Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Summit ESG 2023

Evento encerrado

Summit ESG 2023

14 jun - 2023 • 09:00 > 14 jun - 2023 • 18:00

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento

ESG como pilar dos negócios: responsabilidade social, ambiental e corporativa com transparência
ESG não é mais um projeto. O mundo exige que as companhias tenham práticas corretas de responsabilidade social, de compromisso ambiental e de governança corporativa. Não se admitem mais racismo, machismo ou etarismo. Não se permite mais falta de compromisso com a natureza. Não se aceita mais falta de ações práticas para o combate à corrupção. E, acima de tudo, não se discute mais que não basta dizer que faz, é preciso transparência em suas ações. Vivemos a Era da Informação, em que as mídias digitais são um excelente ambiente para construir negócios, mas também para destruí-los. Até que ponto as empresas brasileiras estão sabendo lidar com esse ambiente e o que ainda precisa ser feito são os temas que serão debatidos neste evento.
 
PROGRAMAÇÃO

Mestre de cerimônias: Carla Fiorito | Jornalista

9h – Abertura
 
9h10 – Palestra Mudanças climáticas
Keynote speaker: Luiz Fernando do Amaral | CEO da Science Based Targets Initiative
Antes de ingressar na SBTi, Luiz atuou como diretor de Commodities e Finanças na World Resources Institute (WRI), liderando o trabalho do instituto em cadeias de suprimentos globais sustentáveis. No WRI ele também dirigiu a equipe de desenvolvimento de produtos para a Global Forest Watch, soluções baseadas em tecnologia para monitorar as florestas do mundo. Além disso, Luiz atuou na capacidade pessoal em vários conselhos externos, como membro do comitê de crédito da &Green Fund, um mecanismo multimilionário de financiamento misto que investe em agricultura sustentável, diretoria de inovação e sustentabilidade da Minerva Foods, além de membro suplente do comitê gestor da Tropical Forest Alliance. Anteriormente, Luiz trabalhou no setor financeiro, atuando como head de Sustentabilidade para Rabobank na América do Sul e atuou no conselho do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas do governo brasileiro, foi o chefe da delegação para o comitê da Organização Internacional de Normalização (ISO) sobre sustentabilidade da bioenergia. Luiz é mestre em Economia Internacional pelo Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences Po) e Ph.D. em relações internacionais pela Universidade de São Paulo (USP).

9h40– Painel Papel da tecnologia na busca por equidade em saúde
Não é novidade que o setor de saúde está sendo fortemente impactado pelo avanço da tecnologia de ponta, processo ainda mais acelerado por causa da pandemia. Mas essa mudança está ajudando a levar saúde de qualidade para um maior número de pessoas, em todo o Brasil? Está ajudando também a tornar o setor de saúde mais sustentável?
 
Fabio Tiepolo | CEO da Docway
Formado em Administração e especialista em Gestão de Pessoas. Atua há mais de 20 anos na área da saúde, com especialização em healthcare. Fez cursos em Harvard e Rice University. Em 2015, fundou a Docway a fim de democratizar o acesso à saúde de qualidade e aproximar cada
vez mais a relação médico-paciente para um cuidado seguro, prático e humanizado.

Patricia Nader | Líder de ESG e Investimentos de Impacto da Good Karma Partners
É responsável por desenhar e implementar a estratégia de impacto e ESG da gestora, pelas análises de investimento, incluindo a monetização do impacto. Conta com mais de 10 anos de experiência em fusões e aquisições, desenvolvimento de negócios e planejamento estratégico em diferentes empresas multinacionais. Graduou-se com distinção em Administração de Empresas pela ESPM (Brasil) e possui MBA pelo Insead (França e Cingapura). 

Sidney Klajner | Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Sidney Klajner é cirurgião do aparelho digestivo e colorretal e presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein desde 2016. Possui graduação, residência e mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de ser fellow do American College of Surgeons. É coordenador da pós-graduação em Coloproctologia e professor do MBA Executivo em Gestão em Saúde no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Einstein. Dr. Klajner é autor do livro A Revolução Digital na Saúde (Editora dos Editores, 2019). Em 2023, participou como palestrante convidado do SXSW, em Austin, no Texas, falando sobre o tema “5 maneiras pelas quais a tecnologia pode promover equidade em saúde”.

10h30 - Painel Governança no setor público
Até que ponto o debate atual sobre ESG está impactando o setor público. Questões ambientais, sociais e de governança estão sendo interiorizadas em políticas públicas? Ou, em algum momento, serão?

Alexandre Gonçalves de Amorim | Diretor-presidente do Serpro
Foi diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo (Prodam), diretor-presidente de Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), secretário de Administração e de Governo na Prefeitura Municipal de São José dos Campos, secretário adjunto de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e trabalhou no desenvolvimento de polos tecnológicos e de reestruturação administrativa no Uruguai. É graduado em Gestão Pública Municipal e em Sociologia e Política.

Claudia Pitta | Sócia-fundadora da Evolure Consultoria
Consultora e professora de Ética Organizacional e ESG. Fundadora da Evolure Consultoria e sócia da AdvantiKA Responsible Results (Suíça). Conselheira do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e diretora do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp). Graduada e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Neurociências e Comportamento pela PUC do Rio Grande do Sul e pós-MBA Advanced Boardroom Program pela Saint Paul Escola de Negócios.
 
Rodrigo Gaspar | Diretor de Novos Negócios do Sistema B no Brasil
Engenheiro e especialista em estratégias de impacto social com mais de 20 anos de experiência em multinacionais, governo e empreendedorismo. Facilitador de metodologias com Comunicação Não Violenta, Teoria U e Disciplina Positiva. Atua no Sistema B Brasil há mais de 4 anos, com um olhar direcionado para geração de Impacto e Negócios através da Avaliação de Impacto B.

11h20 – Painel ESG na Indústria: Meio ambiente e ações socioambientais viraram protagonistas?
A indústria em geral busca soluções sustentáveis mais perenes. Por isso, ouvir os planos de quem está voltado para as práticas ESG passa a ser essencial.

Gustavo Cicilini | Vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos
Vice-presidente de Recursos Humanos, Gestão Social e Assuntos Corporativos Gustavo Cicilini é VP de RH, Gestão Social e Assuntos Corporativos na Nexa Resources. É licenciado em Psicologia e tem um MBA em Administração de Empresas. Com mais de 20 anos de experiência em liderança estratégica e transformação cultural, atuou em empresas renomadas como Algar Telecom, AmBev e Robert Bosch. Sua trajetória internacional abrange países da América Latina, como Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Panamá e Costa Rica.

Luís Guedes | Professor-doutor da Graduação e do Mestrado da FIA
Pós-doutorando em Inteligência Artificial pela USP, é mestre e doutor em Gestão da Inovação, com cursos de extensão em Wharton, Lyon e Cambridge. Como executivo, acumula passagens nas empresas Google, Vivo, Embratel e NEC. É autor de 40 artigos acadêmicos e coautor de 5 livros sobre inovação e competitividade.

12h10 - Painel ESG no ensino superior
Vamos abordar como as universidades estão focando o tema ESG. Existe diversidade de pontos de vista? A questão está sendo tratada erroneamente como sendo sinônimo de sustentabilidade? Para qual público estão falando?
 
Annelise Vendramini | Professora do Mestrado da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo
Coordena projetos de pesquisa aplicada em finanças sustentáveis no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e é professora do Mestrado Profissional da FGV SP. Possui doutorado e mestrado em Administração pela Escola de Administração da Universidade de São Paulo e certificação CFA ESG Investing.
 
José Eli da Veiga | Professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) 
Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular em 1996.

Marcela Argollo | Head do programa de ESG na Revvo e na plataforma AAA, professora da FGV, criadora do método Alinhar-se de Liderança Regenerativa
Atua há mais de 16 anos como executiva em multinacionais e tem formação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Possui MBA em Finanças pela FGV, especialização em Compliance pela USP, ESG pelo Corporate Finance Institute (CFI) e Managing Responsibly: Practicing Sustainability, Responsibility and Ethics pela Manchester University, Cultura Regenerativa e Sistêmica e Filosofia pela Acropole.

Priscila Borin Claro | Professora associada e coordenadora do Centro de Estudos de Sustentabilidade e Negócios do
Insper
Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras, com foco em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento (2007).  Possui mestrado em Administração e Meio Ambiente pela Wageningen University and Research Centrum (2003) na Holanda e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2001).
 
13h - 14h30 – Intervalo / almoço
 
14h30 – Palestra Soluções para consolidar a crise climática como prioridade social, governamental e do setor privado
Keynote speaker: Jonathan Foley |Ph.D., diretor executivo da Project Drawdown
 
15h - Painel Impactos mensuráveis
Como o conceito ESG está inserido hoje em estratégias voltadas para a geração de impacto ambiental e social? As métricas usadas estão bem validadas? Quais os atalhos as organizações do terceiro setor, principalmente, podem usar? Sem falar nas grandes corporações e na
questão financeira. 
 
Alda Marina de Campos Melo | Sócia-fundadora e CEO da Pares Estratégia & Desenvolvimento 
Desde 2005 apoia lideranças, organizações e ecossistemas de impacto em seus processos de desenvolvimento. É professora em educação executiva na PUC-Rio, ESPM e FDC, onde colidera o Centro de Intraempreendedorismo de Impacto. Integra redes globais de liderança
responsável, apoiando os capítulos Brasil da Liga de Intraempreendedores e do Sistema B.

Alessandra Umbelino | Cofundadora da BMV Global
Economista brasileira, formada na PUC Goiás, com MBA na SSU - Universidade de San Diego - CA e certificada em Finanças e Negócios Internacionais na Ucla e UCI. Percorreu mais de 14 anos de sua carreira com envolvimento nas áreas de relações internacionais e desenvolvimento de projetos, com foco em inovação ligada a biodiversidade nos negócios, tecnologia blockchain e sustentabilidade.

