Tornar visível os processos da escola para as famílias e para a comunidade.
Como trabalhar com o currículo do ensino fundamental e, mesmo assim, estar aberto a ouvir e levar em consideração as teorias e hipóteses das crianças? Como desenvolver projetos que vão de encontro a estes interesses no ensino fundamental? Como dar visibilidade sobre os processos desenvolvidos pelas crianças e educadores as famílias e comunidade?
Neste encontro, apresentaremos o processo de aprendizagem de um grupo de crianças do 4º ano fundamental através da documentação de um projeto que começou no 2º semestre de 2023 e ainda está em andamento.
Minibio:Ana Thereza Malucelli de Albuquerque é psicóloga pela UFPR, graduada em Letras - Português, pós graduada em Educação Infantil e em Educação Matemática: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estudiosa e pesquisadora da infância há 14 anos, também possui inúmeras formações na Abordagem Pikler e de Reggio Emilia, tanto nacionais quanto internacionais em países como Portugal, Espanha, Itália, Peru, Argentina, Estados Unidos, Hungria, entre outros. Atua como sócia-diretora da Escola Aurora (Curitiba-PR) e, mais recentemente, assumiu a coordenação do Ensino Fundamental da escola, trabalhando com as crianças, professores e famílias do 1º ao 4º ano (no momento).
Zuleica Malucelli é graduada em Direito pela UFPR, graduada em música pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, graduada em Pedagogia pela Universidade de S. Paulo- pós graduada em Arte-Educação, em psicanálise na Educação e em Gestão das Organizações institucionais. Iniciou na educação pelo viés da música e há mais de 40 anos é estudiosa e pesquisadora da infância. Possui inúmeras formações na Abordagem Pikler e de Reggio Emilia, tanto nacionais quanto internacionais em países como Portugal, Espanha, Itália, Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Hungria, entre outros. Atua como sócia-diretora da Escola Aurora (Curitiba-PR), desde 2009 e como diretora da Da Capo Escola de Música, desde 1990.