24 fev - 2026 • 09:30 > 24 fev - 2026 • 11:00
24 fev - 2026 • 09:30 > 24 fev - 2026 • 11:00
No próximo Terças com Museologia, a proposta é refletir sobre um tema que nem sempre aparece nas vitrines, mas que faz parte da realidade das instituições culturais: os bens musealizados desaparecidos.
Quando um objeto entra para o acervo de um museu, imaginamos que ele está protegido e garantido para o futuro. Mas nem sempre é assim. Ao longo da história, obras e objetos foram roubados, extraviados, destruídos por incêndios ou conflitos, ou até mesmo esquecidos nas reservas técnicas. Em outros casos, o desaparecimento não é físico, mas simbólico, relacionado a apagamentos, silenciamentos e escolhas institucionais sobre o que preservar e o que deixar de fora.
A roda de conversa pretende discutir o que significa perder um bem musealizado e quais são as implicações dessa ausência. O que permanece quando um objeto desaparece? A documentação, as fotografias, os registros, a memória coletiva? E como essas perdas nos fazem repensar o papel do museu como guardião da memória?
Sem a intenção de esgotar o tema, o encontro busca abrir espaço para reflexão sobre as ausências no acervo e sobre a responsabilidade ética envolvida na preservação cultural. Afinal, às vezes, aquilo que falta também conta uma história.
O Projeto
O projeto prevê encontros virtuais de formação, realizados toda última terça-feira do mês, com temas relacionados à museologia. Ainda serão abordados: Patrimônio Material e Imaterial, Conservação Preventiva, Curativa e Restauro, Documentação Museológica, Pesquisa em Museus e Ações Educativas.
Como se inscrever
Os interessados podem se inscrever aqui pelo Sympla e os certificados de participação serão emitidos e enviados para quem acompanhar 70% do encontro. As edições de meses anteriores estão disponíveis no Canal do Youtube do Museu do Folclore Angela Savastano.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Além das exposições de longa duração e temporária, desenvolve uma série de programas e projetos durante o ano todo. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
IMPORTANTE: Para receber o certificado entre no encontro com o e-mail de inscrição. O Museu do Folclore emitirá e enviará pela Plataforma Sympla o certificado de participação para quem acompanhar o evento pelo Google Meet.
________________________________________________________________________________________________________________
Instruções para inscrição:

_____________________________________________________________________________________________________________
Museu do Folclore Angela Savastano
Centro de Estudos da Cultura Popular – CECP
Tel.: (12) 3924-7318
Whatsapp: (12) 997376157 - Clique aqui para enviar mensagem
Site: www.museudofolclore.org
E-mail: [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Museu do Folclore de São José dos Campos
O Museu do Folclore de São José dos Campos é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular - CEPC, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O museu foi criado em 1987 e possui, atualmente, mais de 2 mil peças em seu acervo, que identificam as diferentes manifestações da cultura popular do Vale do Paraíba, incluindo as da exposição de longa duração.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.