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Sociologia das escolas de samba do carnaval carioca

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Evento encerrado

Sociologia das escolas de samba do carnaval carioca

15 set - 2020 • 19:00 > 08 out - 2020 • 21:00

 
Evento Online  

Descrição do evento

Este curso constitui-se em um aprofundamento bibliográfico sobre o amplo, plural e rico universo das escolas de samba do carnaval carioca.


Objetivo: Referenciando-se na ampla bibliografia produzida sobre o tema, o curso tem como objetivo refletir sobre os processos de nascimento, estruturação e afirmação das escolas de samba do carnaval carioca. Como instituições populares, de forte vinculação territorial, as agremiações são lócus de estudo privilegiado para se pensar questões políticas, econômicas e sociais nacionais.

Público-alvo: O curso é aberto a sambistas, pesquisadores e interessados em geral. Não há pré-requisitos.

Metodologia: Aulas expositivas dialogadas a partir de uma bibliografia indicada pelo professor. O objetivo é construir nas aulas um espaço democrático de reflexões amplas nos quais os textos sejam apenas pontos iniciais para alimentar os debates.


Aula 1 – 15/09: Abre-alas para a folia: apresentação do curso e do programa

- Apresentação do professor e dos alunos.

- Justificativa do programa do curso e exposição da metodologia.

- Introdução.

Aula 2 – 17/09: Os distintos carnavais cariocas: classe, raça e espacialidades

- Formas de se brincar o carnaval e sua relação de classe.

- Espaços distintos de manifestação carnavalesca na cidade.

- Relação entre raça e classe com as formas de organização carnavalesca.

Aula 3 – 22/09: Bumbumpraticumbumprugurundum: samba de sambar e desfilar

- O samba urbano do Estácio de Sá.

- Nascimento das escolas de samba.

- Os primeiros desfiles.

Aula 4 – 24/09: Escolas de samba e /é política: questão nacional

- Relações entre os sambistas e o poder público.

- Os temas nacionais nos desfiles; aproximação com o PCB.

- Turismo ou cultura?

Aula 5 – 29/09: Bambas e baluartes: personagens e lideranças

- Escolas de samba como projeto político intelectual.

- Lideranças comunitárias.

- Personagens


Aula 6 – 01/10: Carnaval carioca e a estrutura social: o desfile e a cidade

- O desfile como um ritual e o conflito como inerente a sociedade.

- Escolas de samba como microcosmo da cidade.

Aula 7 – 06/10: O bicho e o samba: o papel da contravenção

- Tempos românticos: paradigma de Natal da Portela.

- Modernização conservadora: cúpula entra em cena.

- LIESA: o carnaval espetáculo.

Aula 8 – 08/10: Primazia do visual: super escolas de samba e as super alegorias

- Revolução estética.

- Supervalorização do desfile e desvalorização do sambista.

- Escolas de samba como empresas.


Datas: 15/09, 17/09, 22/09, 24/09, 29/09, 01/10, 6/10 e 08/10.

Horário: 19 às 21h

Preço: R$ 150


BOLSAS:
Haverá uma política de bolsas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) mediante carta justificando interesse no curso e necessidade da bolsa. Enviar para o e-mail: [email protected]

CERTIFICADO: Serão concedidos certificados de curso livre aos concluintes com carga horária de 16 horas/aula pela PENSAMENTO SOCIAL DO SAMBA.


PROFESSOR: MAURO CORDEIRO DE OLIVEIRA JUNIOR – Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Mestre em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2019) e graduado em Ciências Sociais pela UFRRJ (2016). Pesquisador Orientador do Observatório de Carnaval (UFRJ). Estudou a relação entre as escolas de samba e a prefeitura municipal na gestão Crivella, a partir do conflito instaurado com o corte da subvenção pública aos desfiles. Professor de Sociologia das redes pública e privada do Rio de Janeiro. Também atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes entre 2012 e 2013. Seu interesse e experiência de pesquisa situa-se na Antropologia com ênfase na cultura popular, sobretudo as suas manifestações afrodiaspóricas como o samba e as escolas de samba.

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A partir de um canal no youtube e de um blog - www.pensamentosocialdosamba.com - debatemos sobre o universo do samba brasileiro a partir de perspectivas pessoais de vivência nas quadras, terreiros, barraquinhas e barracões, junto à uma vasta produção científica no campo das ciências humanas.

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