Fale com o produtor

O evento já encerrou...

SEMANA LITERÁRIA PUCPR 2021

Evento encerrado

SEMANA LITERÁRIA PUCPR 2021

20 out - 2021 • 19:00 > 22 out - 2021 • 15:00

 
Evento Online via Zoom

Descrição do evento

De sul a norte, de leste a oeste, os 'Brasis' do nosso Brasil demonstram a riqueza da diversidade e pluralidade de línguas, costumes e vivências.

A Semana Literária PUCPR 2021, com o objetivo de retomar esses aspectos presentes da nossa identidade, destaca a importância desses diversos 'Brasis' a partir da Literatura. Com convidados e convidadas de destaque nacional e internacional, a PUCPR promove uma semana de atividades em torno do tema "Literatura e Brasilidades".

*Todos os encontros são GRATUITOS e contam com declaração de participação.

Todos os momentos contarão com interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


ATENÇÃO!

A PROGRAMAÇÃO SERÁ ATUALIZADA CONSTANTEMENTE!

MAS VOCÊ JÁ PODE GARANTIR A SUA VAGA PARA OS ENCONTROS ABAIXO,

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

 

18/10 – Segunda-Feira 

19h - ENCONTRO COM ANA MARIA MACHADO

Neste encontro, Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras, autora de mais de uma centena de obras de diversos gêneros e vencedora de prêmios como o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil, conversa sobre o relançamento de Silenciosa algazarra, coletânea de textos críticos a respeito da universalização da leitura e dos livros, e relembra momentos importantes de sua carreira literária.

Debatedor:

Estevão Andozia Azevedo - FTD Educação. 


19/10 – Terça-Feira 

09h - LITERATURA QUE DANÇA: A PROSA POÉTICA
Dona de um estilo literário unico, capaz de criar uma grande ciranda com suas palavras a tal ponto de movimentar o próprio leitor, a escritora paulistana Aline Bei conduzirá a oficina 'Literatura que dança: a prosa poética'. Na conversa, abordará suas influências e inspirações para a criação de narrativas que misturam elementos cênicos, de prosa e poesia.
Aline Bei | Formada em Letras pela PUCSP e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. É editora e colunista  do site cultural OitavaArte. É autora das obras Pequena coreografia do adeus e O peso pássaro morto, esta última a levou ganhar o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria 'autor com menos de 40 anos'.


15h – POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Neste encontro discutiremos como a poesia contemporânea brasileira vem abandonando a voz lírica em busca de uma "objetividade" ou referencialidade em que o sublime não tem mais lugar, e sim um olhar sobre o cotidiano, tornando-se espécie de crônica do dia a dia.

Paulo Venturelli | Escritor e professor aposentado de Literatura, é autor de mais de 20 obras com destaque para Visita à baleia.

Debatedor: 

Ewerton de Sa Kaviski - Professor no Curso de Letras da PUCPR. 



19h – DIVERSIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA

Na conferência 'Diversidade na literatura brasileira', o escritos Milton Hatoum vai falar de diferentes tendências na literatura brasileira. Em sua abordagem sobre livros clássicos, Hatoum dará exemplos de diversos tipos de narrativas, em que fatores externos - históricos, sociais e políticos - combinam-se com fatores internos, mais intimistas. Nesse sentido, o nosso convidado analisará brevemente romances de Machado de Assis, Clarice Lispector e João Guimarães Rosa, dentre outros autores e autoras.     
Milton Hatoum | Escritor, tradutor e professor brasileiro. É considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil. Descendente de libaneses, ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Debatedor: 
Zama Caixeta - Doutor em Literatura Brasileira pela UFPR e professor da UTFPR. 


