27 jul - 2025 • 10:00 > 27 jul - 2025 • 13:00
27 jul - 2025 • 10:00 > 27 jul - 2025 • 13:00
A partir da recusa da ideia de que o conhecimento é neutro, nós da Rede de Filosofes Trans buscamos organizar o que temos a dizer a partir tanto das nossas formações quanto dos lugares epistemológicos que ocupamos. E assim, estamos compreendendo como esses lugares contribuem ou podem contribuir para a filosofia brasileira. Somos pessoas, corpos e formas de vida que deslocaram completamente suas identidades, partilhando experiências subjetivas de trânsitos sociais intensos; remexendo as fronteiras do pretensamente natural, questionamos: como poderia a Filosofia não se interessar por essas jornadas?
Esta aula é um evento totalmente novo para a brava quanto para a rede de filósofes, trata-se de um momento importante de lançamento ao grande público da rede de filósofes que busca a integração e fortalecimento nos espaços acadêmicos de pessoas Trans que estão atuando ativamente no campo do saber filosófico. Nesse encontro falaremos sobre a realidade dentro desses espaços de disputas acadêmicas, quanto também o que significa muitas vezes sermos as primeiras pessoas Trans/travestis nesses lugares, principalmente em um país que insiste em um processos de boicotes e apagamentos da própria filosofia.
O propósito dessa aula é construirmos confluências com as diversas pessoas que compõem essa prática assim como em outras áreas, da mesma forma, desmistificar um pouco o que significa fazer filosofia no Brasil. Além disso, serão apresentados ao público os principais eixos que hoje compõem a investigação por nós, pessoas trans, nesses espaços acadêmicos. Para que compreendam como está sendo pensada a transfilosofia brasileira hoje.
Tópicos a serem tratados na aula Inaugural :
1.Apresentação da rede de filósofes
2.Como surgiu a Rede e quais os interesses dela
3.O que é fazer e disputar o campo do saber filosófico hoje enquanto pessoas trans.
4.Quais os principais desafios do presente desse fazer filosófico
5.O ciclo filosófico (apresentar os eixos e a proposta dos cursos conectados )
6.Cada eixo falar um pouco sobre si, o por quê aquele eixo em específico foi pensado.
7.Continuar confluências entre as trocas de saberes transfilosóficos e o que desejamos para as pessoas que chegaram na aula com a rede
Esse encontro inaugural faz parte de um ciclo com 3 eixos:
No eixo 1, "Convocando demônias: devires-montruosos como rugidos de resistência contracoloniais", visitaremos a figura do monstro que transpassou a historia da humanidade. Entre monstros, demônios e entidades, evocaremos as palavras de autorias como Frantz Fanon para pensarmos a fragmentação do Eu e do Outro; Giorgio Agamben para pensar a sacralidade e os corpos matáveis; Jacques Derrida em convergência com Grada Kilomba para pensar a Outridade. Através da coalização de quimeras, exus e pombas-giras, refletiremos para além dos corpos ditos diabólicos, começando a [con]fabular outras formas de vida e resistências possíveis.
Enquanto, no eixo 2, “Decolonialidade, performatividade e [con]fabular formas de vida”, partindo do embate entre natureza e cultura, tal como este aparece na filosofia de Donna Haraway, pensaremos sobre o discurso de Preciado, "Eu sou um monstro que vós fala", como uma monstruosidade que nos permite repensar as normatividades que moldam nossas formas de vida. Trabalharemos o conceito de desacordos profundos (Fogelin), que transparecem nas "guerras de gênero" (Blas Radi). E isto repousando sobre a noção de "forma de vida", tal como ela aparece na filosofia de Wittgenstein, bem como sobre a noção de cisnormatividade em Julia Serano. Com isso, visamos confabular, pela alteridade, a possibilidade de outros mundos, e da abolição do atual.
Por fim, no eixo 3, “Filosofias em diáspora: produção de subjetividades, imagens e linguagem racializadas”, nosso intuito será ativar reflexões sobre raça e etnia como consequente da ação de racializar, etnicizar e “outrificar”, o eixo 3 tem como objetivo debater, mediante a diáspora, a produção dessas subjetividades racial-etnicizadas em um contexto colonial.
No final desse percurso do ciclo filosófico, assim como abriremos com uma aula Inaugural no dia 27/07, em Dezembro fecharemos com uma grande roda de debate aberta ao público pensando tudo o que foi sentido, produzido e experimentado desse primeiro encontro/ciclo entre a Rede de filósofes e a Brava
Para quem se destina o curso:
Tanto a aula inaugural quanto o ciclo filosófico se destina a todas as pessoas que desejem compor esse debate; entender um pouco como está sendo a produção de uma filosofia transbrasileira e quais os desafios enfrentados pelas pessoas Trans que disputam academicamente esses espaços.
IDEALIZAÇÃO E FACILITAÇÃO
Rede Brasileira de Filósofes Trans
Daniel Brito | ialley Lopes | Cello Pfeil | Pol Iryo | Bruno Pfeil | Flow | Agnes de Oliveira | Vitor Ian | Felipe Gali | Umeno Morita | Tosh Shibayama | Agnes Lucius
INFORMAÇÕES:
Datas: 27/07, das 10h às 13h
INSCRIÇÕES GRATUITAS, com opção de contribuição voluntária.
Opção 01 - Inscrição gratuita
Opção 02 - Colaboração voluntária: R$10
Opção 03 - Colaboração voluntária: R$20
Opção 04 - Colaboração voluntária: R$30
Opção 05 - Colaboração voluntária: R$40
Apoie a transformação dos ciclos de cursos da Rede Brasileira de Filósofes Trans, em parceria com a Editora Transytivo, em um livro. Este projeto busca registrar e dar continuidade a um momento histórico da filosofia trans no Brasil, fortalecendo a memória, a escuta e a presença de vozes dissidentes no pensamento APOIE A REDE FILÓSOFES TRANS
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Curso online e ao vivo, via plataforma Zoom
Aula gravada e disponibilizada para quem estiver inscrite (vídeo disponível por um mês após a realização do curso, o envio acontece por e-mail e também fica acessivel pela própria área das pessoas inscritas no sympla - site de inscrição)
Emissão de certificado de participação para quem assistir às aulas ao vivo.
Classificação indicativa: 18 anos
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BRAVA
Um espaço de construção de comunidades a partir do compartilhamento de conhecimentos e à produção de saberes contra-hegemônicos. Os caminhos desenhados pela Brava passam por cursos, oficinas, aulões, rodas de conversa e outras iniciativas educacionais, centradas em discussões sobre raça, classe, sexualidade, gênero, colonialidade e pela formação de um pensamento crítico no geral, idealizadas e facilitadas por sujeites que moldam suas vozes a partir do enfrentamento à esses sistemas.
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