Login
O evento já encerrou...
Simpósio Sig O corpo
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Simpósio Sig O corpo

15 out - 2022 • 09:00 > 12:00

Evento Online via Zoom

Descrição

Simpósio
O corpo 
Modalidade exclusivamente On-line (somente sábado)
(há opção também para modalidade presencial, na sexta-feira: contate a secretaria da Sig - valores conjugados com descontos)




# 15 de outubro, sábado | On-line Zoom*
- 9h Conferência: O Pensamento Operatório e o Conformismo
Marilia Aisenstein
- 9h50 Comentários: Rubens Marcelo Volich
Coordenação: Martina Dall’Igna de Oliveira
- 10h Debate

- 10h30 Intervalo

- 10h45 Mesa: O Corpo em Psicanálise
Fernando Orduz
Débora Marcondes Farinati
Carolina de Barros Falcão 
Coordenação: Sissi Vigil Castiel


O olhar atento e a escuta apurada de Freud dos padecimentos das histéricas do final do século XIX os quais se apresentavam por meio de seus corpos atormentados, permitiu a descoberta do inconsciente e descentrou o sujeito de seu lugar de senhor de suas ações. O ponto de partida dessa descoberta foram os impasses apresentados pela histeria à medicina da época, cujo modelo anatomo-clínico não se mostrava suficiente para dar conta do padecimento histérico.

Com a psicanálise o corpo é alçado a outro estatuto: é corpo erógeno, berço das pulsões, primeira referência do ego quando Freud nos diz que o ego é antes de tudo corporal. 

O deslocamento do escrutínio do corpo para a escuta do discurso do sujeito, fundamental para a psicanálise, provoca uma ruptura na práxis vigente, inaugurando assim um novo campo. O corpo como berço do sujeito, que marca e é marcado pelos encontros e desencontros com o Outro, que “grita” suas dores justo onde a voz e a palavra não pode se fazer representar estará no centro do debate de nosso simpósio.

Convidados internacionais:
- Marilia Aisenstein (Psicanalista - França)
Filósofa de formação, psicanalista titular didata da Sociedade Helênica de Psicanálise (Grécia) e da Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP). Foi presidente da SPP e do Instituto de Psicossomática de Paris. Membro do Conselho Editorial da Revue Française de Psychanalyse e editora da Revue Française de Psychosomatique. Na Associação Internacional, Marília está atualmente envolvida enquanto representante da Europa no Comitê Executivo, e também é presidente do Comitê dos Novos Grupos. Muito publicou em grego e também em inglês sobre o corpo, a transferência e a doença psicossomática. Uma tradução de seu último livro, « Désir, Douleur, Pensée » está sendo publicada pelas Éditions d’Ithaque. No Brasil publicou a obra Dor e Pensamento – Psicossomática Contemporânea pela SBPPA. 

- Fernando Orduz (Psicanalista - Colômbia) 
Magister en Comunidad y Cultura. Presidente FEPAL 2014-2016. Docente Universidad Javeriana y Universidad del Norte (Colombia). 

Convidado nacional:
- Rubens Marcelo Volich (Psicanalista - São Paulo)
Psicanalista. Doutor pela Universidade de Paris VII – Denis Diderot. Membro do Departamento e Professor da Especialização em Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Autor de "Tempos de encontro. Escrita, escuta, psicanálise" (Blucher), "Psicossomática: de Hipócrates à Psicanálise" (Blucher), "Hipocondria, Impasses da alma, desafios do corpo" (Pearson) e outras publicações.


Mais informações no site da Sig: www.sig.org.br/o-corpo
Ou na Secretaria:
Whatsapp das 7h30 às 16h30: (51) 98039-0115
Whatsapp das 12h às 21h: (51) 99627-9382

*No dia 15, a transmissão ao vivo será pelo Zoom - a senha será enviada aos inscritos. Necessário app Zoom instalado.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Simpósio Sig O corpo

Sig 2022

A Sigmund Freud Associação Psicanalítica é uma instituição de Psicanálise, comprometida com a formação de psicanalistas e a produção de conhecimento no diálogo com outros saberes. Oferece diferentes modalidades de participação: clínica de atendimento psicanalítico, produção e publicações científicas, intervenções sociais, estágios em Psicologia, investigação em Psicanálise e parcerias institucionais. Novo endereço: Rua Dr. Timóteo, 752, Moinhos de Vento, Porto Alegre sig.org.br / [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.