 

20/10 – Quarta-feira

 

09h – ESCRITA CRIATIVA E AFETIVA

A doutora em escrita criativa, a paranaense Julie Fank, conduzirá uma oficina para aquelas e aqueles que desejam compreender um pouco mais sobre o processo de escrita criativa, como ele pode ser aplicado em nosso cotidiano e dicas práticas para quem deseja começar a escrever. 
Julie Fank | Graduada em Letras, Mestra em Literatura Comparada pela Unioeste-PR, Doutora em Escrita Criativa pela PUCRS. É escritora, artista visual e diretora-fundadora da Esc. Escola de Escrita. Autora de Cemitério de Azulejos (2016), Embaraço (2017) e O grande livro da criatividade (2019).
Debatedora:
Anna Paola Misi - Professora no curso de Letras da Universidade Católica do Salvador (UCSal).  


15h – NOSSA SENHORA D'AQUI E AS QUATRO DIREÇÕES SENDO UM BRASIL 

A partir de sua obra 'Nossa Senhora D'Aqui' e inspirada pela temática central da Semana Literária, a escritora curitibana Luci Collin convida a todas e todos para juntos debaterem as brasilidades existentes nesse romance que retrata  como um velho álbum de fotografias  uma diversidade de memórias e culturas, visto sob o viés de imigrantes do início do século XX.  
Luci Collin | Graduada no Curso Superior de Piano/Performace (Escola de Música e Belas Artes do Paranpa, 1985), no Curso de Letras português/inglês (Universidade Federal do Paraná, 1989) e no Bacharelado em Percussão Clássica (Ecola de Música e Belas Artes do Paraná, 1990). Concluiu o Mestrado em Letras/Literaturas de Língua Inglesa na UFPR (1993), o Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo (2003) e dos estágios de Pós-doutoramento em Literatura Irlandesa na USP (2010 e 2017). É Membro da Academia Paranaense de Letras.  
Debatedor: 
Fabiano Incerti - Diretor do Instituto Ciência e Fé PUCPR. 


19h – O BRASIL QUE SE ESPELHA NA LITERATURA "BRASILEIRA"
Quando percorremos a história da literatura "brasileira" (ou assim classificada), perceberemos que seu cânone, quanto à origem geográfica dos escritores, foi-se compondo quase em correspondência aos ciclos econômicos que marcaram o país. São sempre (ou quase) os escritores que se originam ou se radicam nos grandes centros do poder econômico de sua época que são considerados escritores "brasileiros"... o resto é relegado à categoria de "regionalismo". Para que tem servido a literatura que mais circula no país, para revelar o Brasil em toda a sua diversidade ou para distorcer seu perfil? Que Brasil a literatura "de sucesso nacional" tem retratado?
Maria Valéria Rezende | Educadora e escritos brasileira, autora de diversas publicações. Dentre elas: Carta à rainha louca; Outros contos e Quarenta Dias. 
Debatedor:
Otto Winck - Professor no curso de Letras da PUCPR. 
 

  

21/10 – Quinta-Feira


09h – "TORTO ARADO" DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR
O livro de Itamar Vieira Júnior, lançado em 2019, conta a história do núcleo familiar das irmãs Belonísia e Bibiana, no sertão baiano. O enredo se envereda em temas como reforma agrária, luta de classes e resistência feminina. O livro recebeu os prêmios Jabuti e Oceanos, em 2000, e o prêmio internacional Leya, em 2019.
Ana Luiza Clemente de Abreu Valéria | Bibliotecária formada pela Universidade Caxias do Sul e em Ciências Econômicas pela UFPR. É especialista em Novas Tecnologias na Educação Superior e atua na Biblioteca Central da PUCPR desde 2019. 


10h30 – DEBATE COM AUTORAS PUCPRESS: MESAS LUSO-BRASILEIRAS: PATRIMÔNIO ALIMENTAR, TURISMO SUSTENTÁVEL E SAÚDE
Para este momento, as Prof.as Dr.as Maria Cecília Pilla, Cilene Ribeiro, Carmen Soares e Patrícia Merlo, organizadoras do livro Mesas luso-brasileiras: patrimônio alimentar, turismo sustentável e saúde, refletem a respeito do processo de elaboração desta obras coletiva, destacando os principais pontos de cada estudo. Os gostos, sabores e memórias, a comensabilidade e a tradição do Brasil e de Portugal são alguns dos temas que irão conduzir a conversa. A ideia é instigar os participantes a conhecerem o patrimônio alimentar luso-brasileiro a partir de processos conhecidos como "trânsitos culturais". 


