A história da América Latina é marcada por lutas, opressões e resistências nos corpos que a habitam. Abya Yala é o nome deste território, dado pelos povos originários que já viviam aqui. No livro “Veias Abertas da América Latina”, Eduardo Galeano nos ajuda a entender as violências e usurpações ocorridas e que continuam a acontecer em toda a sua extensão. Lélia Gonzalez ao falar dos apagamentos culturais cunhou o termo
“Améfrica Ladina”, explicitando influências africanas na formação social e política dos indivíduos que aqui residem.
Fruto de um regime onde a colonialidade a partir de uma perspectiva branca, patriarcal, classista e eurocêntrica se impõem violentamente, a proposta do Seminário será realizar uma reflexão sobre o que essa dominação causou nos diversos corpos da América Latina, dos que sobreviveram.
Esse seminário abordará como o trauma social, político e histórico se manifesta nos diversos corpos. Será uma oportunidade de aprofundarmos reflexões por meio de palestras e trabalhos corporais com o objetivo de dar lugar à esses mais diferentes corpos para que saiam da invisibilidade ou da super exposição.
Temas tais como racismo, questões LGBTQIA+ e olhares críticos sobre questões sociais, serão abordados na perspectiva de trazer à tona discussões e trocas que possibilitem "luz" e visões mais amplas e comprometidas sobre os temas. Compreendemos que este é um tema caro, urgente e ético político para a psicologia corporal e mais especificamente para Análise Bioenergética. Desse modo, por meio dos trabalhos corporais também pretendemos facilitar a expressão de sentimentos e emoções que podem estar guardados e reprimidos por anos ou há gerações. Esse trabalho ocorrerá através de exercícios bioenergéticos em que a respiração e o movimento serão estimulados.
Convidamos a comunidade da Flaab para fazer parte desse aprofundamento.
Pode ser uma oportunidade de olhar para histórias, achar "lugares internos" para existir, buscando a potência dos corpos, para luta ou para a dança.
PALESTRANTES
Périsson Dantas (Brasil/ Argentina)
Psicólogo Clínico (CRP21/0250). Trainer Internacional Membro do Faculty do Instituto Internacional de Análise Bioenergética. Doutor em Psicologia Clínica (PUCSP). Autor do livro “Do trauma encarnado à biopatia” (Ed.Appris).
Adriana Soares Sampaio (Rio de Janeiro/ Brasil)
Psicóloga clínica, professora do Centro Universitário IBMR (RJ), graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), é especialista em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Cândido Mendes(2006), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutora em Psicologia – Clínica e Subjetividade pela UFF (2024). Suas pesquisas referem-se a saúde mental, negritude, gênero, interseccionalidade, resistências e vulnerabilidades.
Gabriel Puopolo de Almeida (São Paulo/Brasil)
Psicólogo formado pela PUC-SP, Bacharel pela EEFEUSP e Doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia USP. Possui dupla especialização em Psicologia (Clínica e do Esporte). Psicólogo clínico, CBT e supervisor especializado em terapias corporais e Análise Bioenergética. Local Trainer e professor de teoria reichiana no Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, no Instituto Brasileiro de Biossíntese e em programas internacionais. É autor da dissertação de mestrado: “A visão de potência no pensamento de Wilhelm Reich: contribuições para o Esporte” (2015), e do doutorado “Correndo para o Abraço: Wuilhelm Reich e o Brasil, entre a peste e a potência”; Co-autor do Ebook: “Análise Bioenergética – Novas Perspectivas” (2020) e do livro “Saberes Pulsantes” (2022).
Caní Jakson Alves da Silva (Manaus/ Brasil)
Cani (Pará/Brasil). Caní Jakson Alves da Silva é psicóloga, professora e artista. Doutoranda e mestre em psicologia na linha de processos psicossociais pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI), Caní é travesti, negra e liderança comunitária na Comunidade Ballroom de Manaus, enquanto mãe da Casa Jabutt. Suas pesquisas versam sobre interseccionalidade, território e cultura a partir de suas vivências em comunidade, trabalhando com palestras, docência e pesquisa.
Jayme Penerai Alves (Recife/ Brasil)
Psicoterapeuta, Trainer Internacional em Análise Bioenergética e Membro Libertas.
Mary Lee Santos (Rio de Janeiro/ Brasil)
Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Recursos Humanos e Desenvolvimento, Psicóloga CRP: 05/44438, Professora Universitária, Pedagoga e Psicanalista. Psicoterapeuta com certificação Internacional em Análise Bioenergética, Ex Diretora Científica da SABERJ.
Trainer Local e Supervisora Clínica - ECO FORMAÇÃO Sul Capixaba. E.S.
Professora na SABERJ.
Associada: CRP RJ, IIBA, SABERJ, CPRJ. IPPES. Membro: FLAAB. ULAPSI. FENPB
PROGRAMAÇÃO
SEXTA - 30/05/2025
14:00– Abertura com a fala da presidente da FLAAB - Lorene Soares
14:15 – Boa tarde com aquecimento de Patrícia Raquel (Libertas)
14:25– Mesa de Abertura com o tema do Seminário: “Do trauma à Liberdade: Corpos em Movimento na América latina”.
Palestrantes: Adriana Soares Sampaio (Rio de Janeiro/Brasil), Gabriel Puopolo de Almeida (São Paulo/Brasil), Caní Jakson Alves da Silva (Amanozas/Brasil) e Périsson Dantas (Brasil/Argentina) como mediador;
Debate/Perguntas: 30 minutos
16:00– Trabalhos em grupos: Aprofundando a temática no corpo (Salas Simultâneas)
1) Alunos: Maria José S. Avort (LIbertas)/ Miriam Mantau (Saberj)
2) CBTs/Supervisores: Maria Cristina Francisco (IABSP) e Edna Lopes (LIBERTAS)
3) Locais Trainers: Perisson Dantas (IABSP) e Eulina Ribeiro (SOBAB)
17:30- Retorno para o grupão: trazer uma síntese do que foi vivenciado pelo grupo.
SÁBADO - 31/05/2025
8:30- Bom dia com aquecimento de Jaqueline Yukari (SOBAB)
9:00- Trabalhos em grupos: Aprofundando a temática no corpo (Salas Simultâneas)
10:30- INTERVALO
11:00– Retorno para o grupão (costuras)
12:00– ALMOÇO
14:00– Boa tarde com aquecimento de Angela Neves (IABSP)
14:15– Trabalhos em grupos: Aprofundando a temática no corpo (Salas Simultâneas)
16:00– INTERVALO
16:15– Retorno para o grupão (costura para fechamento)
17:00– Mesa de Encerramento: Por uma Análise Bioenergética em confluência com a América Latina, com Jayme Alves (Libertas) e Mary Lee (SABERJ).
18:00- Apresentação da Comissão Organizadora
Jay*Ji Alvesai Alves