já realizamos mais de 100 edições deste treinamento

8) Utilização de ZSI (Zone Selective Interlocking) para diminuir o tempo de atuação de proteções em sistemas de baixa tensão

9) Seletividade lógica para diminuir os tempos das proteções em sistemas de média/alta tensão.


PÚBLICO ALVO: Engenheiros e Técnicos que atuam em projeto, consultoria, manutenção, comissionamento e operação de sistemas elétricos.


CARGA HORÁRIA: 45 horas

(3 dias e meio parte teórica + 1 dia e ½ parte prática com o software) 5 dias


ESTÃO INCLUSOS NO TREINAMENTO:

  • Certificado de Participação em PDF
  • Material didático impresso enviado para seu endereço
  • Versão demo de Software


INSTRUTOR:  Cláudio Mardegan

Engenheiro Eletricista, formado em 1980 pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), com mais de 40 anos de dedicação em análise de sistemas de potência (curto-circuito, seletividade, proteção, coordenação, harmônicos, Arc-Flash, entre outros. 

Cláudio também é:

  • Autor do livro de A Proteção e a Seletividade em Sistemas Elétricos Industriais 1ª Edição (2012) , A Proteção e a Seletividade em Sistemas Elétricos Industriais 2ª Edição (2022) e Arco Elétrico e Energia Incidente (2025)
  • Membro CIGRÈ.
  • Membro do working group que elabora a norma brasileira de Energia Incidente.
  • Membro Sênior do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).
  • Chairman do capítulo 13 do Buff Book IEEE Std. 3004.13.
  • Secretário e membro da equipe que elabora o Green Book (Aterramento) – IEEE Std 3003.1.
  • Revisor de paper do IEEE, Associated Editor.
  • Ex-technical Committee Paper Review Chair (2 anos)
  • Ex-Committee Administrator (2 anos) em Power System Engineering no IEEE (Industrial Aplication Society).


CONTEÚDO DO CURSO:

Capítulo 1 – Conceitos Básicos
Capítulo 2 – Levantamento De Dados
Capítulo 3 – Estudo De Curto Circuito
Capítulo 4 - Tc’s, Tp’s E Bobinas De Rogowski Para Proteção
Capítulo 5 – Dispositivos De Proteção
Capítulo 6 - Serviços Auxiliares
Capítulo 7 - Proteção De Terra
Capítulo 8 - Proteção De Motores
Capítulo 9 - Proteção De Transformadores
Capítulo 10 - Proteção De Geradores
Capítulo 11 - Proteção De Cabos
Capítulo 12 - Proteção De Banco De Capacitores
Capítulo 13 - Proteção De Barramentos
Capítulo 14 - Proteção De Conversores A Semicondutores
Capítulo 15 – Interface Com A Concessionária
Capítulo 16 - A Seletividade
Bibliografia


Para dúvidas e esclarecimentos contate:

Fone: (11) 3579-8768

E-mail: [email protected]

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Engepower

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.