Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Simpósio AMF 2022 (ONLINE) - Formações: o que é um analista?

Carregando recomendações...

Simpósio AMF 2022 (ONLINE) - Formações: o que é um analista?

07 out - 2022 • 19:00 > 08 out - 2022 • 16:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Simpósio AMF 2022 (ONLINE) - Formações: o que é um analista?

07 out - 2022 • 19:00 > 08 out - 2022 • 16:00

Evento Online via Zoom
Evento encerrado

Descrição do evento

Formações: o que é um analista?


Em 1937, Freud afirmou que analisar era uma das profissões impossíveis, não menos impossível, podemos supor, é formar um analista. Ainda hoje nos questionamos sobre o que sustenta o processo de formação: haveria mudanças a serem propostas? Que pontos devem ser mantidos e quais precisam ser alterados? Seja qual for a resposta, sentimos que a AMF deve, acima de tudo, manter a sua vocação, construída ao longo de mais de 50 anos de história, que é a de questionar. 



  • sexta-feira - 07/10

 

ABERTURA - 19:00

Márcio Roque – Psicanalista, Membro Filiado ao Instituto Durval Marcondes, atual Presidente da Associação de Membros Filiados e Coordenador convidado do Núcleo de Psicanálise do Serviço de Psicoterapia do IPq-HCFMUSP

Dora Tognolli – Psicanalista, Membro Efetivo da SBPSP, Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP e atual Diretora do Instituto Durval Marcondes da SBPSP.

Berta Hoffmann Azevedo - Psicanalista, Mestre em psicologia clínica pela PUC-SP, membro efetivo e docente da SBPSP, atual editora do Jornal de Psicanálise

 

MESA 1: O QUE É UM ANALISTA? - 19:30

Carmen Mion – Psicanalista, especialista em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Docente e Supervisora do Instituto de Psicanálise da SBPSP, atual Presidente da SBPSP, biênio 2021/2022. Membro do Board do International Journal of Psychoanalysis, Membro da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) e com trabalhos publicados na “Revista Brasileira de Psicanálise”, no “Jornal de Psicanálise” e no “International Journal of Psychoanalysis”, assim como diversos capítulos de livros nacionais e internacionais.

Bernardo Tanis – Psicanalista. Doutor pelo Núcleo de Psicanálise da PUC-SP. Membro Efetivo e docente da SBPSP da qual foi presidente (2017-2020). Foi Editor chefe da Revista Brasileira de Psicanálise 2010-2015. Diretor de Comunidade e Cultura da FEPAL (2007-2009). Docente e fundador do curso de Teoria psicanalítica do Cogeae -PUC.  Docente e supervisor do Curso de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae do qual foi coordenador. Autor de O infantil em psicanálise: memória e temporalidade em Psicanálise (Blucher), Circuito da Solidão: entre a clínica e a cultura, organizado junto com Magda Khouri Psicanálise nas tramas da cidade e de Roussillon em América Latina (Blucher)

Teresa Pinheiro - Psicanalista, Doutora em Psicanálise pela Universidade de Paris 7 e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade NEPECC-UFRJ

 

Mediador: Robson Nakagawa – Psicólogo de formação, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Dedicou-se ao tema da formação do psicólogo no contexto do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, fazendo parte de Comissões como de Ética e Interfaces com o Sistema de Justiça. É Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, onde coordena o grupo de estudos sobre a formação psicanalítica para membros filiados.

 

 

  • sábado - 08/10



MESA 2: O QUE FALTA? - 9:00

Yara Frateschi - Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp, pesquisadora do CNPq e pesquisadora visitante da ENS de Paris, Columbia  University e Yale University

 Sara Wagner York - Travesti da/na educação, Doutoranda em Educação (GESDI-FFP/UERJ), Especialista em Gênero e Sexualidades (CLAM / Instituto de Medicina Social - UERJ) Membro da ANTRA e professora do EaD/UERJ.

Julia Abdalla - doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos de gênero e feministas, relações raciais e de gênero, interseccionalidade, ações coletivas. Sua tese de doutorado, que versou sobre os feminismos negros contemporâneos e será publicada pela Editora Fino Traço, recebeu a menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese de 2020 e o Prêmio Fernando Lourenço de Tese em Sociologia da Unicamp no mesmo ano.


