24 jun - 2025 • 19:00 > 26 jun - 2025 • 19:00
24 jun - 2025 • 19:00 > 26 jun - 2025 • 19:00
E se os dados da sua cidade não fossem apenas números, mas o caminho para soluções reais de mobilidade? Participe e aprenda a transformar informação em ação.
Dados que Mobilizam: Como Gêmeos Digitais e Crowdsensing podem Transformar o Diagnóstico da Mobilidade na sua Cidade?
Inscrição gratuita
Online
24 a 26 de junho
19h às 21h30
Temos um glossário no final da página explicando os termos para quem quiser*
senha de acesso no Zoom para inscritos: MobDados25
Toda grande transformação urbana começa com uma pergunta fundamental: estamos mesmo entendendo o problema? No Dia 1, vamos desafiar o 'sempre foi assim' e buscar reflexão crítica e caminhos mais eficazes.
Dia 1
O que é um Diagnóstico de Mobilidade no Contexto Brasileiro?
Vamos promover uma reflexão crítica sobre o papel do diagnóstico no planejamento da mobilidade urbana no Brasil, debatendo boas práticas, limitações dos modelos atuais e caminhos para diagnósticos mais alinhados às realidades locais e às transformações desejadas nas cidades.
Painel 1 – Palestra sobre a importância do diagnóstico para a tomada de decisão nas cidades.
Painel 2 – Mesa redonda com especialistas debatendo experiências, desafios e reflexões sobre o presente e futuro
Tecnologia sem gente é só máquina. Gente sem ferramenta é só intenção. No Dia 2, veja como aliar o poder dos dados com a força da participação das pessoas para construir soluções que realmente fazem a diferença.
Dia 2 Diagnóstico Urbano na Prática: Tecnologia e Participação Cidadã para Cidades Melhores.
Apresentar ferramentas tecnológicas (como Big Data, sensores e gêmeos digitais) e metodologias participativas (como a escuta ativa) que, combinadas, fortalecem diagnósticos urbanos mais precisos, democráticos e transformadores, capazes de subsidiar decisões públicas mais eficazes.
Painel 3 - Tecnologias emergentes e o papel do Big Data, Sensores e Gêmeos Digitais
Painel 4 - Participação social e escuta ativa como pilares para um planejamento democrático
Mesa de Debate - Como aliar tecnologia e participação para um diagnóstico mais efetivo?
Chega de olhar para a mobilidade apenas como um problema técnico. Ela é a chave para viver bem, para a justiça social e para cidades serem realmente inovadoras na América Latina. No Dia 3, vamos ousar sonhar – e planejar – um futuro diferente.
Dia 3 O Futuro da Mobilidade e do Planejamento Urbano na América Latina.
Refletir sobre caminhos futuros para o planejamento urbano latino-americano, com foco em inclusão, bem-estar e inovação, destacando o papel das redes colaborativas e apresentando o programa Diagnóstico 4.0 como um novo horizonte para os territórios.
Painel 5 - O papel das redes de inovação na transformação urbana Discutir como redes colaborativas (entre governos, sociedade civil e universidades) têm contribuído para inovações urbanas.
Painel 6 – Formato World Café - Mobilidade para o bem viver: como repensar os modelos atuais? Estimular trocas entre participantes sobre modelos de mobilidade mais inclusivos e sustentáveis.
______________________________________
GLOSSÁRIO
Crowdsensing
"Crowdsensing", também conhecido como "sensoriamento participativo" ou "sensoriamento pela multidão", é uma forma de coleta de dados em larga escala realizada por um grande número de pessoas (a "multidão" ou "crowd") que utilizam dispositivos móveis, como smartphones, equipados com diversos sensores.
Essencialmente, em vez de instalar uma infraestrutura dedicada e cara de sensores fixos, o crowdsensing aproveita os dispositivos que as pessoas já carregam consigo para coletar informações sobre o ambiente ao redor ou sobre suas próprias atividades e experiências.
Gêmeos Digitais (ou Digital Twins)
São representações virtuais de objetos, sistemas ou processos do mundo real. Eles são criados com base em dados coletados por sensores e processados por tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning.
Essas réplicas digitais permitem monitorar, simular e otimizar o desempenho de suas contrapartes físicas em tempo real. Por exemplo, um gêmeo digital pode ser usado para prever falhas em equipamentos, melhorar a eficiência de fábricas ou até mesmo planejar cidades inteiras.
A tecnologia é amplamente utilizada em setores como construção, manufatura, saúde e energia, ajudando a reduzir custos, aumentar a produtividade e tomar decisões mais informadas.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Rede MOB
Somos uma rede de pesquisadores do papel da mobilidade inteligente na construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis. Esta ação se insere no âmbito do projeto MOB4.0. O MOB4.0 é um projeto apoiado pela FAPERJ para a construção de um ecossistema que apoio o planejamento inteligente da mobilidade no Estado do Rio de Janeiro.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.