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Stanley Kubrick e a Crítica do Americanismo

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Stanley Kubrick e a Crítica do Americanismo

17 ago - 2025 • 09:00 > 09 nov - 2025 • 19:00

Evento Online via Google Meet
Evento encerrado

Stanley Kubrick e a Crítica do Americanismo

17 ago - 2025 • 09:00 > 09 nov - 2025 • 19:00

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Descrição do evento

Módulos e Cronograma de Trabalho

Aulas expositivas das 19:00 às 20 horas, quinzenalmente pelo Google Meet

PROF. DR. GIOVANNI ALVES (UNESP/Projeto Tela Crítica)

Projeto Tela crítica - www.telacritica.net - há 20 anos fazendo a análise crítica de filmes do cinema mundial




17 de agosto de 2025

Módulo 1 – Introdução

Apresentação da proposta do Curso e da metodologia de trabalho.



31 de agosto de 2025

Módulo 2 – GUERRA: O Complexo Industrial-Militar e o Estranhamento

Kubrick como cronista da lógica bélica americana – da Primeira Guerra à Guerra do Vietnã, passando pela paranoia nuclear da Guerra Fria.

Filmes:

  • Paths of Glory (1957) – O absurdo da guerra e a obediência cega à hierarquia.
  • Full Metal Jacket (1987) – A pedagogia da brutalização e a fabricação de soldados autômatos.
  • Fear and Desire (1953) – Absurdidade da guerra; subjetividade fragmentada; irracionalidade da violência
  • Dr. Strangelove (1964) – A sátira apocalíptica da lógica nuclear e do imperialismo estadunidense

Conceitos-chave: militarismo, obediência, paranoia, alienação, sujeito descartável, guerra total, desumanização.



14 de setembro de 2025

Módulo 3 – PERVERSÃO: Desejo, Repressão e a Moral Burguesa

A perversão não como patologia individual, mas como expressão da estrutura social e moral da América pós-industrial.

Filmes:

  • Lolita (1962) – O erotismo perverso na sociedade patriarcal e hipócrita.
  • A Clockwork Orange (1971) – O gozo da violência, o biopoder e a domesticação do desejo.
  • Eyes Wide Shut (1999) – O desejo reprimido na elite financeira e a farsa da transgressão.

Conceitos-chave: moral dupla, repressão, fetichismo, desejo, perversão sistêmica, gozo, espetáculo erótico.



28 de setembro de 2025

Módulo 4 – TECNOLOGIA: Capital, Estranhamento e o Sistema-Máquina

A tecnologia e o metabolismo social do capital como forma de dominação e estranhamento — do comando bélico automatizado às técnicas de manipulação e controle sistêmico da mente e à inteligência artificial. 

Filmes:

  • 2001: A Space Odyssey (1968) – A máquina como superação e ruína do humano; tecnociência e destino.
  • Dr. Strangelove (1964) – A automatização do extermínio nuclear.
  • A Clockwork Orange (1971) – A tecnologia do condicionamento moral.

Conceitos-chave: técnica como alienação, automatismo, inteligência artificial, racionalidade instrumental, desumanização cibernética, manipulação da mente,distopia.



12 de outubro de 2025

Módulo 5 – BRUTALIDADE: Violência Estrutural, Corpo e Capitalismo Manipulatório

A brutalidade e a manipulação sistêmica como fundamento da sociedade americana — do treinamento militar à violência doméstica e urbana.

Filmes:

  • Full Metal Jacket (1987) – O corpo como território da disciplina e da humilhação do sujeito arruinado.
  • A Clockwork Orange (1971) – A estética da violência como linguagem da cultura do irracionalismo do capitalismo senil.
  • The Shining (1980) – A violência latente da família americana e do passado genocida.
  • Killer´s Kiss (1955) – Brutalidade nas relações amorosas e sociais
  • Barry Lyndon (1975) – A violência de classe e o processo civilizatório como domesticação forçada.

Conceitos-chave: violência simbólica, disciplina corporal, sadismo, guerra social, dominação familiar, classe social e brutalidade estrutural.

 

 


26 de outubro de 2025

Módulo 6 – ESTRANHAMENTO: Proletariedade, Neurose Social e a Ruína da Subjetividade

O sujeito kubrickiano como ser descentrado, errante, tragado pelo vazio simbólico do Americanismo e pela repetição sistemático do cotidiano estranhado.

Filmes:

  • The Shining (1980) – O tempo circular e o espaço assombrado: a repetição traumática.
  • Eyes Wide Shut (1999) – A deriva noturna do desejo e o fracasso do reconhecimento.
  • Barry Lyndon (1975) – O anti-herói e o esvaziamento da história.

Conceitos-chave: estranhamento, niilismo, silêncio, tempo não-histórico, solidão, anti-herói, vazio simbólico.



9 de novembro de 2025

Módulo 7 – KUBRICK CONTRA O SONHO AMERICANO

Síntese dos cinco eixos: Kubrick como crítico radical do Americanismo enquanto forma de vida.

  • Recapitulação das figuras-chave: o soldado, o burguês, o trabalhador, o pai, o anti-herói, a máquina.
  • Debate sobre a estética do desencanto e o realismo trágico em Kubrick.
  • O lugar de Kubrick no cinema moderno e na crítica cultural contemporânea.



ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Todos os Inscritos devem receber:

- Um pacote com todos os filmes legendados e remasterizados do diretor Stanley Kubrick no total de 13 títulos

- Textos de Apoio analisando cada Módulo do Curso compondo uma apostila com mais de 200 páginas

- Bibliografia sobre o tema do Americanismo e o cinema de Stanley Kubrick

- Filmes de outros diretores do cinema estadunidense enquanto material de apoio intertextual visando discutir os temas do Curso


- 3 Aulas Extras sobre os temas de apoio:

 “O Que é Americanismo” – dia 22/08, 20 horas.

, “O que é Imperialismo” – dia 17/10

 e “O que é o metabolismo social do Capital” – dia 07/11  


SERÁ EMITIDO CERTIFICADO - 20 HORAS-AULA



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Sobre o produtor

Giovanni Alves

Giovanni Alves é professor de sociologia da UNESP, coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET) e do Projeto Tela Crítica (www.telacritica.net) e Projeto CineTrabalho (www.projetocinetrabalho.net).

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