09 abr - 2026 • 18:00 > 09 abr - 2026 • 20:00
09 abr - 2026 • 18:00 > 09 abr - 2026 • 20:00
O Clube de Engenharia do Brasil realiza, no dia 09 de abril, às 18h, o evento "Tecnologia dos Satélites - Do Sputinik I aos atuais de baixa órbita, e a importância nas comunicações civis e militares". A atividade ocorre em modalidade virtual, com transmissão via Zoom e inscrições pelo Sympla. O palestrante convidado é J.R. Cristovam Nascimento, CEO e diretor técnico da UNISAT. A organização é do DCTEC, sob coordenação de João Pedro.
Nascimento é graduado em engenharia eletrônica pela UGF, engenharia operacional eletrônica pela ETFCSF e pós-graduado em telecomunicações pela UFF. O profissional acumula 36 anos de experiência como consultor e instrutor técnico. Em sua trajetória, executou projetos para organizações como Comissão Europeia, Anatel, Petrobras, Embratel, Nippon Electric Company (NEC) e Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC). É o criador do MBA em TV Digital da UFF.
A palestra aborda o uso do espaço na geopolítica e a evolução cronológica da tecnologia. O roteiro inclui:
O Sputnik I e a estação de Tanguá (1969).
O BRASILSAT A.1 e a privatização da Embratel (1998).
A evolução das órbitas GEO, MEO e LEO entre as décadas de 1990 e 2020.
A era da Inteligência Artificial, as megaconstelações e o sistema D2D.
Perspectivas para o futuro do setor.
O objetivo do evento é apresentar o histórico e promover a atualização sobre a tecnologia de comunicação via satélites. O encontro reserva espaço para debate e perguntas do público. As inscrições devem ser feitas de forma online.
Data: 09/04
Horário: 18h
Acesso: Sala no Zoom Meetings (via Sympla)
Inscrição: Portal Sympla
Realização: DCTEC – Clube de Engenharia
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Clube de Engenharia
Fundado em 1880, o Clube de Engenharia é uma instituição, localizada no Rio de Janeiro, que agrega engenheiros e técnicos com o objetivo de oferecer um espaço democrático para a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento nacional e capacitação técnica. Na série "Encontros com Tecnologia", busca agregar estudantes, profissionais, empreendedores para debater desafios dos tempos atuais nos quais a Engenharia pode atuar.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.