O evento já encerrou...
Técnicas de conservação e preservação de livros
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Técnicas de conservação e preservação de livros

29 ago - 2022 • 19:00 > 1 set - 2022 • 21:00

Evento Online via Youtube

Descrição

Traças, poeira, umidade, fungos... São muitas as ameaças silenciosas que os livros enfrentam, mas conservá-los pode ser simples. Quem vai ajudar o público da BDB Cultural a manter a estante como um lugar saudável para as obras vai ser a especialista em conservação bibliográfica Alice Gontijo. Ela vai dar o curso “Noções de conservação preventiva e pequenos reparos - acervos bibliográficos”, que está com inscrições abertas, e que dará certificados gratuitos a seus participantes.

 “Não é possível formar um conservador de livros em uma oficina tão curta, mas podemos dar noções de conservação especialmente para pessoas que trabalham em bibliotecas para que eles tenham mais noção de quais são as ameaças ao acervo em papel e como protegê-lo”, afirma a professora. A professora convida também os alunos para que tragam suas dúvidas e pensem também em como adaptar o conteúdo ensinado para seus contextos.

A oficina é gratuita, com 8h de duração e livre para todos os públicos, mas foi especialmente pensada para aqueles que já atuam ou pretendem atuar em bibliotecas. A oficina será ofertada usando a plataforma virtual Zoom. As inscrições são online e ficam abertas até a manhã da domingo, 28.

A seleção será por ordem de preenchimento do formulário disponível neste site. O número de vagas é limitado e os certificados de conclusão serão baseados na assistência.

O conteúdo foi dividido de acordo com os dias da oficina. Na abertura, serão apresentados os termos e definições fundamentais de conservação, além de enumerar os “agentes de deterioração". No segundo dia de atividades, o curso vai mostrar como observar a deterioração em livros e como mitigar os danos.

No terceiro dia da oficina, serão trabalhados por Gontijo as práticas ideais de conservação de livros, além de uma série de dicas para casos de emergência, acidentes, como livros que molharam ou que foram sujos por algumas substâncias. No encerramento do curso, a professora espera fazer uma série de demonstrações de práticas de pequenos reparos.


Sobre Alice Gontijo

Alice Gontijo é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG; mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG (2017), com pesquisa inscrita na linha de Preservação do Patrimônio Cultural; especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA (2015); bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013), com intercâmbio acadêmico na Università degli Studi di Roma-Tor Vergata (2012) e técnica em Patologia Clínica pelo Colégio Técnico da UFMG (2009).

Atuou como conservadora-restauradora na Câmara Federal dos Deputados e na Superintendência de Museus e Artes Visuais da SECULT-MG; coordenou a Reserva Técnica da Fundação Renova (Mariana- MG) e tem vasta experiência como laudista de obras artísticas (em coletas, montagens, desmontagens e devoluções de obras). Foi docente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (curso de Conservação e Restauro) e atuou como professora substituta no curso de graduação em Conservação-Restauração de Bens culturais móveis da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Técnicas de conservação e preservação de livros

Biblioteca Demonstrativa do Brasil

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.