15h – VOZES ANCESTRAIS E A LITERATURA MUNDURUKU

Com a presença de Daniel Munduruku, educador e escritos indígena, discutiremos o tema "Vozes ancestrais e a literatura Munduruku". Em seu trabalho literário, Daniel conversa com o público infanto-juvenil sobra a tradição dos povos indígenas, suas fábulas, contos e mitos. Em seus textos acadêmicos, aborda questões de identidade e cultura Munduruku. Escutar as vozes ancestrais que ecoam pela literatura dos povos originários do Brasil é o convite do nosso encontro na Semana Literária PUCPR 2021.
Daniel Munduruku | Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros; é graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP; Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Debatedor: 
Carlos Frederico Marés - Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da PUCPR. 


19h – VERA EUNICE DE JESUS CONVERSA SOBRE CAROLINA DE JESUS

Um tema que coloca em diálogo mãe e filha, história e literatura, brasilidades e mulheres. Vera Eunice é professora de literatura infantil e filha de uma das maiores escritoras brasileiras, autora do clássico "Quarto de despejo: diário de uma favelada".    
Vera Eunice de Jesus | Filha caçula de Carolina Maria de Jesus. É professora de língua portuguesa e responsável pelo acervo da autora. Tomou para si a missão de propagar e preservar a memória de sua mãe, que também a motivou a seguir na carreira docente, onde atua atualmente pela rede pública do Município e do Estado de São Paulo.



22/10 – Sexta-feira

10h – LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Qual a importância da poesia para crianças e os jovens? Nessa conversa, os poetas, pesquisadores e professores Fernando Paixão e Guilherme Gontijo Flores refletem a respeito de suas carreiras, da tradição desse gênero literário fundamental na formação de leitores e de suas características.
Guilherme Gontijo Flores | Poeta, tradutor e professor da UFPR. É coeditor do blog-revista escamandro e membro do grupo de performace e(m) tradução Pecora Loca. Autor de diversos livros e poemas, dentre eles A Macha, no seguimento infanto-juvenil. 
Debatedor: 
Estevão Andozia Azevedo - FTD Educação.


15h – SERTÃO SEM ESTEREÓTIPOS 
Neste encontro, Jarid deslocará nossas noções distorcidas sobre a literatura nordestina.  
Jarid Arraes | Escritora, cordelista e poeta brasileira. Autora de várias publicações dentre elas "As lendas de Dandara" e "Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis". 
Debatedoras:
Liliane Vasconcelos - Professora no curso de Letras da Universidade Católica do Salvador (UCSal). 
Priscila Ximenes Souza do Nascimento - Professora no curso de Pedagogia da PUCPR. 


FIQUE ATENTO ÀS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

1. Os encontros acontecerão na modalidade on-line, via plataforma Zoom. O link de acesso será enviado no dia anterior ao evento, para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Fique atento(a) à sua caixa de entrada, spam e lixo eletrônico.

2. A emissão da declaração de participação está condicionada à presença integral no encontro, com o preenchimento do formulário de avaliação, cujo link será disponibilizado no chat nos minutos finais. 

3. A declaração será enviada para o e-mail cadastrado no momento da inscrição em até 20 dias úteis (após o término do evento). O documento é enviado via plataforma Sympla, podendo estar na caixa de entrada, spam e lixo eletrônico do e-mail cadastrado.

4. Os encontros contarão com Interpretação em Libras.


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: [email protected] 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Instituto Ciência e Fé

Dúvidas? Entre em contato pelo email: [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora