EVENTO ONLINE
CICLO DE PALESTRAS
TEATRO E CINEMA:
Muito além de adaptações
As diferenças de atuação para a câmera e para a plateia sobre o palco
Com Filippo Pitanga
06 de novembro | 21h | gratuito
Vamos fazer uma viagem ao mundo em 8 encontros através de alguns de maiores nomes do teatro e qual a sua relação com o próprio cinema, da dramaturgia clássica à narrativa contemporânea. Quais foram alguns dos maiores dramaturgos e dramaturgas de todos os tempos? Será que eles foram tão influentes e adaptados pelo cinema à altura de sua importância nos palcos?
Conheceremos mais sobre as origens, técnicas e intercâmbios destas duas formas de arte extremamente entrelaçadas desde os primórdios, bem como vamos analisar o quanto uma alimenta a outra, reciprocamente.
Veremos como o cinema aprendeu do teatro a mise-en-scène e a mise-en-place a partir dos quais a sétima arte cria uma situação cênica em sua base mais primordial: a encenação, o corpo e a palavra;
Bem como veremos o quanto o teatro aprendeu com o cinema o uso dos tempos mortos que ressuscitam através do audiovisual e a simultaneidade do registro pré-gravado ou ao vivo, para além do espaço-tempo do palco;
Até os tempos atuais em que denominações como “peças cinematográficas” e “filmes teatrais” passaram a ser recorrentes e até a servir de subcategorias do próprio gênero.
11 encontros:
1) Vamos conhecer melhor alguns dos maiores nomes da dramaturgia mundial que iremos analisar ao longo do curso, desde a era clássica aos tempos modernos.
2) Da Poética de Platão a William Shakespeare, como o teatro é visto como personagem no palco e através do cinema?
3) Revolução de linguagem: a criação da mise-en-scène filmada remeteu a inúmeros nomes da dramaturgia clássica e inspirou novos pensadores a refletir sobre a performance moderna.
4) De Ibsen a Stanislaviski e de Brecht a Beckett e Marguerite Duras a Grace Passô, como o teatro se reinventou e legou ao cinema ainda mais desafios?
5) Vamos analisar alguns dos maiores clássicos do cinema em adaptações literárias
6) De Maria Clara Machado a Nelson Rodrigues; Do Teatro Experimental do Negro ao Bando de Teatro Olodum: dramaturgias brasileiras em foco.
7) Representatividades fora do eixo: De Ariano Suassuna a Abdias do Nascimento, de Zé Celso Martinez a Jô Bilac, de Silvero Pereira a Renata Carvalho.
8) Peças e filmes que rompem fronteiras ou invertem o caminho: Instalações, cinema adaptado para o teatro e Filmes-peças.
9) Recebendo convidados
O casal Patricia Niedermeier e Cavi Borges
10) As diferenças de atuação para a câmera e para a plateia sobre o palco
11) Para onde aponta o futuro: o jogo de cena e a interatividade: peças interativas e a interação com o cinema (3D, finais alternativos, realidade virtual, metaverso, etc).