Valéria Michel | Diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul
Assumiu a liderança da área de Meio Ambiente da Tetra Pak em 2016, após 15 anos de atuação na empresa. É formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e possui especialização em Gestão Ambiental pela Unicamp. Antes de ingressar na Tetra Pak, trabalhou em empresas como General Motors e Crosfield, uma filial brasileira do grupo ICI. Valéria também é presidente do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) desde 2020.

15h50 – Ted Talk Música no ESG

16h05 - Painel Impulso legal
Países como a Inglaterra e os Estados Unidos estão consolidando, cada vez mais, legislações para impulsionar as práticas ESG. Mas e o Brasil? Quais regulações já existem ou estão em vias de virar realidade? Caso não existam, como fomentá-las?

Ana Luci Grizzi | Sócia de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da EY
Professora e palestrante. Dedica-se aos temas de governança ambiental e climática, com sólida experiência no viés regulatório e no papel da liderança para ditar o tom e conduzir essa agenda. É coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do IBGC e membro da Comissão ESG da Abrasca. Possui especialização em Governança Corporativa na Saint Paul Escola de Negócios, é mestre em Direito Ambiental pela PUC/SP e especialista pela USP. Coautora do livro Responsabilidade Civil Ambiental dos Financiadores e autora do livro Direito Ambiental
aplicado aos Contratos.

Clara Serva | Head de Empresas e Direitos Humanos em TozziniFreire Advogados
Trabalha na prevenção, planejamento estratégico e resolução de disputas envolvendo impactos em Direitos Humanos da atividade empresarial. Além disso, é coordenadora da advocacia pro bono do escritório. 

Rafael Benke | Fundador e CEO da Proactiva Results 
Foi diretor da Vale e teve passagem pelo governo federal, organizações internacionais e terceiro setor. Foi protagonista na condução de ‘cases’ emblemáticos socioambientais e de direitos humanos na África, Ásia, Américas e Pacífico. É conselheiro e vice-presidente emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), conselheiro e presidente do Comitê ESG da Câmara Canadense (BCCC), foi membro do
Comitê Global de Sustentabilidade da Shell e líder da iniciativa de Recursos Naturais do World Economic Forum. Também é advogado, mestre em Direito Internacional (PUC-SP), LLM em Direito Econômico Internacional (Warwick, Inglaterra) e visiting scholar na Georgetown University (Washington).

16h55 - Painel ESG e varejo
O varejo, até por causa da pressão mais direta que sofre dos consumidores, talvez seja um dos setores que mais estão olhando para os gargalos impostos pelo debate em relação ao ESG. Quais são efetivamente as contribuições e os impactos em ESG no setor e no entorno e quais inovações trazidas estão atreladas à sustentabilidade? 

Katielle Haffner | Gerente senior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade
Gerente senior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil Executiva de comunicação, especialista em ESG, com mais de 18 anos de experiência na indústria de varejo. Nos últimos 6 anos, migrou da área de marketing para sustentabilidade, onde trabalhou em projetos relacionados a ESG, gestão de impacto e construção de reputação corporativa. Líder do Comitê de Gênero da Coca-Cola Brasil há 4 anos, trabalha com agendas de empoderamento econômico, especialmente focadas em mulheres em situação de vulnerabilidade. Foi reconhecida no ano de 2020 como umas das 25 maiores intraempreendedoras de impacto do Brasil pela Liga de Intraempreendedores. Na indústria, atua dentro de Sistema Coca-Cola promovendo agendas de valor compartilhado, pois acredita no papel das empresas como parte do ecossistema de transformação nas agendas de ESG.

Raquel Messias |Vice-presidente de Estratégia da agência Lew’Lara\TBWA
Como uma das profissionais com maior destaque no mercado, Raquel é advogada e começou a sua carreira como planejadora em 2005. Hoje, acumula mais de 17 anos de experiência em estratégia, dentro de agências e empresas como Danone, Colgate, Pantene, Gillette, XP Investimentos, GSK, Nissan, Piraquê, entre  outras.
 
Ricardo Dalla Torre Amatucci | Especialista em Finanças Sustentáveis na VOX Capital
Há mais de 10 anos no mercado financeiro, sendo os últimos 6 anos na área de sustentabilidade. Atua como especialista em finanças sustentáveis e desenvolvimento de metodologia e novos produtos na VOX Capital, consultor no tema de segurança climática para o Instituto Igarapé e já foi gestor de integração ESG e Gestão de Projetos Socioambientais no Banco Itaú e Itaú BBA. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Economia de Negócios pela Fundação Getúlio
Vargas. 

Mediação: Karla Spotorno | Jornalista da Agência Estado

Clique aqui para conferir a programação completa.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Estadão Eventos

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora