21 jun - 2021 • 08:00 > 04 jul - 2021 • 23:59
TÍTULO: Ser e Conviver no real e no virtual - existem diferenças?
OBJETIVO GERAL: Identificar as características relacionadas ao ser e ao conviver à luz dos pilares da Educação, descrevendo as similaridades e singularidades desses comportamentos sociais e educacionais em situações presenciais e virtuais.
PÚBLICO ALVO: Alunos das licenciaturas e pós-graduações do Polo UAB de Caucaia, Beberibe, Fortaleza e Sobral; Professores da rede pública de ensino e demais interessados na temática.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
- As bases da educação na Sociedade
Contemporânea;
- As mudanças diante da pandemia e seus impactos
no contexto educacional.
- Como reconstruir os nossos mundos – do individual ao coletivo.
- Autocuidado e Rede de apoio - Quem cuida do educador?
RESUMO: É sabido que a pandemia provocou diversas mudanças nos contextos de ensino e de aprendizagem. Por causa da necessidade do isolamento social, a troca de conhecimentos entre professores e alunos tornou-se restrita ao ambiente virtual. Devido essa mudança de ambiente, os professores precisaram repensar suas metodologias de ensino a fim de atender às novas demandas. Para tanto, adquiriram equipamentos, aprenderam novas tecnologias, adequaram seus conteúdos para novas plataformas, engajando estudantes nas atividades remotas etc. Logo, o trabalho dos docentes tornou-se mais extenso. Ao mesmo tempo, a interação dos estudantes nas plataformas virtuais torna-se de difícil identificação de sucesso, considerando os padrões que os docentes aplicavam até então, com foco no presencial. Sendo assim, como os professores visualizam o papel da docência para esse período? E como é possível promover cuidado para esses profissionais diante dos novos desafios? O Curso "Ser e Conviver no Real e no Virtual - Existem Diferenças?" Propõe um momento de reflexão sobre os papéis que estão sendo vivenciados por alunos e professores nessa jornada de atividades remotas.
METODOLOGIA: As atividades serão realizadas de forma remota por
meio de plataformas digitais de ensino à distância, intercalando momentos
síncronos e assíncronos.
PROFESSORES:
Clarissa Cidade Barros
– Graduada em Psicologia; Especialização em arteterapia (em curso); apresenta formação em Primeiros Socorros Psicológicos e experiência
com terapia de crise e atendimentos a crianças em contexto de internação.
Yan Ferreira de Medeiros - Graduado em Psicologia; Especialização em Psicodrama Socioeducacional e Terapêutico (em curso); Membro do Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI - UFC). Coordenou o Programa Cirandas e participou de intervenções em instituições de acolhimento, com ênfase na matriz de identidade e nos processos de vinculação.
Divulgação e inscrição: 14 a 18 de junho
Realização: 21 de junho a 04 de julho
MOMENTOS SÍNCRONOS
AULA ON-LINE 1 – Dia 22 de junho, das 19h às 21h, via Meet.
AULA ON-LINE 2 – Dia 30 de junho, das 19h às 21h, via Meet.
MOMENTOS ASSÍNCRONOS - Conteúdos e atividades na plataforma Moodle
CERTIFICAÇÃO: Emitido em formato eletrônico, após participação no evento.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Equipe UAB - Polo de Fortaleza
Coordenação: Profª Germânia Kelly Ferreira de Medeiros Equipe Técnica: Camila Sousa - Cíntia Ribeiro - Felipe Braga
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.