Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Tancredo da Silva Pinto: o Tata Ti Inkice e General da Banda no Brasil... (Prof. Diego Uchoa)

Eventos para você

Tancredo da Silva Pinto: o Tata Ti Inkice e General da Banda no Brasil... (Prof. Diego Uchoa)

01 fev - 2023 • 19:00 > 01 fev - 2023 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Tancredo da Silva Pinto: o Tata Ti Inkice e General da Banda no Brasil... (Prof. Diego Uchoa)

01 fev - 2023 • 19:00 > 01 fev - 2023 • 21:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento



Oficinas IPN 2023


O Instituto tem buscado ao longo desses dezessete anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.


O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.


Tancredo da Silva Pinto: o Tata Ti Inkice e General da Banda no Brasil do Pós-Abolição

Data: 01 de Fevereiro de 2023

Professor – Diego Uchoa

Sinopse- Nesta oficina vamos compartilhar algumas conclusões parciais frutos do avanço do processo de pesquisa do projeto Tata Ti Inkice: O Genal da Banda no Brasil do Pós-Abolição ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO-Niterói). O nosso objetivo geral é analisar a trajetória de Tancredo da Silva Pinto, nascido na cidade de Cantagalo, Noroeste do estado do Rio de Janeiro, conhecido como Tata Ti Inkice, Tata Tancredo ou Papa Negro da Umbanda em 1905. Compositor de música popular, sacerdote religioso, sambista ligado às instituições representativas do universo do carnaval carioca, articulador político, escritorcom dezenas de livros publicados e colunista de grandes periódicos entre as décadas de 1940 e 1970 como A Luta Democrática (RJ) e O Dia (RJ). Sua caminhada é ligada às raízes da formação histórica, social e cultural do mundo do samba urbano carioca e intimamente atrelada ao universo das religiões mediúnicas afroameríndias, principalmente, a Umbanda Omolokô. Durante sua vida no século XX do Brasil republicano, suas movimentações comunitárias, relações de identidade, articulações políticas, atuações institucionais, vivências religiosas e produções culturais, enfim, estão no alvo das nossas análises e reflexões buscando maiores informações e possibilidades de entendimento da trajetória de Tancredo da Silva Pinto sob às luzes das dinâmicas e contradições da modernidade marcada pelas experiências da diáspora africana e do Atlântico Negro no Pós-abolição no Brasil e nas Américas.

Minibio - Pesquisador CAPES/CNPq graduado em Licenciatura e Bacharelado em História (Universidade Federal Fluminense, UFF- Niterói/RJ), especialista em Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Básica (Ererebá-Colégio Pedro II/RJ) e mestrando em História Política, Movimentos Sociais e Memória (Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO-Niterói/RJ). Integrante do Laboratório de Estudos de Política e Ideologia (LEPIDE-UNIVERSO) e do Grupo de Pesquisas e Estudos Nacionais e Estratégicos - Moniz Bandeira (Rio de Janeiro/RJ). Atualmente se dedica às pesquisas ligadas a História Social do Samba, ao Ensino de História das Américas e às relações entre Religiosidades, Culturas, Gênero, Raça e Colonização na América Latina e Caribe. Sempre, contudo, com olhar atento às questões essenciais da modernidade e suas sensibilidades. Professor de História no Colégio Realengo (Zona Oeste, RJ), no Colégio e Curso Progressão (Vila da Penha, RJ), no Curso Conquista (Taquara, RJ), no Curso Alcance (Leblon, RJ) e no Pré- vestibular São Cristóvão (São Cristóvão, RJ). Além disso, é compositor e percussionista com atuações nos projetos: Samba Opinião, Samba da Rezadeira, Depois do Batente, idealizador do projeto multicultural & quot; Salve a Malandragem!& quot;, fora outros trabalhos no meio musical e cultural da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


Disposição das aulas: (mudança na transmissão)


As oficinas são ministradas de forma (on-line), 

Transmissão será pelo canal do YouTube;

Para ter acesso a aula, se inscrever no sympla;

Após a inscrição, irá receber por email, o seu link de acesso para a aula;

Se inscreva no nosso canal do YouTube https://linkr.it/3PVXfD 

Horário para entrar na sala (YouTube) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;

Duração de 2 horas cada oficina;

Não serão disponibilizadas as gravações;

No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado através do sympla;

Preencha seus dados corretamente para ter acesso ao certificado.


Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.

Nos vemos em breve !!


Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ 

Contato: WhatsApp 21 96465-9983

E-mail: oficinas@pretosnovos.com.br 

Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal



 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.