Fale com o produtor

O evento já encerrou...

SIMULADO DE REDAÇÃO CFO CBMMG

Carregando recomendações...

SIMULADO DE REDAÇÃO CFO CBMMG

11 dez - 2020 • 17:24 > 14 dez - 2020 • 20:00

Evento Online via Whatsapp
Evento encerrado

SIMULADO DE REDAÇÃO CFO CBMMG

11 dez - 2020 • 17:24 > 14 dez - 2020 • 20:00

Evento Online via Whatsapp
Evento encerrado

Descrição do evento

      SIMULADO DE REDAÇÃO CFO CBMMG

O treinamento adequado à sua necessidade


Tema padrão Fundep;

Correção minuciosa de acordo com os critérios do edital;

Explicação sobre cada falha apresentada;

Orientações via áudios.

 

 

Aproveite a oportunidade para treinar e aprimorar sua escrita a partir das orientações recebidas.

 

Atenção

 

Serão feitas apenas 30 correções, efetue o pagamento e envie já a sua redação pelo

 31 98851 5935, até o dia 14/12/2020.




DEPOIMENTOS DE ALUNOS:





PROPOSTA DE REDAÇÃO

 INSTRUÇÃO: Leia estes textos.

TEXTO 1

“No começo também quando tocava o telefone de uma certa forma era bom, opa, deu alguma coisa aí, o ruim é que é sempre para desgraça dos outros. Nunca vai atender uma alegria, sempre é um choro, sempre, e se toda vez tu vais chorar, chega um momento em que não tem mais lágrimas”.   Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul.

Trecho de entrevista com um bombeiro militar do Rio Grande do Sul

Capitaneo D, Ribeiro K, Silva CJ. O papel idealizado do Bombeiro: e o ser humano por trás da farda? 2012.

 

TEXTO 2

Síndrome de Burnout

Com o aumento das exigências no mundo do trabalho, o ser humano se torna cada vez mais propenso a desenvolver doenças advindas do esforço empregado para realizar suas tarefas. Segundo Coleta (2007), quando um indivíduo não consegue lidar com o stress causado pelo trabalho, isso se transforma em esgotamento, o que muitos estudiosos chamam de burnout.

O burnout foi primeiramente descrito pelo psiquiatra Freudenberger, em 1974, que realizou um trabalho em uma clínica com toxicomaníacos e utilizou este termo para referir-se aos efeitos do abuso do consumo de substâncias tóxicas. O termo de origem inglesa burnout pode ser traduzido para o português significando o ato de queimar-se, combustão, que ocorre lentamente, gradualmente (Benevides-Pereira, 2002). Maslach e Jackson apud Codo e Vasques-Menezes (1999, p. 238) definem a síndrome como sendo uma “reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos, particularmente quando estes estão preocupados ou com problemas. O trabalhador se envolve afetivamente com seus clientes, se desgasta, e, num extremo, desiste, não aguenta mais, entra em burnout”.

De acordo com a concepção clínica, na qual seu autor mais representativo é Freudenberger, o burnout é caracterizado por um conjunto de sintomas, tais como: fadiga física e mental, falta de entusiasmo pelo trabalho e pela vida, sentimento de impotência e inutilidade, baixa autoestima, que podem levar o trabalhador à depressão ou até mesmo à cometer suicídio. (Benevides-Pereira, 2002). Para Freudenberger apud Benevides-Pereira (2002), a síndrome é encarada como sendo um estado, e não como um processo. Para este autor e psicanalista, o estado de exaustão resulta de um trabalho intenso, no qual não houve preocupação em atender às necessidades individuais do trabalhador. Para a concepção sócio-psicológica, que conta com o trabalho das psicólogas sociais Christina Maslach e Susan Jackson, as variáveis sócio-ambientais atuam como coadjuvantes no processo de desenvolvimento da síndrome em questão, ou seja, aspectos individuais, juntamente às condições e relações do trabalho podem propiciar o aparecimento de fatores multidimensionais da síndrome de burnout, que são caracterizados por: exaustão emocional, a despersonalização e a reduzida realização profissional (Benevides-Pereira, 2002).

Silva LCF, Lima FB, Caixeta RP. Síndrome de Burnout em profissionais do Corpo de Bombeiros. Mudanças – Psicologia da Saúde. 2010; 18(1-2):91-100.

 

Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto tratado nos textos 1 e 2, explicitando a necessidade de se manter o equilíbrio emocional nas situações adversas a que estão sujeitos Bombeiros Militares e argumentando acerca da conduta esperada nas atuações profissionais no sentido de se evitar transtorno psicológico.

ATENÇÃO

  • Na avaliação do texto elaborado, não se levará em conta a posição assumida pelo candidato, mas, sim sua capacidade de argumentação e a relevância dos argumentos usados.
  • Não é necessário dar título à redação.
  • As redações que apresentarem trechos copiados dos textos motivadores, serão atribuídas notas zero.







Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Danúbia de Jesus SIlva

Pós-graduanda em Gramática e Ensino: tradição gramatical e abordagens contemporâneas (UFMG), Grafóloga, Pós-graduada em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa (Uni-BH), Licenciada e Bacharel em Letras (PUC Minas), Coach de Idiomas, Professora especialista em preparação para concursos públicos e Enem, Corretora de redações.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.