Mediadora: Ludmila Frateschi – Psicanalista, Membro Filiada ao Instituto Durval Marcondes, integrante da equipe editorial do Jornal de Psicanálise e Coordenadora convidada do Núcleo de Psicanálise do Serviço de Psicoterapia do IPq-HCFMUSP

 

Intervalo

 

MESA 3: PSICANÁLISE E POLÍTICA - 11:00

Caterina Koltai - Socióloga, psicanalista, prof. aposentada da graduação e pós-graduação da PUC SP

Érico Andrade - Psicanalista associado ao CPP, filósofo com doutorado na Sorbonne e professor de Filosofia da UPFE

Ricardo Goldenberg – Psicanalista, licenciado em psicologia pela Universidad de Buenos Aires, mestre em filosofia pela USP e doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Autor de, entre outros, Ensaio sobre a Moral de Freud, Salvador: Ágalma, 1994. No círculo cínico ou, Caro Lacan, por que negar a psicanálise aos canalhas?, Rio: Relume-Dumará, 2002. Política e psicanálise, Rio: Zahar, 2006, Do amor louco e outros amores, São Paulo: Instituto Langage, 2013.  Desler Lacan, São Paulo: Instituto Langage, 2018.


Mediadora: Renata Zambonelli – Psiquiatra e psicanalista, Membro Filiada ao Instituto Durval Marcondes, curadora do Observatório Psicanalítico (OP) ligado à Febrapsi

 

MESA 4: DIÁLOGOS - 14:00

Apresentação da peça teatral "Ledores no Breu" da Cia do Tijolo, com Dinho Flor

Bruna Zerbinatti - Membro Filiada ao Instituto Durval Marcondes, vice-Presidente da Associação dos Membros Filiados e pós-doutoranda do Instituto de Psicologia da USP

José Fernando Peixoto de Azevedo - trabalha com peças e filmes; escreve, dirige. Doutor em Filosofia (USP), com tese sobre  Bertolt Brecht; é professor na Escola de Arte Dramática e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações  e Artes  da USP. Publicou, entre outros, “Eu, um crioulo”, pela editora n-1. Coordena a Coleção Encruzilhada, pela Editora Cobogó, e tem atuado também como curador em festivais e eventos na área teatral. Fundou em 1997 o Teatro de Narradores; escreveu e dirigiu diversos trabalhos com o grupo Os Crespos. Seus recentes trabalhos no teatro são  “Um inimigo do povo” (2022), “As mãos sujas” (2019), Navalha na carne negra” (2018), “Trauminhalt.Manifest” (Munique/Alemanha, 2017)

Tati Bernardi - é paulistana e nasceu em abril de 1979. Escritora, roteirista, colunista, cronista, resenhista, podcaster e redatora, atualmente está fazendo formação em psicanálise. Tem ao todo oito livros publicados, sendo os três últimos pela Cia das Letras. “Depois a Louca sou eu”, lançado em 2016, foi um best seller, vendendo cerca de 45 mil exemplares. É colunista da Folha de São Paulo há oito anos e foi autora da Rede Globo por treze anos. Ainda na Folha de SP, tem também uma coluna de resenhas de livros e um podcast chamado “Meu Inconsciente Coletivo” no qual entrevista psicanalistas e brinca que está em uma sessão de terapia aberta ao público. Seu podcast “Calcinha Larga”, sobre todas as delícias e os perrengues de ser mulher, está entre os mais ouvidos do Spotify. Escreveu os longas-metragens Meu Passado me Condena 1 e 2 que, somados, fizeram mais de 5 milhões de bilheteria. Para a Rede Globo escreveu, recentemente, os seriados Diário de um Confinado, Filhos da Pátria e Pais de Primeira. Na mesma emissora já colaborou, entre outras coisas, para as novelas “Vida da Gente” (2012) e “Sangue Bom” (2013). No teatro escreveu para o humorista Fábio Porchat e no Multishow e GNT foi redatora final de algumas séries. Trabalhou como redatora publicitária nas melhores agências de propaganda do Brasil durante os anos de 2000 e 2008 (W/Brasil, LeoBurnett, Talent, Neogama, Click). Já foi colunista das revistas TPM, VIP, Viagem & Turismo e Alfa e suas redes sociais somam mais de 2 milhões de seguidores. 


Mediador: Bruno Figueira - Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, membro filiado do Instituto de formação em Psicanálise "Durval Marcondes" da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo com especialização em Dinâmicas de Casal e Família pelo Instituto Sedes Sapientiae. Exerce prática clínica em consultório particular.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Associação dos Membros Filiados

Associação dos Membros Filiados ao Instituto Durval Marcondes, da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo)

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.